A Terapia com CPAP é o principal tratamento para a apneia do sono. CPAP significa pressão positiva contínua nas vias aéreas. Esta forma de tratamento mantém as vias respiratórias abertas, fornecendo ar suavemente através de uma máscara que você usa enquanto dorme. Isso elimina as pausas respiratórias causadas pela apneia do sono.
Quando esse tratamento é prescrito, surgem perguntas e desafios. Mas este artigo explica o que você precisa saber sobre como tratar a apneia do sono com CPAP e superar os desafios que possam surgir.
A terapia com CPAP envolve uma máquina que compreende o seguinte:
Quando você dorme com uma máquina CPAP, não ronca nem apresenta episódios sufocantes durante o sono. Você será capaz de dormir a noite toda sem que seu corpo acorde com falta de oxigênio.
Os aparelhos CPAP usam pressão de ar moderada para manter as vias aéreas abertas e são normalmente usados por pacientes que têm problemas respiratórios durante o sono.
A terapia com CPAP é uma das opções de tratamento mais recomendadas para pacientes com apneia obstrutiva do sono, em que não chega ar suficiente aos pulmões. A terapia com CPAP também é usada para tratar bebês cujos pulmões não se desenvolveram totalmente.
Quando você recebe a prescrição de tratamento com uma máquina CPAP, trabalhará juntamente com um tecnólogo do sono para garantir que as configurações prescritas funcionem melhor para você. É preocupação de todo tecnólogo do sono que a pressão do ar da máquina seja apenas o suficiente para manter as vias respiratórias abertas durante o sono.
Existem muitos tipos de máquinas e máscaras CPAP. Portanto, não tenha vergonha de dizer ao seu médico e técnico do sono que o tipo com o qual você está trabalhando não é o mais confortável.
O processo de ajuste da terapia é diferente para cada paciente. Alguns pacientes levam meses para se ajustar à terapia, enquanto outros podem levar apenas alguns dias.
Embora haja um período de ajuste para o uso da terapia, seguir esse método de tratamento pode ser significativamente importante. Veja a seguir alguns dos benefícios dessa terapia:
Você provavelmente sentirá os efeitos da terapia com CPAP assim que iniciá-la. Muitos estudos mostraram que o efeito máximo da terapia é geralmente alcançado em cerca de 02 semanas ou mais. Se você ainda sentir sonolência após 02 a 04 semanas, consulte seu médico do sono sobre o que pode ser a causa subjacente da sonolência diurna persistente.
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns da terapia com CPAP são os seguintes:
Mas esses efeitos colaterais podem ser evitados se você verificar se a máscara está ajustada de maneira adequada. Os sintomas nasais mencionados acima podem ser aliviados por meio da umidificação aquecida do ar do CPAP. A maioria das máquinas CPAP vem com um umidificador aquecido, portanto, certifique-se de aproveitar isso.
Considere colocar em prática essas dicas para se certificar de que sua experiência de terapia com CPAP seja facilmente ajustável e confortável.
Se você ainda está enfrentando problemas com seu equipamento CPAP, entre em contato com seu especialista em tecnologia do sono ou converse com o seu médico do sono para Receber Conselhos.
A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.
Agende sua Consulta!
Tags:apneia do sono, Como Funciona a Terapia com CPAP, Terapia com CPAP, Tratamento da Apneia do Sono
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.