Neurologista - Dr. Willian Rezende

O que é a Cefaleia em Salvas?


No artigo de hoje, explicaremos em detalhes o que é cefaleia em salvas, quais são os seus sintomas, gatilhos, como é feito o diagnóstico e seus melhores tratamentos. Fique conosco até o final do artigo e saiba mais sobre esta condição.

Cefaleia em Salvas – O que é?

A cefaleia em salvas é um dos tipos mais dolorosos de dor de cabeça, e ocorre em padrões cíclicos ou em salvas. Esta condição comum é capaz de despertar uma pessoa no meio da noite, com dor intensa focada em um olho e ao redor de um dos lados da cabeça.

Muitas crises e ataques acontecem nos chamados períodos de aglomeração. As crises chegam a intensidade 10 em quase todos os episódios,  podendo durar de 15 a 30 minutos, e em casos intensos chegam a durar uma hora. Geralmente vêm seguidos por alguns períodos de alívio, que acontecem quando as dores de cabeça cessam.

As crises costumam durar de quatro a doze semanas, com uma média de seis.

Cefaleia em Salvas – Saiba Mais

A cefaleia em salvas está entre as condições mais dolorosas na espécie humana, sendo que uma a cada mil pessoas sofre dessa dor de cabeça. A dor atinge apenas um lado da cabeça, por isso é conhecida como a dor de cabeça unilateral.

Mas felizmente, esta é uma condição rara e não apresenta risco de vida. Os tratamentos podem ajudar a controlar os ataques de cefaleia em salvas, para que fiquem mais curtos e menos graves. Além disso, o uso de medicamentos pode reduzir a frequência da cefaleias em salvas.

Cefaleia em Salvas – Sintomas e Sinais

Uma cefaleia em salvas acontece abruptamente e sem aviso, podendo até mesmo provocar náuseas e sintomas semelhantes à aura e enxaqueca, como sensibilidade à luz e ao som, embora geralmente ocorra apenas de um lado.

Os sinais e sintomas comuns durante uma cefaleia em salvas incluem:

  • Dor excruciante, geralmente localizada em um olho ou próximo a ele, podendo irradiar para outras áreas do rosto, cabeça, pescoço e ombros;
  • Dor unilateral;
  • Inquietação;
  • Vermelhidão no olho do lado afetado;
  • Nariz entupido ou com corrimento nasal no lado afetado;
  • Sudorese facial;
  • Pele pálida ou rubor no rosto;
  • Inchaço em volta do olho no lado afetado;
  • Pálpebra caída.

As pessoas que sofrem com cefaleia em salvas, ao contrário das pessoas com enxaqueca, tendem a andar de um lado para o outro, a sentar e a se balançar para frente e para trás.

Cefaleia em Salvas – Diagnóstico e Tratamento

Caso você apresente os sintomas citados neste artigo, procure um médico urgentemente para realizar seu diagnóstico com precisão. Algumas das maneiras de diagnóstico são:

  • Exame neurológico – exames que testam sua capacidade neurológica, com uso de procedimentos que testam seus sentidos, reflexos e nervos;
  • Testes de imagem (ressonância magnética e outros).

Não há cura para a cefaleia em salvas, e o tratamento se concentra em diminuir a intensidade e a frequência dos sintomas. Alguns métodos que poderão ser utilizados são:

  • Oxigênio – inalar oxigênio por meio de uma máscara pode proporcionar grande alívio;
  • Aplicação de Cortisol – spray nasal ou um anestésico.

Para saber mais sobre cefaleia em salvas, assista o vídeo:

Fonte: https://www.migrainetrust.org/about-migraine/types-of-migraine/other-headache-disorders/cluster-headache/

Compartilhe

Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Ligue agora e agende sua consulta:

(11) 3522-9515




Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *