Mexer-se Durante o Sono; é considerado comum e normal? Do ponto de vista Neurológico, e com base em conhecimentos ao longo da vida como médico especialista em Neurologia e Sono, existem distúrbios que levam uma pessoa a movimentar-se durante o sono.
Os movimentos durante o sono não são considerados normais, sendo natural o corpo permanecer em repouso no momento em que dormimos. Mas quando isso não acontece, mexer-se durante o sono pode significar diversas patologias.
Um dos significados de mexer-se durante o sono envolve as síndromes epilépticas, como as crises convulsivas com movimentos típicos (forte contração dos músculos) ou em forma de espasmos em sequência, em que a pessoa continua tendo esses movimentos mesmo após acordar e podem acontecer durante o dia.
Outro tipo de movimento anormal do sono são as mioclonias do sono, igualmente conhecidas como espasmos do sono, que são hípnicos, chamados de início do sono (ao adormecer, em que acontece a transição da vigília para o sono), porque é nesse momento em que as contraturas musculares involuntárias e repentinas se manifestam.
Normalmente, são provocadas por consumo excessivo de cafeína ou nicotina, exercícios excessivamente vigorosos no período noturno ou privação de sono, por exemplo.
Outro distúrbio que pode significar mexer-se durante o sono é o movimento periódico dos membros, que tende a manifestar-se em forma de cãibras, espasmos repetitivos, movimento das pernas e chutes discretos, sendo repetitivos e rítmicos, sem que a pessoa tenha consciência, acontecendo a cada 20, 40 segundos.
Os movimentos anormais durante o sono igualmente podem significar sonambulismo, que não restringe-se ao caminhar ou levantar os braços enquanto está dormindo, ou mesmo às ações simples e complexas que duram de alguns segundos a horas, em que a pessoa, ao acordar, fica confusa e/ou simplesmente retorna sozinha à cama.
E devido ao fato de, normalmente, não se recordar do que aconteceu, acaba tendo conhecimento do seu episódio de sonambulismo ou suspeita de que tenha esse tipo de quadro, que acontece durante a primeira metade do sono, ao escutar relatos de companheiro(a) de quarto ou outra pessoa que conviva na mesma casa.
Outro distúrbio que pode significar mexer-se durante o sono é o transtorno comportamental do sono REM, uma condição com possibilidade de estar associada a outras doenças neurológicas, em que a pessoa acaba representando fisicamente os sonhos vividos por meio de sons e movimentos repentinos e, normalmente, violentos.
Além dessas, existem demais causas que podem significar mexer-se durante o sono, tais como:
Portanto, devido aos diversos distúrbios que podem Significar Mexer-se Durante o Sono, assim como fatores capazes de influenciar nas ações que tendemos a ter enquanto dormimos, não hesite em agendar a sua consulta para tratar a condição associada aos movimentos noturnos anormais.
A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.
Agende sua Consulta!
Tags:Espasmos do Sono, Mexer-se Durante o Sono, movimentar-se durante o sono, privação de sono
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.