Enxaqueca Sazonal. Diferentes estações trazem uma variedade de mudanças ambientais. E existe uma ligação entre a enxaqueca e as mudanças nos padrões climáticos, incluindo temperatura, umidade e pressão barométrica.
Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre os gatilhos, tratamentos e estratégias de prevenção da enxaqueca sazonal.
A enxaqueca é um distúrbio complexo que pode ocorrer devido a mutação genética e história familiar. Existem muitos gatilhos diferentes, incluindo os seguintes:
A mudança das estações geralmente traz novos padrões climáticos, como mudanças na pressão do ar, horas de sol e alergias ambientais. Esses fatores ambientais podem desencadear enxaqueca em algumas pessoas.
Algumas pesquisas descobriram que as mudanças climáticas são uma causa comum de enxaqueca juntamente com alterações hormonais e estresse, com até um terço das pessoas que experimentam episódios de enxaqueca relatando padrões climáticos como um gatilho.
A primavera leva a um aumento nas contagens de pólen no ambiente. Alergias ao pólen e febre do feno, ou rinite alérgica, podem desencadear enxaqueca.
O verão geralmente traz temperaturas mais quentes e aumento da umidade. Para algumas pessoas, essa combinação pode acionar a enxaqueca. O aumento do calor também contribui para a desidratação, o que pode piorar os sintomas de enxaqueca.
Além disso, o verão geralmente também traz mais horas de luz do dia, o que pode afetar os padrões de sono de um indivíduo. Diminuição do sono ou a qualidade do sono também pode levar a episódios de enxaqueca.
Normalmente, o clima esfria durante o outono, mas as mudanças nas temperaturas e na pressão atmosférica podem ocorrer rapidamente.
Alterações na pressão atmosférica podem desencadear uma crise de enxaqueca.
O ar frio e seco, e as tempestades de inverno também podem afetar a pressão barométrica e desencadear a enxaqueca.
Além da enxaqueca, outros tipos de dores de cabeça sazonais incluem:
As dores de cabeça sinusais podem se referir a qualquer dor facial ou infecção sinusal que ocorre devido ao aumento da pressão na cavidade sinusal. No entanto, esse sintoma por si só não constitui um diagnóstico.
As cefaleias em salvas envolvem períodos de dores de cabeça frequentes, seguidos por períodos de remissão ou sem dores de cabeça.
Existe uma forte relação entre as cefaleias em salvas e as mudanças sazonais. As dores de cabeça em salvas podem aumentar com as mudanças sazonais devido às mudanças na luz do dia que podem afetar o ciclo sono-vigília.
Podemos diagnosticar enxaqueca usando uma combinação de revisão de sintomas, histórico médico e exame físico.
Manter um diário de enxaqueca que envolva o rastreamento de quando a enxaqueca ocorre, quanto tempo dura, as condições climáticas e quaisquer outros gatilhos que possam ter causado o episódio, ajuda a estabelecer um padrão para aprender o que desencadeia sua enxaqueca e potencialmente trabalhar para evitá-la sempre que possível.
Embora nem sempre seja possível prevenir um episódio de enxaqueca, existem medidas que uma pessoa pode tomar para diminuir sua frequência e intensidade:
Fazer escolhas de estilo de vida consideradas e tomar seus medicamentos preventivos adequadamente são práticas que podem reduzir a frequência e a gravidade dos episódios de enxaqueca. Converse com seu médico neurologista de confiança sobre outras medidas que você pode adotar.
A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.
Agende sua Consulta!
Tags:Causas da Enxaqueca Sazonal, dor de cabeça, Dor de Cabeça Sazonal, enxaqueca, Enxaqueca Sazonal, Gatilhos da Enxaqueca ao Longo do Ano
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.