Neurologista - Dr. Willian Rezende

Problemas de Visão podem Causar Dor de Cabeça?


Muitas pessoas acreditam que os problemas de visão podem causar dor de cabeça, mas nem sempre a alteração visual e a dor de cabeça estão relacionadas. Elas ocorrem devido a uma série de hábitos prejudiciais que pessoas com dificuldades para enxergar acabam desenvolvendo.

Comumente, as pessoas que sofrem de enxaqueca também desenvolvem problemas de visão simultaneamente. Mesmo aqueles que não sofrem enxaquecas clássicas, ainda percebem ligações entre visão embaçada, turva ou sensação de formigamento com dores de cabeça.

O paciente que tem essa associação, tipicamente passará por ela todas as vezes que tiver uma dor de cabeça.

Casos Onde Dores De Cabeça São Pouco Relacionadas À Visão

As dores de cabeça do tipo tensional têm pouco a ver com a visão. Dores de cabeça que estão presentes no despertar ou aquelas que despertam a pessoa do sono também não são causados ​​pela fadiga ocular.

Dores de cabeça por fadiga ocular geralmente não são associadas com náuseas ou vômitos. Essas pessoas têm o que é chamado de transtorno primário de cefaleia e essas dores não estão relacionadas a alterações visuais.

Causas Sérias De Problemas De Visão Relacionados A Dor De Cabeça

Se você que está lendo isso nunca teve sintomas de visão enquanto passava por uma dor de cabeça, e um dia isso acontecer pela primeira vez, é importante frisar que: é necessário ir a um pronto socorro, pois esses sintomas são graves e podem estar relacionados a algum tipo de doença.

O primeiro passo para reconhecer as causas sérias, é conhecer seus principais sintomas sendo eles:

    • Hipertensão Intracraniana Idiopática: é uma das principais causas da perda de visão associada a dor de cabeça. Ela se comporta como um tumor, ou um ponto de pressão que aumenta do crânio. A causa ainda é desconhecida. Mas tudo indica que a trombose é o maior fator dessa hipertensão. As mulheres que utilizam anticoncepcionais são as que mais sofrem desse mal. Fumar e estar acima do peso também são fatores da hipertensão Intracraniana Idiopática. Essa causa pode ser revertida aliviando a pressão do cerebral.
    • AVC: A dor de cabeça que ocorre durante o AVC é pulsante e latejante causando dissecção de uma artéria. O corpo tenta reparar a artéria danificada formando uma casquinha no rasgo, mas essa casquinha solta pedaços, que são os causadores do AVC. Isso pode acontecer tanto na parte onde se forma a visão, o que causaria perda da visão de um dos olhos. Ou pode acontecer no próprio olho, por meio da artéria oftálmica, causando o entupimento da retina.
    • Arterite Temporal de Células Gigantes: Ela é uma inflamação dos vasos e artérias que comandam a visão, caso ocorra uma inflamação e o sangue não consiga alcançar os olhos, a visão é perdida. Essa doença é considerada relativamente comum, e afeta mais pessoas maduras (acima de 50 anos), mas também pode afetar jovens com histórico de doenças autoimunes, ou reumatológicas na família. Felizmente, pode ser revertida se tratada corretamente.
    • Neurite Óptica: A dor de cabeça nesse caso fica especificamente ‘atrás dos olhos’, a perda da visão acontece gradativamente. É necessário realizar a ressonância de órbitas para que seja possível observar o nervo óptico. O tratamento deve ser correto e rápido para que a reversão e a preservação da visão possa ser possível.

 

Quer saber como classificar sua dor de cabeça? Clique aqui para fazer nosso teste!

Fontes: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4351808/

https://www.aafp.org/afp/2005/0915/p1075.html

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8200024

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15664543

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16148727

Problemas de Visão podem Causar Dor de Cabeça?
5 100% 7
Compartilhe:

Deixe um Comentário