Responsive image

Como Funciona a Terapia com CPAP

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Apneia do Sono, Conteúdos

Publicado: 03/08/21 | Atualizado: agosto 4, 2021

A Terapia com CPAP é o principal tratamento para a apneia do sono. CPAP significa pressão positiva contínua nas vias aéreas. Esta forma de tratamento mantém as vias respiratórias abertas, fornecendo ar suavemente através de uma máscara que você usa enquanto dorme. Isso elimina as pausas respiratórias causadas pela apneia do sono.

Quando esse tratamento é prescrito, surgem perguntas e desafios. Mas este artigo explica o que você precisa saber sobre como tratar a apneia do sono com CPAP e superar os desafios que possam surgir.

Em que Consiste a Terapia com CPAP?

A terapia com CPAP envolve uma máquina que compreende o seguinte:

  • Uma máscara que cubra o nariz e a boca, uma máscara que cubra apenas o nariz ou até mesmo pontas que se encaixam no nariz;
  • Um tubo que conecta a máscara ao motor da máquina CPAP;
  • Um motor que sopra ar no tubo.

Quando você dorme com uma máquina CPAP, não ronca nem apresenta episódios sufocantes durante o sono. Você será capaz de dormir a noite toda sem que seu corpo acorde com falta de oxigênio.

Os aparelhos CPAP usam pressão de ar moderada para manter as vias aéreas abertas e são normalmente usados por pacientes que têm problemas respiratórios durante o sono.

Indicações

A terapia com CPAP é uma das opções de tratamento mais recomendadas para pacientes com apneia obstrutiva do sono, em que não chega ar suficiente aos pulmões. A terapia com CPAP também é usada para tratar bebês cujos pulmões não se desenvolveram totalmente.

Quando você recebe a prescrição de tratamento com uma máquina CPAP, trabalhará juntamente com um tecnólogo do sono para garantir que as configurações prescritas funcionem melhor para você. É preocupação de todo tecnólogo do sono que a pressão do ar da máquina seja apenas o suficiente para manter as vias respiratórias abertas durante o sono.

Adaptação ao CPAP

Existem muitos tipos de máquinas e máscaras CPAP. Portanto, não tenha vergonha de dizer ao seu médico e técnico do sono que o tipo com o qual você está trabalhando não é o mais confortável.

O processo de ajuste da terapia é diferente para cada paciente. Alguns pacientes levam meses para se ajustar à terapia, enquanto outros podem levar apenas alguns dias.

Por que Usar CPAP?

Embora haja um período de ajuste para o uso da terapia, seguir esse método de tratamento pode ser significativamente importante. Veja a seguir alguns dos benefícios dessa terapia:

  • Manter as vias respiratórias abertas enquanto dorme;
  • Reduzir ou eliminar o ronco completamente;
  • Melhorar sua qualidade de sono;
  • Reduzir ou eliminar a sonolência diurna, um sintoma da apneia do sono;
  • Contornar ou reduzir significativamente a pressão arterial elevada.

Você provavelmente sentirá os efeitos da terapia com CPAP assim que iniciá-la. Muitos estudos mostraram que o efeito máximo da terapia é geralmente alcançado em cerca de 02 semanas ou mais. Se você ainda sentir sonolência após 02 a 04 semanas, consulte seu médico do sono sobre o que pode ser a causa subjacente da sonolência diurna persistente.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns da terapia com CPAP são os seguintes:

  • Uma sensação de claustrofobia sob a máscara CPAP;
  • Congestão nasal ou coriza.

Mas esses efeitos colaterais podem ser evitados se você verificar se a máscara está ajustada de maneira adequada. Os sintomas nasais mencionados acima podem ser aliviados por meio da umidificação aquecida do ar do CPAP. A maioria das máquinas CPAP vem com um umidificador aquecido, portanto, certifique-se de aproveitar isso.

Melhores Práticas para uma Boa Experiência

Considere colocar em prática essas dicas para se certificar de que sua experiência de terapia com CPAP seja facilmente ajustável e confortável.

  1. Teste sua máquina CPAP por curtos períodos de tempo durante o dia –
    Seja quando você estiver lendo um livro ou navegando na web, experimente colocar a máscara por curtos períodos de tempo antes de dormir. Isso o ajudará a se acostumar a usar máscara para dormir;
  2. Use CPAP todas as noites e para cada cochilo –
    Quer esteja a dormir um pouco ou a noite toda, certifique-se de que tem o hábito de utilizar o seu aparelho CPAP durante todas as fases do sono. Usar a terapia com CPAP de forma irregular reduz suas chances de melhorar em breve;
  3. Evite grandes ajustes em sua máquina CPAP –
    Os problemas mais comuns de adaptação ao tratamento com CPAP ocorrem quando a máscara não é colocada confortavelmente. Certifique-se de fazer pequenos ajustes em sua máscara para garantir que ela se encaixe corretamente. Se sua máscara ainda não estiver confortável mesmo depois de fazer pequenos ajustes, você pode precisar de um novo equipamento CPAP;
  4. Tente usar o modo de aumentar gradualmente a pressão do ar –
    Se você sentir que a pressão do ar está muito alta, tente usar o modo em que a pressão do ar aumenta gradualmente em sua máquina CPAP. Isso pode proporcionar maior conforto enquanto você adormece;
  5. Use um spray nasal de solução salina para aliviar a congestão nasal leve –
    Tente usar um spray nasal ou descongestionante se sofrer de congestão nasal;
  6. Coloque uma superfície de espuma sob a máquina CPAP –
    Se você deseja silenciar sua máquina CPAP enquanto adormece, recomendamos que use esse truque;
  7. Não se esqueça de limpar seu equipamento CPAP –
    Certifique-se de limpar sua máscara, tubo e equipamento pelo menos uma vez por semana.

Se você ainda está enfrentando problemas com seu equipamento CPAP, entre em contato com seu especialista em tecnologia do sono ou converse com o seu médico do sono para Receber Conselhos.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 14/09/2021