Responsive image

O que é a Cefaleia em Salvas?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 19 de setembro de 2023 | Atualizado: 19 de setembro de 2023

A cefaleia em salvas é um dos tipos mais dolorosos de dor de cabeça, e ocorre em padrões cíclicos ou em salvas. Esta condição comum é capaz de despertar uma pessoa no meio da noite, com dor intensa focada em um olho e ao redor de um dos lados da cabeça.

No artigo de hoje, explicaremos em detalhes o que é cefaleia em salvas, quais são os seus sintomas, gatilhos, como é feito o diagnóstico e seus melhores tratamentos. Fique conosco até o final do artigo e saiba mais sobre esta condição.

Cefaleia em Salvas – Saiba Mais

A cefaleia em salvas está entre as condições mais dolorosas na espécie humana, sendo que uma a cada mil pessoas sofre dessa dor de cabeça. A dor atinge apenas um lado da cabeça, por isso é conhecida como a dor de cabeça unilateral.

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.

Muitas crises e ataques acontecem nos chamados períodos de aglomeração, a cefaleia em salvas geralmente se manifesta durante o sono. As crises chegam a intensidade 10 em quase todos os episódios, podendo durar de 15 minutos até 1 hora, retornar até 8 vezes por dia em determinadas pessoas, principalmente à noite. Geralmente vêm seguidos por alguns períodos de alívio, que acontecem quando as dores de cabeça cessam.

Mas felizmente, esta é uma condição rara e não apresenta risco de vida. Os tratamentos podem ajudar a controlar os ataques de cefaleia em salvas, para que fiquem mais curtos e menos graves. Além disso, o uso de medicamentos pode reduzir a frequência da cefaleia em salvas.

Causas e Sintomas

Uma cefaleia em salvas acontece abruptamente e sem aviso, podendo até mesmo provocar náuseas e sintomas semelhantes à aura e enxaqueca, como sensibilidade à luz e ao som, embora geralmente ocorra apenas de um lado.

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.

A causa da cefaleia em salvas ainda não é conhecida, porém a hipótese mais aceita é a presença de anomalias no hipotálamo. Já que ela está relacionada com o ciclo circadiano ou também pode estar relacionada a alterações no sistema nervoso, sendo mais comuns em homens com mais de 30 anos, e que consomem bebidas alcoólicas.

Os sinais e sintomas comuns durante uma cefaleia em salvas incluem:

  • Dor excruciante, geralmente localizada em um olho ou próximo a ele, podendo irradiar para outras áreas do rosto, cabeça, pescoço e ombros;
  • Dor unilateral;
  • Inquietação;
  • Vermelhidão no olho do lado afetado;
  • Nariz entupido ou com corrimento nasal no lado afetado;
  • Sudorese facial;
  • Pele pálida ou rubor no rosto;
  • Inchaço em volta do olho no lado afetado;
  • Pálpebra caída.

As pessoas que sofrem com cefaleia em salvas, ao contrário das pessoas com enxaqueca, tendem a andar de um lado para o outro, a sentar e a se balançar para frente e para trás.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

Diagnóstico e Tratamento

Caso você apresente os sintomas citados neste artigo, é importante procurar um médico neurologista, pois este é o profissional que pode realizar seu diagnóstico com precisão. Algumas das maneiras de diagnóstico são:

  • Exame neurológico – exames que testam sua capacidade neurológica, com uso de procedimentos que testam seus sentidos, reflexos e nervos;
  • Testes de imagem (ressonância magnética e outros).

Não há cura para a cefaleia em salvas, e o tratamento se concentra em diminuir a intensidade e a frequência dos sintomas. Alguns métodos que poderão ser utilizados são:

  • Oxigênio – inalar oxigênio por meio de uma máscara pode proporcionar grande alívio;
  • Medicamentos como sumatriptano, cortisol, verapamil, lítio e ácido valpróico também podem ser indicados para prevenir o retorno dos sintomas, mas devem ser usados sob orientação de seu médico neurologista.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 7 de fevereiro de 2019 e Atualizado em: 19 de setembro de 2023

Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024