No artigo de hoje, explicaremos em detalhes o que é cefaleia em salvas, quais são os seus sintomas, gatilhos, como é feito o diagnóstico e seus melhores tratamentos. Fique conosco até o final do artigo e saiba mais sobre esta condição.
Cefaleia em Salvas – O que é?
Conteúdo
A cefaleia em salvas é um dos tipos mais dolorosos de dor de cabeça, e ocorre em padrões cíclicos ou em salvas. Esta condição comum é capaz de despertar uma pessoa no meio da noite, com dor intensa focada em um olho e ao redor de um dos lados da cabeça.
Muitas crises e ataques acontecem nos chamados períodos de aglomeração. As crises chegam a intensidade 10 em quase todos os episódios, podendo durar de 15 a 30 minutos, e em casos intensos chegam a durar uma hora. Geralmente vêm seguidos por alguns períodos de alívio, que acontecem quando as dores de cabeça cessam.
As crises costumam durar de quatro a doze semanas, com uma média de seis.
Cefaleia em Salvas – Saiba Mais
A cefaleia em salvas está entre as condições mais dolorosas na espécie humana, sendo que uma a cada mil pessoas sofre dessa dor de cabeça. A dor atinge apenas um lado da cabeça, por isso é conhecida como a dor de cabeça unilateral.
Mas felizmente, esta é uma condição rara e não apresenta risco de vida. Os tratamentos podem ajudar a controlar os ataques de cefaleia em salvas, para que fiquem mais curtos e menos graves. Além disso, o uso de medicamentos pode reduzir a frequência da cefaleias em salvas.
Cefaleia em Salvas – Sintomas e Sinais
Uma cefaleia em salvas acontece abruptamente e sem aviso, podendo até mesmo provocar náuseas e sintomas semelhantes à aura e enxaqueca, como sensibilidade à luz e ao som, embora geralmente ocorra apenas de um lado.
Os sinais e sintomas comuns durante uma cefaleia em salvas incluem:
- Dor excruciante, geralmente localizada em um olho ou próximo a ele, podendo irradiar para outras áreas do rosto, cabeça, pescoço e ombros;
- Dor unilateral;
- Inquietação;
- Vermelhidão no olho do lado afetado;
- Nariz entupido ou com corrimento nasal no lado afetado;
- Sudorese facial;
- Pele pálida ou rubor no rosto;
- Inchaço em volta do olho no lado afetado;
- Pálpebra caída.
As pessoas que sofrem com cefaleia em salvas, ao contrário das pessoas com enxaqueca, tendem a andar de um lado para o outro, a sentar e a se balançar para frente e para trás.
Cefaleia em Salvas – Diagnóstico e Tratamento
Caso você apresente os sintomas citados neste artigo, procure um médico urgentemente para realizar seu diagnóstico com precisão. Algumas das maneiras de diagnóstico são:
- Exame neurológico – exames que testam sua capacidade neurológica, com uso de procedimentos que testam seus sentidos, reflexos e nervos;
- Testes de imagem (ressonância magnética e outros).
Não há cura para a cefaleia em salvas, e o tratamento se concentra em diminuir a intensidade e a frequência dos sintomas. Alguns métodos que poderão ser utilizados são:
- Oxigênio – inalar oxigênio por meio de uma máscara pode proporcionar grande alívio;
- Aplicação de Cortisol – spray nasal ou um anestésico.
Para saber mais sobre cefaleia em salvas, assista o vídeo:
Deixe um Comentário