Responsive image

Tontura Cervicogênica – Sintomas, Causas e Tratamento

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Neurologia Geral

Publicado: 20 de setembro de 2022 | Atualizado: 20 de setembro de 2022

Tontura cervicogênica é o termo usado para condições em que a tontura é causada por um problema relacionado à coluna cervical. Vertigem Cervical é outro termo comumente usado para essa condição.

A tontura cervicogênica é considerada um diagnóstico controverso, pois especialistas em reabilitação continuam tendo dúvidas se o pescoço pode realmente ser a fonte dos sintomas da tontura. No entanto, anedoticamente, o número de pacientes que se encaixam nesse modelo e respondem ao tratamento direcionado ao pescoço é alto.

Neste artigo, saiba mais sobre as causas, os sintomas e as formas de tratamento da tontura cervicogênica.

Teste de classificação de tonturas
Ajuda a ter um norte na classificação da tontura do paciente.

Sintomas de Tontura Cervicogênica

Como na maioria das condições, os pacientes com tontura cervicogênica nem sempre apresentam sintomas, padrões ou progressão da doença idênticos. No entanto, o seguinte pode ser aplicado à maioria dos indivíduos:

  • Tonturas, sensibilidade ao movimento, vertigens;
  • Rigidez e/ou dor no pescoço;
  • Pontos-gatilho sensíveis ou tecido muscular tenso no pescoço;
  • Tontura com movimentos da cabeça (especialmente estendendo o pescoço para trás);
  • Dores de cabeça, particularmente na parte de trás da cabeça e/ou em um lado da cabeça, irradiando para a frente;
  • Náusea.

Os sintomas duram de minutos a horas, não são constantes, mas ocorrem em episódios. A menos que haja trauma no pescoço, os sintomas ocorrem gradualmente ao longo do tempo em vez de ataques súbitos e fortes de tontura.

Causas

Sua cabeça tem uma noção de como está posicionada no espaço e em que direção está se movendo a partir de 3 sistemas principais em seu corpo.

  • Seu sistema vestibular (órgãos do ouvido interno);
  • Receptores em seu pescoço (proprioceptores);
  • Sua visão.

Quando um ou mais desses sistemas está com problemas, pode produzir sensações de tontura, desequilíbrio e instabilidade. A tontura cervicogênica ocorre quando a coluna cervical (pescoço) é a principal área de mau funcionamento.

As articulações do pescoço contêm sensores que ajudam a detectar a posição e o movimento. Seu cérebro fica confuso quando há uma incompatibilidade entre os sensores de movimento da cabeça (sistema vestibular) e os sensores de movimento do pescoço, resultando em tontura. Essa “confusão” é a causa mais comum de tontura cervicogênica.

Fatores de Risco

  • Postura pobre;
  • Distúrbios associados a lesões traumáticas no pescoço;
  • Concussões ou outros ferimentos na cabeça;
  • Fraqueza dos músculos do pescoço;
  • Osteoartrite das articulações do pescoço;
  • Doenças inflamatórias que afetam o pescoço, como artrite reumatóide e espondilite anquilosante.

Tratamento

O tratamento eficaz da tontura relacionada ao pescoço depende de um diagnóstico adequado, pois diferentes causas significam curas diferentes. Aqui estão alguns dos métodos mais comuns usados ​​para ajudar a se recuperar da tontura cervicogênica.

Cansado de sempre viver com tontura e receber só diagnóstico de labirintite ?
O tratamento correto para a tontura vem com o diagnóstico correto. Saiba mais marcando uma consulta na Clínica Regenerati.

Identificar Problemas Posturais e Corrigi-los

Desequilíbrios posturais podem colocar pressão indesejada nas articulações e nos nervos que interrompem a comunicação normal entre o pescoço e a cabeça. Correções na postura sentada durante o trabalho ou uso do computador são úteis.

Também é recomendável evitar a postura típica da cabeça para frente relacionada a longos períodos de tempo usando smartphones ou jogos.

Fisioterapia Ortopédica

Um fisioterapeuta habilidoso com experiência no tratamento cervical utilizará muitas ferramentas. Isso pode incluir:

  • Terapia manual para mobilizar as articulações do pescoço;
  • Uso de calor no pescoço e nos ombros seguido de exercícios de alongamento (incluindo exercícios de correção postural);
  • Retreinamento da propriocepção do pescoço (exercícios específicos para ajudar as articulações do pescoço a sentir a posição e o movimento com mais precisão);
  • Fortalecer os músculos do pescoço, melhorando a estabilidade do núcleo do ombro, pescoço e complexo da cabeça.

Acupuntura e Agulhamento Seco

Essas técnicas podem ajudar a reduzir os sintomas de dor crônica, bem como reduzir a tensão ​​​​muscular e os espasmos.

Medicamentos

Se houver inflamação presente, os AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) podem ser úteis para reduzir os sintomas agudos e iniciar o processo de recuperação.

Em casos de aumento da tensão ​​​​ou de espasmo muscular, relaxantes musculares podem ser prescritos, o que pode ajudar a reduzir temporariamente os sintomas, apesar de não tratar a causa raiz da tontura.

Reabilitação Vestibular

Esta é uma área de tratamento que normalmente envolve a supervisão de um fisioterapeuta vestibular. Os exercícios são prescritos especificamente para compensar a função do sistema de detecção de movimento da sua cabeça ao longo do tempo com o objetivo de melhorar permanentemente a estabilidade.

Cirurgia

Em casos raros de compressão de nervos e artérias, os procedimentos cirúrgicos podem tentar remover bloqueios e aliviar a pressão. Essa é considerada uma opção de último recurso, pois a maioria dos casos cervicogênicos não é tão grave e melhora com tratamento mais conservador.

Gerenciamento de Ansiedade

A ansiedade é um efeito colateral comum de muitos sintomas ou condições crônicas em que as causas não são claras. Com a vertigem cervical, a ansiedade pode realmente retardar sua recuperação, fazendo com que os músculos do pescoço se contraiam ainda mais e estimulando demais e confundindo seu sistema vestibular, criando mais ondas de tontura.

A tontura cervicogênica é considerada uma condição mais leve em comparação com outros distúrbios de tontura, portanto, a maioria dos pacientes com esse problema tem menos incapacidade geral. Na maioria dos casos, o tratamento adequado pode ser extremamente eficaz e a recuperação geralmente é completa e duradoura.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024