Responsive image

Excesso de Peso e AVC: Relação de Risco

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: AVC, Conteúdos

Publicado: 30 de março de 2021 | Atualizado: 22 de julho de 2021

Segundo uma pesquisa publicada online no Neurology®, jornal médico da Academia Americana de Neurologia, excesso de peso e AVC têm íntima relação. Mulheres com excesso de peso ou obesas podem ter um risco aumentado para o tipo mais comum de acidente vascular cerebral, chamado AVC isquêmico.

Continue a leitura e saiba mais sobre a realização do estudo e suas descobertas.

Excesso de Peso e AVC

Excesso de peso é um fator de risco bem documentado para doença coronariana. Além disso, está associado ao aumento do risco de vários fatores que podem levar ao acidente vascular cerebral, incluindo hipertensão e diabetes mellitus.

Teste de risco de AVC
Esse é um teste adaptado que ajuda a estimar o risco anual de se ter um AVC

Vários estudos sugeriram que um alto Índice de Massa Corporal (IMC) pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral, particularmente de acidente vascular cerebral isquêmico.

Tipos de AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Classicamente, o AVC é dividido em dois subtipos:

  • AVC Isquêmico: ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral, causando falta de circulação no seu território vascular; o excesso de peso e o AVC isquêmico aumentam de forma linear;
  • AVC Hemorrágico: é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravasamento de sangue para o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), para o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou para o espaço subaracnoideo (hemorragia subaracnoide). O excesso de peso e o AVC hemorrágico têm relação inversa.

Para reduzir o risco e o perigo de um AVC, é fundamental conhecer os próprios fatores de risco, tais como pressão alta, diabetes e colesterol alto. Além de ser ativo, praticar atividades físicas regularmente, seguir uma dieta saudável (rica em frutas e vegetais e com pouco sal), limitar o consumo de álcool e evitar o hábito de fumar.

A luta pela recuperação depois do AVC
Conheça a história de um paciente e sua luta pela reabilitação depois do AVC, com dicas para uma melhor jornada de recuperação.

Obesidade e Recuperação Após AVC

Embora o reconhecimento de fatores de risco potenciais e a busca por um estilo de vida mais saudável possam prevenir um AVC, às vezes, os avisos chegam tarde demais. Se este for o seu caso ou de seu ente querido, durante uma batalha contra a obesidade, há várias coisas que você deve ter em mente durante o processo de recuperação.

Para começar, os pacientes que lidam com a obesidade têm menos probabilidade de serem liberados para suas casas e, em vez disso, são transferidos para um centro de reabilitação ou casa de repouso. Isso é feito para garantir o atendimento adequado ao paciente, ao mesmo tempo em que incorrem em menos despesas, porque os pacientes obesos precisarão de mais tempo no hospital para se recuperar, em comparação com aqueles que não estão com sobrepeso.

Componentes físicos como resistência, equilíbrio e movimento tornam-se problemas maiores para pessoas com obesidade, e a adição de um AVC pode adicionar outras complicações.

1 a cada 4 terão AVC segundo a OMS
Não seja apenas mais uma estatística. Agende sua consulta na Clínica Regenerati

Estudos mostram que sobreviventes de AVC com fraqueza ou espasticidade em uma ou em ambas as pernas são mais propensos a exigir o uso de uma cadeira de rodas do que um sobrevivente não obeso.

A maioria das pessoas que sobrevive a um acidente vascular cerebral tem alguma incapacidade pós-AVC. Embora a reabilitação não recupere os danos cerebrais, ela pode melhorar consideravelmente a capacidade funcional, levando a uma melhor qualidade de vida.

Pessoas que tiveram um AVC necessitam de acompanhamento, a longo prazo, e de monitoramento para garantir que elas adotem estratégias preventivas e controle adequado dos fatores de risco. Além de terapia dirigida para: otimização de suas atividades de vida diária, mobilidade, espasticidade, dor, continência, comunicação, humor e cognição.

Que Peso Devo Ter?

Calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) pode ser uma boa maneira de verificar se você tem um peso saudável. Ele leva em consideração que as pessoas vêm em diferentes formas e tamanhos, comparando seu peso com sua altura.

Para muitas pessoas, um IMC saudável está entre 18,5 e 25. Um IMC acima de 25, é classificado como excesso de peso e acima de 30, é chamado de obesidade.

Existem alvos de IMC ligeiramente diferentes para pessoas negras ou de famílias do sul da Ásia, sendo um IMC de 23, considerado excesso de peso. Isso ocorre porque o risco de diabetes e de derrame começa a aumentar com um IMC mais baixo do que para pessoas brancas.

Mais Informações sobre excesso de peso e AVC na Internet:

Artigo Publicado em: 22 de jan de 2017 e Atualizado em: 30 de março de 2021

Compartilhe:


AVC

Popularmente conhecido como AVC, o Acidente Vascular Cerebral pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito, causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Dividido em dois subtipos, isquêmico e hemorrágico, o AVC pode ser evitado com a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável, abandono dos hábitos de fumar e ingerir álcool frequentemente.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 07/06/2024