A apneia do sono ocorre quando a pessoa apresenta pausas na respiração durante o sono. O cérebro, como um mecanismo de defesa, acorda a pessoa por um breve momento quando ocorre a apneia. Isso, geralmente, é imperceptível, todo esse processo pode causar ronco e aumentar o risco de outros problemas graves de saúde (como ataques cardíacos e derrames). Portanto, é de extrema importância procurar os profissionais indicados para o tratamento da apneia do sono.
Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o tratamento da apneia do sono e os profissionais envolvidos neste processo.
Nas últimas décadas, os avanços na medicina do sono e a disponibilidade de ferramentas de diagnóstico aprimoradas proporcionaram um melhor reconhecimento e tratamento da apneia do sono.
O manejo de pacientes com esse problema requer uma abordagem multidisciplinar. Felizmente, muitas opções de tratamento estão disponíveis atualmente. A pressão positiva nas vias aéreas, disponível desde o início dos anos 80, fornece o tratamento mais eficaz e é comumente usado, sendo necessária a realização de procedimentos de adaptação sempre por profissionais da fisioterapia especializados em Medicina do Sono.
Como opções alternativas temos controle de peso, dispositivos de avanço mandibular, adaptados por Dentistas do Sono, e várias abordagens cirúrgicas das vias aéreas superiores, realizadas por profissionais da Otorrinolaringologia.
A apneia do sono deve ser tratada por médicos especialista em Sono (otorrinolaringologista, neurologista, pneumologista, psiquiatra), além dos profissionais da equipe multidisciplinar, como fisioterapeuta respiratório, fonoaudiólogo, dentista ou cirurgião dentista (no caso de ser necessário o avanço da mandíbula por aparelhos durante o sono), psicólogo e nutricionista.
Saiba mais sobre cada um desses profissionais a seguir:
O fisioterapeuta irá avaliar e tratar:
Com base nesses parâmetros, o fisioterapeuta irá realizar a adaptação do CPAP.
O fonoaudiólogo irá avaliar e tratar o fortalecimento da língua para diminuir o risco de apneia por obstrução de tecidos moles.
O nutricionista irá avaliar e orientar os melhores alimentos para o paciente comer para perder peso, para diminuir a quantidade de sódio no organismo (com a finalidade de reduzir líquido no organismo).
A etiologia da apneia do sono é multifatorial, consistindo em uma interação complexa entre fatores anatômicos e neuromusculares. Mais recentemente, outros fatores fisiológicos estão sendo apontados como fatores de risco para esse problema. Assim, os profissionais envolvidos no tratamento do paciente também poderão avaliar:
Se você acha que pode ter apneia do sono, muitos especialistas diferentes podem diagnosticar e tratar o problema. Os médicos que precisará consultar dependem do tipo de apneia do sono que você tem e dos sintomas específicos que precisa tratar.
Para a realização da cirurgia da apneia do sono, geralmente, o médico de escolha é o otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono. Mas o gerenciamento da apneia do sono, geralmente, requer uma abordagem de equipe. Neste artigo, você conheceu alguns dos profissionais de saúde que podem ajudá-lo a controlar sua condição.
Assista ao vídeo e saiba mais:
Artigo Publicado em: 12 de julho de 2018 e Atualizado em 17 de janeiro de 2023
A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.
Agende sua Consulta!
Tags:Apneia, apneia do sono, apneia obstrutiva do sono, Especialista em Sono, Evolução da Apneia do Sono, Tratamento da Apneia do Sono
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.