Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Síndrome Nefroneural – Conheça suas Complicações Neurológicas

Categorias: Conteúdos, Dor Neuropática, Neurologia Geral




Síndrome Nefroneural – Conheça suas Complicações Neurológicas

Publicado: 11/02/20 | Atualizado: fevereiro 11, 2020

Síndrome NefroneuralSíndrome Nefroneural – Conheça suas Complicações Neurológicas – Quinta-feira, dia 16 de Janeiro de 2020 ocorreu a quarta morte causada pela síndrome nefroneural no Estado de Minas Gerais, neste momento, são 18 casos. A situação ainda está razoavelmente nebulosa, causando certo pânico na população.

Síndrome Nefroneural – Conheça suas Complicações Neurológicas

A doença está sendo investigada e há evidências de que está ligada ao envenenamento pelo dietilenoglicol, substância encontrada em muitas cervejas da marca Backer, fabricadas na capital do estado. Continue lendo este artigo para saber mais sobre a situação. Síndrome Nefroneural – Conheça suas Complicações Neurológicas.

Síndrome Nefroneural

A síndrome nefroneural não é popular, por isso, antes de entrar em detalhes sobre os casos específicos de Minas Gerais, explicaremos as especificidades, como sintomas e o processo da doença.

Segundo comunicado da Sociedade Brasileira de Nefrologia e sua região, a Sociedade Mineira de Nefrologia, envenenamento por dietilenoglicol evolui em diferentes fases. Síndrome Nefroneural – Conheça suas Complicações Neurológicas.

Inicialmente, sintomas gastrointestinais como náusea, vômito e dor abdominal aparecem. Então, na segunda fase, que ocorre cerca de 48 horas após a ingestão da substância, ocorre a manifestação de insuficiência renal aguda – perda súbita da capacidade dos rins de filtrar resíduos e eliminar líquidos do sangue, o que leva a pessoa a procurar atendimento médico, Síndrome Nefroneural.

A fase neurológica, que ocorre com 5 a 10 dias de doença, é caracterizada por perda visual, paralisia facial e degeneração das fibras musculares, que podem causar tetraparesia, um distúrbio que enfraquece os músculos dos quatro membros.

Embora alguns pacientes possam se recuperar completamente, muitos acabam morrendo ou desenvolvendo lesões renais ou neurológicas permanentes. Também de acordo com a declaração, não há dose mínima considerada tóxica e, portanto, todas as pessoas que foram expostas à substância e apresentam sintomas devem procurar atendimento médico. Síndrome Nefroneural – Conheça suas Complicações Neurológicas.

Síndrome Nefroneural - Conheça suas Complicações Neurológicas

Casos

As informações obtidas sobre o caso no momento são:

  • O consumo da cerveja Belorizontina, da marca Backer, é o elemento em comum entre todos os pacientes sendo analisados, concluindo que o elemento de intoxicação é esse;
  • Dos 18 casos, 16 são homens e duas são mulheres;
  • Quatro pacientes de 18 faleceram;
  • 12 são habitantes da capital de Minas Gerais – Belo Horizonte, e os outros 5 são habitantes de outras cidades, são elas: São João Del Rei, Pompéu, São Lourenço, Nova Lima, Viçosa e Ubá;
  • Contando a partir do momento da ingestão do produto responsável pela intoxicação, todos os pacientes afirmam que, em média, os sintomas se iniciaram e em seguida foram internados entre dois ou três dias Síndrome Nefroneural – Conheça suas Complicações Neurológicas;
  • Os sintomas incluíram: insuficiente renal aguda grave que evolui rapidamente, alguns pacientes relataram também mudanças anormais neurológicas, como:
    • Visual embaçada;
    • Amaurose;
    • Paralisia Facial;
    • Paralisia Descendente;
    • Alteração do seródio.

Tratamento

Para tratar e curar a intoxicação por dietilenoglicol está sendo utilizado etanol oral ou venoso, pois o medicamento exato para tratar a situação não se encontra disponível no Brasil. Síndrome Nefroneural – Conheça suas Complicações Neurológicas.

Mais Informações

A contaminação ocorreu no tanque de fermentação da cervejaria Backer, e agora, também foi descoberto a contaminação do tanque de água da empresa. Este tanque é o único utilizado, o que significa que muito provavelmente todos os lotes de todos os tipos de cerveja da marca estejam contaminados.

Ainda não foi confirmado o motivo da contaminação, as hipóteses levantadas até então são: uso indevido do produto utilizado para resfriar a cerveja, o monoetilenoglicol, pois ele pode se transformar em dietilenoglicol em ambientes muito ácidos, outras hipóteses incluem sabotagem ou vazamento. Síndrome Nefroneural – Conheça suas Complicações Neurológicas.

Alerta

Caso você seja residente de Minas Gerais e consumiu uma cerveja da marca Backer, recomenda-se o atendimento médico e atenção redobrada para os sintomas. Síndrome Nefroneural – Conheça suas Complicações Neurológicas.

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Dor Neuropática

A dor neuropática é uma doença crônica com diversas causas. Infecções, doenças e traumas que afetam os nervos periféricos são alguns exemplos. Esse tipo de dor pode ser causado por uma lesão ou disfunção do sistema nervoso central, periférico ou por traumas. Os pacientes são heterogêneos e apresentam uma variedade de sinais e sintomas sensoriais, todos relacionados à dor.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 11/05/2020