Responsive image

Sono Depois do Almoço – Saiba Mais!

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Apneia do Sono, Conteúdos

Publicado: 21 de dezembro de 2018 | Atualizado: 18 de fevereiro de 2019

Sentir sono depois do almoço é muito comum, principalmente após as principais refeições, como jantar e almoço. E apesar de ser agradável e satisfatório, pode trazer severas consequências no desempenho da pessoa que escolhe ceder ao sono fora de hora.

Também conhecida como sonolência pós prandial, o sono após almoço pode atingir as pessoas de maneiras diferenciadas. Algumas delas podem sentir pouco sono, outras sentem um pouco mais, e ainda existem aquelas que quase desmaiam de tanto sono, os níveis variam de acordo com as causas da vontade de dormir pós prandial. A idade também pode afetar nos níveis de sono.

Os casos mais intensos, de sonolência muito forte, costumam atingir mais os pacientes idosos, mas, isso obviamente não ocorre em todos os casos. Uma onda e pressão de sono vem de maneira muito significativa podendo atrapalhar o cotidiano dos pacientes.

Sono Depois do Almoço – As Principais Causas

  • Hipótese da Hipocretina e da Orexina (Narcolepsia): essas são substâncias compostas por neurotransmissores e hormônios que mantêm a ativação do sistema reticular ativador ascendente. A formação reticular é uma parte do tronco cerebral, também conhecido como tronco encefálico, e está envolvida com os ciclos de sono como, o despertar e a filtragem de estímulos sensoriais, para distinguir os estímulos relevantes dos estímulos irrelevantes. Essa formação funciona como um tipo de circuitaria que tem a função de nos manter acordados, quando essa circuitaria está falhando, isso significa narcolepsia.

Quando o nível de glicose no sangue sobe, algumas substância possuem sua produção inativada, sendo que algumas delas são responsáveis por realizar corretamente a produção da hipocretina e da orexina, que têm por função manter o ser humano acordado.

O estudo desse acontecimento foi feito em ratos, e ainda não foi provado nos seres humanos, apesar de haver grande hipótese de acometê-los.    

  • Ativação Parassimpática: Existem dois sistemas, o simpático e o parassimpático, cada um possui funções diferentes. O parassimpático é ativado quando o paciente realiza algum exercício físico, principalmente exercícios que aceleram o coração, e para compensar o sistema tenta diminuir a frequência cardíaca e levar mais sangue para o tubo digestivo. Esse processo de ativação parassimpática também acontece na digestão, e além de alterar a frequência cardíaca, também diminui o metabolismo e o fluxo de sangue na musculatura. A frequência cardíaca também pode ser alterada em situações estressantes.
  • Alteração na Onda de Insulina: Esse tipo de alteração é um dos principais motivos da sonolência pós prandial. A insulina é secretada em resposta ao nível de glicose no sangue, quando a concentração de glicose está alta, a insulina faz com que o potássio entre dentro das células, o que pode causar uma queda de potássio transitório, causando fraqueza, flacidez muscular e sonolência.

Sono Depois do Almoço – Como Amenizar os Sintomas

  • Verificar a Eficácia da Noite de Sono: Caso o paciente não esteja dormindo suficiente a noite, a probabilidade dele sentir sono durante o dia é muito maior.
  • Reduzir a Quantidade de Carboidratos Consumidos no Almoço: O carboidrato exige uma digestão muito lenta, o que demanda mais sangue no tubo digestivo, causando o sono, prefira consumir mais proteínas e carboidratos complexos.
  • Tomar uma Xícara de Café Após a Refeição: O café pode auxiliar a ativação dos neurônios que produzem hipocretina e a orexina, mas evite o abuso do café, pois só ele não consegue vencer elementos fisiológicos corporais, ademais, tomar muito café pode atrapalhar a noite de sono.

Se quiser fazer nosso Teste Gratuito para descobrir se você sofre com a sonolência diurna, clique aqui.

Fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/Postprandial_somnolence
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7618019

Compartilhe:


Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 15/04/2024