Responsive image

Cefaleia Hípnica: Saiba Mais Sobre a Dor de Cabeça Despertador

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 14 de março de 2023 | Atualizado: 14 de março de 2023

A cefaleia hípnica é um tipo raro de dor de cabeça. Ocorre apenas quando você está dormindo e faz com que você acorde. Muitas vezes, é chamada de dor de cabeça do tipo ‘despertador’, porque ocorre sempre no mesmo horário várias noites da semana. Algumas pessoas experimentam isso todas as noites.

É mais comum em pessoas idosas, na maioria das vezes pessoas com mais de 60 anos. Também é mais comum em mulheres do que em homens.

Continue a leitura deste artigo e conheça os sintomas da cefaleia hípnica, suas causas, formas de diagnóstico e seu tratamento.

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.

Sintomas da Cefaleia Hípnica

O principal sintoma da dor de cabeça hípnica é uma dor de cabeça tão intensa que o acorda. A dor de cabeça pode ser descrita como:

  • Incômoda;
  • Latejante;
  • Pulsante;
  • Com sensação de pontadas;
  • Queimação.

Pode ocorrer em um lado da cabeça ou em ambos os lados. Uma em cada três pessoas com dor de cabeça hípnica apresenta fortes crises de dor de cabeça.

A dor de cabeça pode durar entre 15 minutos e três horas. A maioria das pessoas tem entre um e dois ataques por noite, embora algumas pessoas tenham mais. Para muitas pessoas, a dor de cabeça ocorre entre às 2h e às 4h.

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.

Algumas pessoas experimentam olhos lacrimejantes, pálpebras caídas ou nariz entupido junto com a dor de cabeça. Muitas pessoas se levantam durante um ataque e fazem atividades como ler ou comer. Cerca de três em cada dez pessoas apresentarão sintomas de enxaqueca, incluindo náuseas (sensação de enjoo), sensibilidade à luz ou ao som.

Uma em cada três pessoas com dor de cabeça hípnica tem histórico de enxaqueca. Para a maioria das pessoas, seu último ataque de enxaqueca ocorreu anos antes do início da dor de cabeça hípnica.

Causas

Não entendemos completamente o que causa a cefaleia hípnica. É provável que envolva o hipotálamo. O hipotálamo é a parte do cérebro responsável por uma série de funções corporais, incluindo temperatura corporal, sede, ciclos de sono, pressão arterial e frequência cardíaca. Há necessidade de mais pesquisas sobre as causas da cefaleia hípnica.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

Diagnóstico

Diagnosticar a dor de cabeça hípnica envolve descartar outras condições. O seu médico, geralmente, pode:

  • Perguntar sobre seus sintomas e seu histórico de dor de cabeça. Pode ser útil manter um diário de dor de cabeça detalhando seus sintomas;
  • Realizar um exame neurológico;
  • Encaminhá-lo para mais testes, incluindo uma varredura do cérebro, para descartar outras condições.

Ele também pode querer descartar outros distúrbios que causam dor de cabeça. Alguns outros distúrbios que também podem causar dor de cabeça podem estar relacionados ao sono, incluindo enxaqueca e cefaleia em salvas.

Os critérios diagnósticos oficiais para cefaleia hípnica incluem:

  • Dor de cabeça recorrente;
  • Dor que desenvolve-se apenas durante o sono e faz com que você acorde;
  • Ocorre em mais de 10 dias do mês, por pelo menos três meses;
  • Dura de 15 minutos a quatro horas.

Tratamento

O tratamento para a dor de cabeça hípnica é baseado no que os médicos descobriram que funciona. No entanto, ainda há informações limitadas sobre o melhor tratamento.

A cafeína na forma de uma xícara de café forte antes de dormir parece eficaz tanto como tratamento agudo quanto preventivo. Se lhe disseram para tentar isso, você pode estar preocupado com que essa prática dificulte que você adormeça. A evidência sugere que isso raramente ocorre e a cafeína é uma opção de tratamento eficaz.

O carbonato de lítio pode ser usado como tratamento preventivo. A evidência sugere que é eficaz em cerca de 1 em cada 3 pessoas. No entanto, os efeitos colaterais são frequentemente um problema (especialmente, em pessoas idosas) e podem levar à interrupção do tratamento.

A indometacina (um AINE) demonstrou ser eficaz para algumas pessoas. No entanto, algumas pessoas acham os efeitos colaterais excessivos e precisam interromper o tratamento.

Existem algumas evidências limitadas de que o topiramato pode ser eficaz como preventivo para algumas pessoas.

Algumas pessoas acham que analgésicos com adição de cafeína podem ser um bom tratamento agudo. No entanto, você deve limitar a frequência com que os toma devido à possibilidade de dor de cabeça por uso excessivo de medicamentos e outras complicações do uso regular de analgésicos.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024