Responsive image

Profissionais para o Tratamento da Apneia do Sono

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Apneia do Sono, Conteúdos

Publicado: 17 de janeiro de 2023 | Atualizado: 17 de janeiro de 2023

A apneia do sono ocorre quando a pessoa apresenta pausas na respiração durante o sono. O cérebro, como um mecanismo de defesa, acorda a pessoa por um breve momento quando ocorre a apneia. Isso, geralmente, é imperceptível, todo esse processo pode causar ronco e aumentar o risco de outros problemas graves de saúde (como ataques cardíacos e derrames). Portanto, é de extrema importância procurar os profissionais indicados para o tratamento da apneia do sono.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o tratamento da apneia do sono e os profissionais envolvidos neste processo.

Tratamento da Apneia do Sono

Nas últimas décadas, os avanços na medicina do sono e a disponibilidade de ferramentas de diagnóstico aprimoradas proporcionaram um melhor reconhecimento e tratamento da apneia do sono.

Teste de Sonolência Diurna
Teste Epworth, determina o grau de sonolência diurna. Não somente para apneia, outras patologias também podem dar sono durante o dia

O manejo de pacientes com esse problema requer uma abordagem multidisciplinar. Felizmente, muitas opções de tratamento estão disponíveis atualmente. A pressão positiva nas vias aéreas, disponível desde o início dos anos 80, fornece o tratamento mais eficaz e é comumente usado, sendo necessária a realização de procedimentos de adaptação sempre por profissionais da fisioterapia especializados em Medicina do Sono.

Como opções alternativas temos controle de peso, dispositivos de avanço mandibular, adaptados por Dentistas do Sono, e várias abordagens cirúrgicas das vias aéreas superiores, realizadas por profissionais da Otorrinolaringologia.

Profissionais para o Tratamento da Apneia do Sono

A apneia do sono deve ser tratada por médicos especialista em Sono (otorrinolaringologista, neurologista, pneumologista, psiquiatra), além dos profissionais da equipe multidisciplinar, como fisioterapeuta respiratório, fonoaudiólogo, dentista ou cirurgião dentista (no caso de ser necessário o avanço da mandíbula por aparelhos durante o sono), psicólogo e nutricionista.

Saiba mais sobre cada um desses profissionais a seguir:

  • Otorrinolaringologista. Se os testes mostrarem que você tem apneia obstrutiva do sono, um médico de ouvido, nariz e garganta pode verificar se você tem um bloqueio no nariz ou na garganta;
  • Neurologista. Os neurologistas são especialistas em sistema nervoso. Se você tem apneia central do sono, seu cérebro não está enviando os sinais certos para os músculos que controlam sua respiração durante o sono. Um neurologista pode identificar o problema e encontrar o tratamento certo;
  • Pneumologista. Um pneumologista pode prescrever uma máquina de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) para ajudá-lo a respirar à noite. Ele também pode diagnosticar quaisquer outras condições pulmonares que possam estar afetando seu sono, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Cardiologista. A apneia do sono pode estar relacionada com pressão alta, batimentos cardíacos irregulares, doenças cardíacas, insuficiência cardíaca ou AVC. Um cardiologista pode diagnosticar e tratar essas condições relacionadas ao coração como parte do tratamento da apneia do sono;
  • Psiquiatra. Especialistas em medicina comportamental do sono tratam hábitos e problemas ambientais que podem estar causando ou piorando a apneia do sono. Eles podem recomendar um tipo de terapia chamada terapia cognitivo-comportamental (TCC) que o ajuda a mudar ações ou pensamentos que podem impedi-lo de dormir bem.

Fisioterapia

O fisioterapeuta irá avaliar e tratar:

  • Capacidade de inspiração e expiração;
  • Uso correto do tórax e diafragma;
  • Posição do paciente ao dormir;
  • Higienização do sono (melhorar fatores ambientais e reduzir mau hábitos relacionados com o sono);
  • Capacidade respiratória do paciente enquanto está deitado.

Com base nesses parâmetros, o fisioterapeuta irá realizar a adaptação do CPAP.

Problemas com produtividade ? Isso pode ser mais grave do que você imagina!
Um checkup neurológico pode te ajudar te diversas maneiras e te fazer produtivo como nunca! Experimente e venha na Clínica Regenerati.

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo irá avaliar e tratar o fortalecimento da língua para diminuir o risco de apneia por obstrução de tecidos moles.

Nutrição

O nutricionista irá avaliar e orientar os melhores alimentos para o paciente comer para perder peso, para diminuir a quantidade de sódio no organismo (com a finalidade de reduzir líquido no organismo).

Outras Abordagens Terapêuticas

A etiologia da apneia do sono é multifatorial, consistindo em uma interação complexa entre fatores anatômicos e neuromusculares. Mais recentemente, outros fatores fisiológicos estão sendo apontados como fatores de risco para esse problema. Assim, os profissionais envolvidos no tratamento do paciente também poderão avaliar:

  • Polissonografia;
  • Indicações e contraindicações para o uso do CPAP;
  • Fatores de risco;
  • Estruturas das vias aéreas.

Se você acha que pode ter apneia do sono, muitos especialistas diferentes podem diagnosticar e tratar o problema. Os médicos que precisará consultar dependem do tipo de apneia do sono que você tem e dos sintomas específicos que precisa tratar.

Para a realização da cirurgia da apneia do sono, geralmente, o médico de escolha é o otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono. Mas o gerenciamento da apneia do sono, geralmente, requer uma abordagem de equipe. Neste artigo, você conheceu alguns dos profissionais de saúde que podem ajudá-lo a controlar sua condição.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 12 de julho de 2018 e Atualizado em 17 de janeiro de 2023

Compartilhe:


Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 05/04/2024