Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Sintomas Neurológicos do Covid-19

Categorias: Conteúdos, Coronavirus




Sintomas Neurológicos do Covid-19

Publicado: 23/07/20 | Atualizado: julho 23, 2020

Sintomas Neurológicos do Covid-19 – O novo coronavírus (COVID-19) é similar a outras doenças virais que também apresentam manifestações neurológicas e agora que nós estamos há algum tempo lidando com a pandemia, já é seguro dizer que sabemos um pouco mais do funcionamento da doença e como ela evolui dentro do corpo humano, além de poder apontar também os sintomas neurológicos da doença COVID-19.

O COVID-19 e o Cérebro

O COVID-19 pode chegar no cérebro pela infecção pelo próprio nariz, um dos sintomas característicos da condição. Isso ocorre porque numa parte alta do nariz, a junção do cérebro com o nariz, estão os receptores do bulbo olfatório e por lá o vírus pode penetrar e caminhar diretamente para o cérebro.

Outra maneira do vírus atingir o cérebro é a entrada pelo pulmão, o vírus entra na corrente sanguínea e da corrente sanguínea ele chega no cérebro, atravessando a barreira hematoencefálica e conseguindo então entrar e afetar os neurônios.

Como o vírus afeta um neurônio e causa inflamação, além da ocorrência da mistura do RNA com o DNA (material genético do neurônio) e como consequência o sistema imune tentar combater a inflamação do vírus e assim acaba combatendo o próprio neurônio.

36% dos pacientes de COVID-19 apresentam sintomas neurológicos.

Os Sintomas Neurológicos

Existem os sintomas inespecíficos e sintomas mais específicos, os mais inespecíficos são: dor de cabeça, tontura e confusão mental. Já o sintoma neurológico específico é um AVC.

Igualmente está associado o risco de tromboembolismo, a formação de microcoágulos nas veias, dificultando a passagem do sangue no pulmão e consequentemente comprometendo a oxigenação do sangue.

O paciente neurológico igualmente também tem um consumo de plaquetas e pode sangrar em outros locais do corpo, podendo então sofrer um AVC hemorrágico. Sintomas Neurológicos do Covid-19.

Intervenções

Foi realizado um estudo sobre essas condições neurológicas. Os pesquisadores analisaram os registros de pacientes tratados na Universidade de Brescia, na Universidade do Piemonte Oriental em Novara e na Universidade de Sassari.

Dos 725 pacientes, 15% apresentaram sintomas ou doenças neurológicas. Destes 15%, 99% foram submetidos a uma tomografia computadorizada. Os sintomas neurológicos mais comuns foram “estado mental alterado”, que 59% dos pacientes experienciaram, e derrames isquêmicos, que 31% dos pacientes tiveram. O ” estado mental alterado ” abrange uma ampla gama de possíveis sinais e sintomas, incluindo confusão, delírio e coma.

O estudo não conseguiu esclarecer se o SARS-CoV-2 danifica ou não diretamente o sistema nervoso central. Pode ser que os sintomas neurológicos sejam um efeito colateral de uma doença crítica. A falta de oxigênio no cérebro, por exemplo, pode causar confusão ou perda de consciência. Novo coronavírus.

Com a descoberta dessas ocorrências, os médicos puderam ter um reconhecimento melhor das associações com COVID-19 e, possivelmente, fornecer intervenções precocemente. Sintomas Neurológicos do Covid-19.

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 28/07/2020