Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Coronavírus Pode Causar AVC?

Categorias: AVC, Conteúdos, Coronavirus




Coronavírus Pode Causar AVC?

Publicado: 03/06/20 | Atualizado: junho 3, 2020

Coronavírus Pode Causar AVC? – À medida que mais pessoas em todo o mundo são infectadas com o Covid-19, aprendemos que o novo coronavírus pode não apenas causar doenças respiratórias graves, mas também pode atacar praticamente todos os principais sistemas orgânicos do corpo. Recentemente, médicos tem notado um novo resultado perturbador: coágulos e AVCs, que atingem até jovens saudáveis, sem fatores de risco conhecidos – e às vezes nenhum outro sintoma do vírus.

Saiba mais sobre o coronavírus como causador de AVC, continue lendo este artigo.

Covid-19

Sabemos que o COVID-19 ataca os pulmões, podendo resultar em graves inflamações à medida que se enche de líquido, reduzindo finalmente sua capacidade de cumprir o objetivo pretendido: transferir oxigênio dos pulmões para a corrente sanguínea por meio de glóbulos vermelhos.

Também estamos aprendendo cada vez mais sobre os efeitos devastadores desse vírus, que ataca outros órgãos, incluindo o rim, o coração e o cérebro. No entanto, o alvo final do vírus que pode causar o maior dano – seja por um efeito direto do vírus, hipóxia (baixo oxigênio), inflamação secundária ou coagulação intravascular disseminada (DIC) – são vasos sanguíneos, levando à formação de coágulos sanguíneos, ou sangramento excessivo em alguns casos, uma conseqüência do consumo de fatores de coagulação.

O vírus não parece estar atacando apenas vasos de qualquer tamanho em adultos jovens, mas vasos sanguíneos maiores que alimentam partes importantes do cérebro essenciais para o movimento, pensamento e respiração. Quando ocorrem bloqueios nos vasos sanguíneos maiores, os efeitos podem ser permanentes ou causar sequelas, se não forem diagnosticados e tratados imediatamente. Coronavírus Pode Causar AVC?.

Os Primeiros Alarmes

Um relatório de 28 de abril no New England Journal of Medicine detalha os casos de cinco pessoas, com idades entre 33 e 49 anos, na cidade de Nova York que sofrem AVCs e, posteriormente, testaram positivo para o Covid-19. Todos eles tiveram AVC de grandes vasos fora do hospital antes de experimentar outros sintomas graves do vírus; um deles já morreu.

Coágulos sanguíneos também estão causando outros problemas inesperados em pacientes com Covid-19. Por exemplo, o ator da Broadway Nick Cordero, hospitalizado desde março com o grave Covid-19, teve sua perna amputada no início deste mês, depois que os médicos não conseguiram controlar a coagulação.

E muitos pacientes estão desenvolvendo pequenos coágulos nos pulmões, reduzindo a quantidade de oxigênio que podem mover para dentro de seus corpos. Para outros, seu sangue está obstruindo as máquinas de diálise (que tem sido um problema devido à quantidade de insuficiência renal que esta doença também está causando).

Médicos e pesquisadores estão correndo para descobrir por que isso está acontecendo e quais as melhores alternativas de tratamento, como anticoagulantes. Os coágulos e AVCs também aumentam a lista de sintomas em potencial que algumas pessoas com Covid-19 podem experienciar no início – e dá outra razão possível para que o número de mortes relacionadas ao coronavírus em todo o país esteja muito maior do que aquelas oficialmente contadas em hospitais. Coronavírus Pode Causar AVC?.

Coágulos Sanguíneos em Jovens – Coronavírus Pode Causar AVC?

Outra pesquisa recente na Holanda também observou uma taxa elevada de complicações trombóticas observadas em 184 pacientes com COVID-19 gravemente enfermos com pneumonia. A taxa de 31% de complicações trombóticas observadas no estudo incluiu coágulos venosos e arteriais, defendendo a necessidade de profilaxia nesses pacientes de alto risco. Incluiu pacientes com embolia pulmonar (EP), trombose venosa profunda (TVP), acidente vascular cerebral isquêmico, ataque cardíaco (infarto do miocárdio) ou embolia arterial sistêmica.

Aparentemente a causa subjacente do AVC em pacientes jovens com coronavírus são os êmbolos cerebrais. Muitos dos pacientes infectados com coronavírus são hipercoaguláveis ​​e essa propensão extra à formação de coágulos sanguíneos está levando a uma maior incidência de derrames em pacientes com coronavírus, incluindo pacientes mais jovens. Coronavírus Pode Causar AVC?.

Como Estamos Lidando – Coronavírus Pode Causar AVC?.

Com as novas evidências sobre o potencial efeito desse vírus no sangue, os médicos de muitas grandes instalações médicas começaram a administrar doses baixas de anticoagulantes preventivos em pacientes com Covid-19.

É uma jogada complicada, pois medicamentos que afinam o sangue pode causar sangramentos internos em um paciente e possivelmente morte. Novos ensaios clínicos surgiram, mas esses tratamentos preventivos não ajudarão aqueles que tiveram derrames ou outras complicações importantes do coágulo sanguíneo antes de receber atendimento médico. E esse número, embora ainda pequeno, é real, como mostram as cinco jovens vítimas de AVC da cidade de Nova York. Coronavírus Pode Causar AVC?.

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


AVC

Popularmente conhecido como AVC, o Acidente Vascular Cerebral pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito, causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Dividido em dois subtipos, isquêmico e hemorrágico, o AVC pode ser evitado com a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável, abandono dos hábitos de fumar e ingerir álcool frequentemente.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 19/07/2020