Responsive image

Importância dos Exercícios no Tratamento da Insônia

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Insônia

Publicado: 10 de janeiro de 2023 | Atualizado: 10 de janeiro de 2023

Exercícios no Tratamento da Insônia. A insônia é um dos distúrbios do sono mais conhecidos. Essa condição causa uma grave falta de sono. Alguém que sofre de insônia não consegue dormir adequadamente. Um insone (uma pessoa que sofre de insônia) pode ter problemas para adormecer, dormir por longos períodos, pode acordar mais cedo do que deveria, etc.

A gravidade da insônia pode influenciar no tratamento utilizado. Em muitos casos, um insone pode receber terapias e técnicas que melhoram a saúde mental e o ciclo do sono. Alguns insones podem necessitar de medicação para dormir. Muitos estudos também mostraram melhora nos sintomas de insônia por meio do exercício.

Exercitar-se regularmente traz vários benefícios para o nosso corpo. O exercício também provou ser um tratamento eficaz para vários outros distúrbios do sono. Neste artigo, explicamos como a prática de exercício pode ajudar a melhorar os sintomas de insônia.

Teste de Insônia
Teste que tem objetivo de quantificar o grau de insônia da pessoa.

Exercícios no Tratamento da Insônia

O exercício pode ser uma solução para a insônia. No entanto, devemos entender os outros fatores. O exercício pode ser útil para curar a insônia se a gravidade for baixa. Em alguns casos, o exercício pode beneficiar fortemente o tratamento da insônia grave. Além disso, outros fatores podem influenciar na melhora.

Uma dieta pouco saudável, falta de rotina, consumo excessivo de álcool e vários outros fatores do estilo de vida podem atenuar os efeitos positivos do exercício. Se você deseja incorporar exercícios em sua rotina, também deve estar atento aos outros fatores.

Como o Exercício Melhora os Sintomas de Insônia?

Veja como o exercício pode melhorar os sintomas de insônia:

Casei com um profissional do ronco... E agora ?
Este livro conta a jornada de uma esposa que sofre com o ronco de seu marido e como que ela fez para lidar com a Apneia do Sono de seu marido.
  • Aumenta os hormônios da felicidade – O exercício ajuda a melhorar a produção de hormônios do bem-estar no corpo. A liberação de serotonina e dopamina pode ajudar a relaxar a mente, o que promove um sono melhor;
  • Melhora a digestão – A indigestão pode ser uma das razões para a falta de sono ou o sono ruim. A indigestão pode ser causada devido aos alimentos pouco saudáveis ​​ou hábitos alimentares pouco saudáveis;
  • Altera a temperatura corporal – Quando nos exercitamos, nossa temperatura corporal aumenta. À medida que a noite avança, a temperatura começa a arrefecer. A temperatura do nosso corpo também diminui quando estamos dormindo. Esse resfriamento da temperatura pode enviar sinais de sono ao cérebro;
  • Melhora os sintomas do transtorno de humor – Sofrer de insônia pode até levar a outras doenças. A insônia pode causar distúrbios do humor, como depressão, ansiedade, etc. O exercício também ajuda no tratamento dos distúrbios do humor.

Exercícios que Melhoram os Sintomas de Insônia

Aqui estão alguns exercícios que comprovadamente podem ajudar no tratamento da insônia:

  • Ioga – A ioga provou ser um dos melhores regimes de treino para curar doenças físicas e mentais. Ioga ajuda a curar a insônia e vários outros distúrbios do sono;
  • Exercícios de respiração – Exercícios respiratórios também ajudam a reduzir os sintomas de insônia. Esses exercícios não requerem experiência e podem ser realizados por todas as idades;
  • Caminhar – Caminhar é outra solução fácil e eficaz para a insônia. Também promove um sono melhor, ativando a digestão e elevando o humor;
  • Meditação – A meditação é um dos exercícios mais eficazes se você deseja curar a insônia. Meditação requer alguma prática. No entanto, fornece alívio a longo prazo.

Em conclusão, o exercício pode ser uma ferramenta útil para melhorar, se não curar, a insônia. Junto com esses exercícios, você é encorajado a conversar com um médico para ajudá-lo a entender o que pode funcionar melhor para seus sintomas. Faça uma dieta saudável, evite substâncias recreativas e siga uma rotina para melhorar os sintomas de insônia.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Insônia

A insônia caracteriza-se pela dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo (manutenção do sono) ou não conseguir ter um sono reparador. Esta condição é caracterizada com base em sua duração, e pode ser classificada em aguda ou crônica, e em primária ou secundária. A insônia é muito impactante para diversas funções do organismo, e seu tratamento pode incluir componentes comportamentais e psicológicos.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 05/04/2024