Neurologista - Dr. Willian Rezende

Agulhamento Seco – Saiba Mais


O agulhamento seco (também conhecido como dry needling) é um procedimento médico que vem se tornando popular entre profissionais de saúde e pacientes. Este é um método terapêutico extremamente simples, rápido e eficaz para lesões dolorosas e inflamatórias musculoesqueléticas.

No artigo desta semana, vamos conhecer melhor como esta técnica pode ajudar no tratamento de diversas patologias dolorosas. Para isto, inicialmente, vamos saber mais sobre o que é e como ocorre a dor miofascial.

Conhecendo a Síndrome da Dor Miofascial

A síndrome da dor miofascial está associada a zonas hiperalgésicas no músculo. Chamamos essas regiões de pontos de gatilho miofascial.

O “ponto-gatilho” é uma região do músculo que, por algum motivo, está sendo mal irrigada com sangue, formando nódulos enrijecidos, que podemos sentir com as pontas dos dedos.

Quando palpados, os pontos de gatilho miofasciais ativos causam sintomas locais, incluindo dor.

Estes pontos de gatilho podem se desenvolver em qualquer região do corpo, em resposta a lesões súbitas, sobrecarga muscular ou microtrauma repetitivo. Também podem ocorrer por má postura, excesso ou falta de atividade física ou ainda por estresse emocional.

Compreendendo o Efeito do Agulhamento Seco

O Agulhamento Seco é uma técnica caracterizada pela inserção de uma agulha filamentar sólida, através da pele, para tratar várias disfunções, incluindo – mas não se limitando – a dor miofacial, o recrutamento muscular, o controle da dor musculoesquelética em geral, regeneração e recuperação de tecidos lesados e até mesmo quadros álgicos articulares.

Nesta técnica, são utilizadas agulhas semelhantes às de acupuntura, finas e um pouco maiores, para desativar fibras musculares tensas que geram dor.

Durante o procedimento, realizamos a inserção da agulha, profundamente, em um ponto de gatilho miofascial, com o objetivo de alcançar estruturas profundas musculares. Dessa forma, é possível “quebrar” ou soltar as fibras musculares, para reduzir a dor e restaurar a amplitude de movimento.

O mecanismo real para o efeito analgésico do agulhamento seco ainda está sendo investigado. Até o momento, sabemos que, ao realizar um estímulo na fibra muscular onde se encontra o ponto gatilho, o sangue que anteriormente não chegava até ela, volta a circular, desfazendo assim o nódulo de tensão.

Este estímulo pode ser realizado através de massagem, colocação de eletroterapia e, no caso do Dry Needling, colocando-se agulhas de acupuntura no ventre do músculo acometido.

Diferenças entre Agulhamento Seco e Acupuntura

literatura científica alerta, no entanto, para que a prática do Agulhamento Seco não seja confundida com a da Acupuntura. Ambas as técnicas pode ser diferenciadas em termos históricos, contexto filosófico, indicativo e prático.

A Acupuntura, segundo as instituições que regulamentam esta abordagem terapêutica, apresenta currículos de formação/especialização baseados nas teorias, princípios e práticas da Medicina Tradicional Chinesa – MTC.

Os objetivos e filosofia em que é baseado o Agulhamento Seco não estão relacionados a teorias ou doutrinas da MTC. Esta abordagem, por sua vez, é baseada na neurofisiologia, neuroanatomia e estudo científico moderno do sistema nervoso e musculoesquelético.

É válido considerar que uma técnica não é melhor que outra. Na realidade, as indicações são diferenciadas. Em alguns casos, pode ser indicada a realização de acupuntura e em outros, o agulhamento seco pode oferecer melhores resultados. Assim, um adequado diagnóstico continua sendo a melhor prática na escolha da abordagem terapêutica.

Como Utilizamos o Agulhamento Seco no Tratamento da Dor

Pesquisas preliminares afirmam que o Agulhamento Seco auxilia no controle da dor, reduz a tensão muscular, normaliza a disfunção bioquímica e elétrica de placas motoras.

Isto facilita um retorno acelerado da função, colaborando também com os procedimentos de reabilitação, como a fisioterapia.

Desta forma, o procedimento costuma ser seguido de exercícios de alongamento, que relaxam as fibras musculares e proporcionam uma melhora sustentada da dor.

No consultório, realizamos o procedimento de Agulhamento Seco, nos pacientes que o diagnóstico aponta a necessidade desta abordagem terapêutica. Quer saber se esta técnica é a indicada para o seu caso? Marque uma consulta, para tirarmos todas as suas dúvidas.

Agulhamento Seco – Saiba Mais
4.94 98.74% 127
Compartilhe:

Deixe um Comentário