Cefaleia Tensional – Uma dor de cabeça por tensão é geralmente uma dor difusa, leve a moderada na cabeça, que é frequentemente descrita como uma sensação de tensão na cabeça. Uma dor de cabeça por tensão (dor de cabeça do tipo tensão) é o tipo mais comum de dor de cabeça, e ainda assim suas causas não são bem conhecidas.
Existe tratamento para dores de cabeça tensionais. Gerenciar uma dor de cabeça tensional muitas vezes é um equilíbrio entre promover hábitos saudáveis, encontrar tratamentos eficazes sem drogas e usar os medicamentos adequadamente.
Para saber mais sobre a cefaleia tensional, sintomas, prevenção, continue lendo este artigo.
A causa das dores de cabeça tensionais não é conhecida. Os especialistas costumavam pensar que dores de cabeça causadas por tensão decorriam de contrações musculares no rosto, pescoço e couro cabeludo, talvez como resultado de emoções, tensão ou estresse intensificados. Mas pesquisas sugerem que a contração muscular não é a causa.
A teoria mais comum apoia uma maior sensibilidade à dor em pessoas com dores de cabeça causadas por tensão. O aumento da sensibilidade muscular, um sintoma comum das dores de cabeça tensionais, pode resultar de um sistema de dor sensibilizado. Cefaleia Tensional.
Alguns gatilhos de dores de cabeça tensionais incluem:
Os sintomas de dor de cabeça por tensão incluem:
A dor geralmente é leve ou moderada, mas também pode ser intensa. Nesse caso, você pode confundir sua dor de cabeça com uma enxaqueca. Este é um tipo de dor de cabeça que causa dor latejante em um ou nos dois lados da cabeça.
No entanto, dores de cabeça tensionais não apresentam todos os sintomas de enxaqueca, como náusea e vômito. Em casos raros, uma dor de cabeça tensional pode levar à sensibilidade a ruídos leves e altos, semelhantes às enxaquecas. Cefaleia Tensional.
Como as cefaleias tensionais são muito comuns, seu efeito na produtividade do trabalho e na qualidade de vida geral é considerável, principalmente se forem crônicos. A dor frequentemente pode ser incapacitante, de modo que o paciente seja incapaz de participar de atividades. Você pode precisar ficar em casa longe do trabalho ou, se for para o trabalho, sua capacidade funcional será prejudicada. Cefaleia Tensional.
Além do exercício regular, técnicas como treinamento de biofeedback e terapia de relaxamento podem ajudar a reduzir o estresse. Cefaleia Tensional.
Essa técnica ensina a controlar certas respostas do corpo que ajudam a reduzir a dor. Durante uma sessão de biofeedback, você está conectado a dispositivos que monitoram e fornecem feedback sobre as funções do corpo, como tensão muscular, frequência cardíaca e pressão arterial. Você aprende como reduzir a tensão muscular, diminuir a frequência cardíaca e respirar por si mesmo.
Esse tipo de terapia de conversação pode ajudar o paciente a aprender a controlar o estresse e reduzir a frequência e a gravidade de suas dores de cabeça. Cefaleia Tensional.
Atividades como respiração profunda, ioga, meditação e relaxamento muscular progressivo, podem ajudar nas dores de cabeça. Você pode aprender técnicas de relaxamento nas aulas ou em casa utilizando as plataformas digitais ou físicas como livros.
O uso de medicamentos em conjunto com as técnicas de controle do estresse pode ser mais eficaz do que o tratamento isolado na redução das dores de cabeça tensionais. Cefaleia Tensional.
Além disso, viver um estilo de vida saudável pode ajudar a prevenir dores de cabeça:
Caso você suspeite que sofra de cefaleias tensionais, procure auxílio médico de confiança! Cefaleia Tensional.
A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.
Agende sua Consulta!
Tags:cefaleia tensional
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.