Como Lidar com a Síndrome de Burnout – O Burnout é um termo criado para explicar a síndrome do esgotamento. De maneira recorrente a síndrome envolve sensações de exaustão intensa, quase como se toda a energia estivesse queimado e desaparecido, resultando numa pessoa exausta. A síndrome na maioria das vezes é relacionada ao trabalho, e em especial trabalhos que ultrapassam 8 horas diárias, como plantões na área de saúde, professores que trabalham em três turnos por dia e profissionais de área executiva e do mundo corporativo que dependem de resultados e que trabalham de 10 a 14 horas por dia.
Existem muitas causas para o desenvolvimento da síndrome de Burnout. O fator decisivo é, acima de tudo, a atitude em relação ao próprio desempenho no trabalho e na vida cotidiana. Uma grande necessidade de atender às próprias demandas e de valorização e reconhecimento é típica. Ao mesmo tempo, os afetados prestam pouca, quase nenhuma ou nenhuma atenção aos seus próprios limites psicológicos e físicos.
A frustração cresce com o tempo. Os afetados só percebem sua grande exaustão quando o humor muda de euforia para resignação. Um sentimento de vazio interior se espalha. Isso atinge algumas pessoas como um golpe. Os gatilhos incluem carga de trabalho excessiva, alta pressão de prazo e falta de voz e comunicação na empresa. A primeira coisa que impressiona amigos e familiares é geralmente o aumento da irritabilidade da pessoa afetada. Como Lidar com a Síndrome de Burnout.
Atualmente, são conhecidos 130 sinais de esgotamento. O que é típico, acima de tudo, é a sensação de estar “esgotado”. Apesar de intervalos ou períodos de recuperação cada vez maiores, os pacientes com Burnout não conseguem se livrar desse sentimento.
Outros sinais:
Esses sinais indicam um desgaste iminente, os sinais de aviso geralmente são ignorados pelas pessoas afetadas. Ou porque eles realmente não percebem os sintomas ou porque não querem. O processo é gradual: pode levar muito tempo até que a síndrome de Burnout seja totalmente desenvolvida. Leve a sério os sinais de aviso e procure ajuda. Como Lidar com a Síndrome de Burnout.
Sinais de aviso:
Como regra, os pacientes com Burnout primeiro consultam um médico sobre queixas físicas, como distúrbios do sono, dores de cabeça ou problemas digestivos. Se o médico não encontrar nenhuma causa física, ele encaminha o paciente a um especialista. Agora é uma questão de esclarecimentos precisos: síndrome de burnout ou depressão? Enxaqueca ou dor de cabeça como resultado da síndrome de burnout? Uma discussão detalhada é o elemento mais importante para um diagnóstico exato. O diagnóstico é o passo mais importante para aprender a lidar. Como Lidar com a Síndrome de Burnout.
Assista o vídeo para saber mais sobre como lidar com a síndrome.
Agende sua Consulta!
Tags:burnout, Como Lidar com a Síndrome de Burnout, síndrome de burnout
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.