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Ingerir Álcool Antes de Dormir Ajuda ou Atrapalha o Sono?

Categorias: Apneia do Sono, Conteúdos, Insônia




Ingerir Álcool Antes de Dormir Ajuda ou Atrapalha o Sono?

Publicado: 22/09/20 | Atualizado: setembro 22, 2020

Ingerir Álcool Antes de Dormir. Seja com uma taça de vinho, uma garrafa de cerveja ou um uísque com gelo, muitos adultos costumam relaxar, após um dia agitado, com uma bebida alcoólica. Pode parecer que você está relaxando, mas essa bebida está realmente ajudando você a dormir melhor à noite?

Neste artigo, descubra como o efeito do álcool no corpo é mais complicado do que você imagina.

Efeitos de Ingerir Álcool Antes de Dormir

É verdade que o álcool é um agente depressor do sistema nervoso e tem um efeito sedativo no seu corpo, então ingerir uma bebida à noite pode aumentar seu nível de sonolência e ajudá-lo a adormecer mais rápido.

O álcool também pode afetar a produção da adenosina química, que ajuda a induzir a sonolência. Na verdade, algumas pesquisas sugerem que uma bebida antes de dormir pode até levar a um aumento no sono de ondas lentas e profundas na primeira metade da noite.

No entanto, isso não dura. Depois que o aumento da adenosina passa, é provável que você acorde antes de ter uma noite inteira de descanso. Essa perturbação do sono pós-consumo de álcool interrompe a fase REM restauradora do sono.

Como o sono REM é responsável por restaurar a memória, a concentração e o aprendizado, uma noite com sono REM ruim pode causar problemas de concentração no trabalho no dia seguinte.

Porquê Evitar o Álcool Antes de Dormir

Quando você bebe mais do que o normal, pode ter que se levantar durante a noite para ir ao banheiro. E não é apenas para eliminar o líquido que você bebeu. O álcool é um diurético, o que significa que estimula o corpo a perder líquidos extras também através do suor, deixando você desidratado.

Beber também pode fazer você roncar. Ele relaxa os músculos do corpo, especialmente, os tecidos da garganta, da boca e do nariz. Isto pode impedir que o ar flua suavemente por essas estruturas durante a respiração. Esta situação se chama colapso das vias aéreas e é a causa do ronco.

Se você estiver bebendo álcool, tente evitá-lo muito perto da hora de dormir. Dê ao seu corpo tempo para processar o álcool que você bebeu antes de tentar dormir – em média, leva uma hora para processar uma dose, mas isso pode variar muito de pessoa para pessoa.

Parei de Beber e Não Consigo Dormir

Algumas pessoas descobrem que, quando param ou diminuem o consumo de álcool, no início têm mais dificuldade para dormir.

Se você usou álcool como um mecanismo de enfrentamento para a dificuldade em dormir, então você tem que lidar com o problema subjacente. O álcool influencia seu padrão de sono há muitos anos. Pode levar um pouco de tempo para o corpo se ajustar a um ciclo normal de sono que não é induzido quimicamente.

Pessoas que sofrem de insônia, geralmente, se sentem preocupadas ou ansiosas com o sono. Se você tem usado álcool para relaxar, é possível que esteja mascarando um distúrbio do sono que precisa de tratamento.

Muitas pessoas sofrem de insônia e com problemas de sono há anos sem procurar tratamento e usam coisas como o álcool para ajudar. A longo prazo, isso pode ser perigoso, principalmente, se você estiver combinando álcool com pílulas para dormir.

Descobrir se você tem um distúrbio do sono e receber o tratamento certo para ele pode fazer uma enorme diferença não apenas para o seu sono, mas também para o seu bem-estar geral.

Referências:

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Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

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