Responsive image

Enxaqueca Sazonal – Conheça os Gatilhos da Enxaqueca ao Longo do Ano

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 10 de maio de 2022 | Atualizado: 10 de maio de 2022

Enxaqueca Sazonal. Diferentes estações trazem uma variedade de mudanças ambientais. E existe uma ligação entre a enxaqueca e as mudanças nos padrões climáticos, incluindo temperatura, umidade e pressão barométrica.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre os gatilhos, tratamentos e estratégias de prevenção da enxaqueca sazonal.

Causas da Enxaqueca Sazonal

A enxaqueca é um distúrbio complexo que pode ocorrer devido a mutação genética e história familiar. Existem muitos gatilhos diferentes, incluindo os seguintes:

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.

A mudança das estações geralmente traz novos padrões climáticos, como mudanças na pressão do ar, horas de sol e alergias ambientais. Esses fatores ambientais podem desencadear enxaqueca em algumas pessoas.

Algumas pesquisas descobriram que as mudanças climáticas são uma causa comum de enxaqueca juntamente com alterações hormonais e estresse, com até um terço das pessoas que experimentam episódios de enxaqueca relatando padrões climáticos como um gatilho.

Gatilhos de Primavera

A primavera leva a um aumento nas contagens de pólen no ambiente. Alergias ao pólen e febre do feno, ou rinite alérgica, podem desencadear enxaqueca.

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.

Gatilhos de Verão

O verão geralmente traz temperaturas mais quentes e aumento da umidade. Para algumas pessoas, essa combinação pode acionar a enxaqueca. O aumento do calor também contribui para a desidratação, o que pode piorar os sintomas de enxaqueca.

Além disso, o verão geralmente também traz mais horas de luz do dia, o que pode afetar os padrões de sono de um indivíduo. Diminuição do sono ou a qualidade do sono também pode levar a episódios de enxaqueca.

Gatilhos de Outono

Normalmente, o clima esfria durante o outono, mas as mudanças nas temperaturas e na pressão atmosférica podem ocorrer rapidamente.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

Alterações na pressão atmosférica podem desencadear uma crise de enxaqueca.

Gatilhos de Inverno

O ar frio e seco, e as tempestades de inverno também podem afetar a pressão barométrica e desencadear a enxaqueca.

Outros Tipos de Dor de Cabeça Sazonal

Além da enxaqueca, outros tipos de dores de cabeça sazonais incluem:

Sinusite

As dores de cabeça sinusais podem se referir a qualquer dor facial ou infecção sinusal que ocorre devido ao aumento da pressão na cavidade sinusal. No entanto, esse sintoma por si só não constitui um diagnóstico.

Dores de Cabeça em Salvas

As cefaleias em salvas envolvem períodos de dores de cabeça frequentes, seguidos por períodos de remissão ou sem dores de cabeça.

Existe uma forte relação entre as cefaleias em salvas e as mudanças sazonais. As dores de cabeça em salvas podem aumentar com as mudanças sazonais devido às mudanças na luz do dia que podem afetar o ciclo sono-vigília.

Diagnóstico da Enxaqueca Sazonal

Podemos diagnosticar enxaqueca usando uma combinação de revisão de sintomas, histórico médico e exame físico.

Manter um diário de enxaqueca que envolva o rastreamento de quando a enxaqueca ocorre, quanto tempo dura, as condições climáticas e quaisquer outros gatilhos que possam ter causado o episódio, ajuda a estabelecer um padrão para aprender o que desencadeia sua enxaqueca e potencialmente trabalhar para evitá-la sempre que possível.

Prevenção

Embora nem sempre seja possível prevenir um episódio de enxaqueca, existem medidas que uma pessoa pode tomar para diminuir sua frequência e intensidade:

  • Evitar gatilhos: Se ocorrer enxaqueca sazonal, os indivíduos podem considerar monitorar as mudanças climáticas e ficar em ambientes fechados sempre que possível. Usar uma cobertura facial para bloquear alérgenos, como pólen, também pode ajudar com alergias;
  • Estilo de vida: Fazer escolhas ponderadas de estilo de vida pode ajudar a diminuir a gravidade da enxaqueca. Por exemplo, uma pessoa pode garantir que durma o suficiente, coma alimentos nutritivos, fique bem hidratada e se exercite regularmente;
  • Medicamentos: Certas classificações de medicamentos podem ajudar a prevenir enxaquecas. Por exemplo, alguns anticonvulsivantes, betabloqueadores e antidepressivos podem reduzir a frequência da enxaqueca;
    Injeções de botox: Toxina botulínica, comumente conhecida como botox, pode bloquear certos produtos químicos no cérebro que desencadeiam a enxaqueca;
  • Tomar medicamentos ao primeiro sinal: Tomar os medicamentos abortivos de uma crise ao primeiro sinal de um episódio de enxaqueca é mais eficaz do que esperar até que a dor de cabeça se torne muito grave.

Fazer escolhas de estilo de vida consideradas e tomar seus medicamentos preventivos adequadamente são práticas que podem reduzir a frequência e a gravidade dos episódios de enxaqueca. Converse com seu médico neurologista de confiança sobre outras medidas que você pode adotar.

Mais Informações sobre “Enxaqueca Sazonal” na Internet:
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 17/05/2022