Na maioria das vezes, podemos considerar o ronco como uma doença do sono. Saiba mais sobre o assunto, lendo este artigo.
Como definição, o ronco é o som produzido pela vibração das estruturas das vias aéreas pela passagem forçada de ar, durante a respiração, enquanto dormimos. Isto acontece porque, quando dormimos, o tônus muscular em todo o corpo diminui em várias estruturas, incluindo a língua, palato mole, úvula, amígdalas e faringe.
Este relaxamento pode diminuir o tamanho do espaço das vias aéreas e causar limitação do fluxo de ar. O ruído vibratório que acontece quando o ar passa por este estreitamento das vias aéreas é conhecido como ronco.
Na realidade, o ronco não é uma doença, mas pode ser um sinal de algum distúrbio do sono. Assim como uma tosse pode ser um dos sinais da pneumonia, o ronco pode ser um sinal de apneia obstrutiva do sono.
A apneia obstrutiva do sono é uma doença caracterizada por ronco, respiração dificultada e pausas respiratórias repetitivas durante o sono. Estas pausas respiratórias podem ocorrer por uma obstrução completa ou bloqueio da via aérea e levam a diminuições nos níveis de oxigênio no sangue.
Normalmente, estas pausas respiratórias fazem a pessoa acordar, levando a um sono fragmentado e menos repousante. Por este motivo, a apneia obstrutiva do sono causa sonolência diurna excessiva, diminuição da atenção, da concentração e dos níveis de energia.
Estima-se que mais da metade da população mundial ronca eventualmente e 20% da população adulta ronca habitualmente, constatando que a prevalência do ronco aumenta conforme a idade.
Algumas pessoas roncam a noite inteira; outras somente no início do sono, em fases de sono profundo, quando dormem de barriga para cima, quando estão resfriadas, após jantares pesados ou ingerir bebida alcoólica. Em situações como estas, roncar pode ser considerado até normal.
No entanto, o ronco sem evidência de apneia obstrutiva do sono pode ser um fator de risco para a hipertensão arterial e problemas comportamentais durante o dia. Porém, como o ronco sozinho causa problemas permanece desconhecido.
Pesquisadores constataram que 20% das crianças roncam ocasionalmente, de 7 a 10% diariamente e 1% destas crianças sofrem de apneia obstrutiva. Normalmente essa condição causa o ronco durante a noite, sonolência durante o dia e sintomas que podem ser confundidos com transtorno déficit de atenção. A causa mais comum da apneia em crianças é o aumento do tamanho das amígdalas e adenoides.
O tratamento do ronco, quando ocorre devido à apneia do sono, pode ser conservador através do uso de dispositivos não invasivos que expandem as cavidades nasais (como o CPAP ou APAP) ou cirúrgico. No entanto, a posição em que a pessoa dorme e um dilatador externo também podem auxiliar no tratamento.
Outros métodos não invasivos para auxiliar na diminuição do ronco são:
O cigarro pode causar a inflamação das vias aéreas e inchaço que pode futuramente causar um estreitamento, sendo assim cessar o fumo pode auxiliar na melhora do quadro.
Finalmente, o tratamento cirúrgico consiste em remover parte do tecido que está causando o estreitamento com o uso de laser e no caso das crianças em retirar as amígdalas e adenoides.
Seu ronco vem lhe causando problemas de saúde? Marque uma consulta e deixe-nos ajudar.
Fonte: Why do people snore? – Scientific American https://www.scientificamerican.com/article/why-do-people-snore/
A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.
Agende sua Consulta!
Tags:apneia do sono, apneia obstrutiva do sono, distúrbio do sono, distúrbios de comportamento do sono REM, distúrbios do ritmo circadiano, Doença do Sono, neurologista, neurologista em moema, neurologista em são paulo, neurologista Willian Rezende do Carmo, neurologista zona sul sp, Ronco, Sono
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.