Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Cefaleia Cervicogênica – O Que é Cefaleia Cervicogênica

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça




Cefaleia Cervicogênica – O Que é Cefaleia Cervicogênica

Publicado: 07/01/20 | Atualizado: janeiro 6, 2020

Cefaleia Cervicogênica – O Que é Cefaleia Cervicogênica – Uma dor de cabeça cervicogênica é uma dor que se desenvolve no pescoço, embora uma pessoa sinta a dor em sua cabeça. Uma dor de cabeça cervicogênica é um tipo de dor de cabeça secundária causada por problemas no pescoço. As causas de dor de cabeça cervicogênica incluem malformações das vértebras cervicais, lesões no pescoço, inflamação e outras condições médicas.

A percepção da dor da condição é muito maior na cabeça do que na cervical. Em alguns casos nem mesmo existe dor na cervical. A dor é sentida em local diferente porque é uma dor referida. Semelhante à dor do infarto do miocárdio. Ou algumas estruturas que se originam no pescoço e inervam à cabeça podem estar comprometidas, como o nervo occipital maior e menor.

Se não tratada, uma dor de cabeça cervicogênica pode piorar e tornar-se debilitante. As pessoas podem sentir dores de cabeça crônicas ou recorrentes que não respondem à medicação, no entanto há a possibilidade de desenvolver um plano de tratamento abrangente que abordará os sintomas. As pessoas podem aliviar seus sintomas em casa ou por meio de uma combinação de métodos terapêuticos, cirúrgicos e medicinais. Cefaleia Cervicogênica – O Que é Cefaleia Cervicogênica.

Para saber mais sobre a condição, continue lendo este artigo

Dores de Cabeça Cervicogênicas

Cefaleia Cervicogênica - O Que é Cefaleia Cervicogênica

Dores de cabeça cervicogênicas são dores de cabeça secundárias, ou seja aquelas causadas por uma condição subjacente, como lesões no pescoço, infecções ou pressão alta grave.

A dor causada por uma dor de cabeça cervicogênica começa no pescoço e na parte de trás da cabeça e irradia para a frente da cabeça. As pessoas podem confundir dores de cabeça cervicogênicas com enxaquecas e dores de cabeça tensionais, as quais podem causar dor no pescoço.

Sintomas

Normalmente, as pessoas que sofrem dores de cabeça cervicogênicas experienciam uma dor de cabeça acompanhada de dor e rigidez no pescoço. Certos movimentos do pescoço podem provocar dores de cabeça cervicogênicas.

Na maioria dos casos, as dores de cabeça cervicogênicas se desenvolvem em um lado da cabeça, começando na parte de trás da cabeça e no pescoço e irradiando para a frente. Cefaleia Cervicogênica – O Que é Cefaleia Cervicogênica.

Alguns outros sintomas de uma dor de cabeça cervicogênica incluem:

  • Movimentação do pescoço reduzida;
    • Dor em um lado da face ou cabeça;
  • Rigidez do pescoço;
    • Dor ao redor dos olhos
  • Sentir Dor no ombro ou braço de um lado;
    • Dor de cabeça que é desencadeada por certos movimentos ou posições do pescoço;
  • Sensibilidade à luz e ruído;
    • Náusea;
  • Visão embaçada.

Causas

As dores de cabeça cervicogênicas resultam de problemas estruturais no pescoço e geralmente são causadas por problemas com vértebras na parte superior da coluna, chamadas vértebras cervicais, e especificamente a vértebra C2-3.

Algumas pessoas desenvolvem dores de cabeça cervicogênicas porque trabalham em cargos que envolvem a tensão do pescoço. Esses trabalhos incluem cabeleireiros, trabalhadores manuais e motoristas. As pessoas também podem desenvolver dores de cabeça cervicogênicas após uma lesão no pescoço. Outras possíveis causas são:

  • Posturas viciosas;
    • Tensões contínuas;
  • Estado de contratilidade parcial e permanente do músculo;
    • Fisiopatologia da dor miofascial;
  • Artroses com compressão do nervo;
    • Artrose na base do crânio;
  • Tumores;
    • Fraturas;
  • Infecções.

Tratamento – Cefaleia Cervicogênica – O Que é Cefaleia Cervicogênica

Os tratamentos para dores de cabeça cervicogênicas se concentram na remoção da causa da dor. Os tratamentos variam dependendo da pessoa e da gravidade de seus sintomas.

Alguns tratamentos para dores de cabeça cervicogênicas incluem:

Medicamentos

Um profissional de saúde pode recomendar medicamentos prescritos com receita ou analgésicos sem receita para aliviar os sintomas dolorosos ou desconfortáveis. Os medicamentos que tratam dores de cabeça cervicogênicas incluem:

  • Anti-inflamatórios não esteróides, como aspirina ou ibuprofeno;
    • Relaxantes musculares;
  • Medicamentos anti-convulsões;
    • Antidepressivos.

Fisioterapia – Cefaleia Cervicogênica – O Que é Cefaleia Cervicogênica

A fisioterapia é um tratamento eficaz para dores de cabeça cervicogênicas, uma vez que um problema estrutural no pescoço pode ser uma causa.

As pessoas podem trabalhar com um fisioterapeuta para desenvolver programas de tratamento especializados. Na primeira consulta, um fisioterapeuta identificará a fonte da dor. A partir daí, eles podem estimular o tecido mole e mover as articulações para aliviar os sintomas dolorosos. Cefaleia Cervicogênica – O Que é Cefaleia Cervicogênica.

Estimulação elétrica do nervo transcutâneo (TENS)

As unidades TENS usam pequenos eletrodos colocados na pele para enviar pequenos sinais elétricos para estimular os nervos próximos à fonte da dor. Podem ajudar algumas pessoas com dor de cabeça cervicogênica, mas o alívio geralmente não dura muito tempo.

Remoção por radiofrequência

Pessoas com dores de cabeça crônicas podem se beneficiar da ablação por radiofreqüência. Também chamado de neurólise por radiofrequência, esse procedimento envolve o uso de ondas de rádio para aquecer a ponta de uma agulha. Um médico aplicará a agulha no nervo que está causando a dor. O calor da agulha efetivamente amortece o nervo, interrompendo a capacidade do nervo de enviar sinais de dor ao cérebro. Cefaleia Cervicogênica – O Que é Cefaleia Cervicogênica.

Bloqueios nervosos

Um médico pode injetar remédios entorpecentes nos nervos e articulações da cabeça e pescoço. Eles geralmente proporcionam alívio da dor e podem ajudar a determinar a fonte da dor.

Neuromodulação

Neuromodulação é uma cirurgia que envolve a colocação de eletrodos na parte de trás da cabeça ou pescoço. Quando conectados a um gerador de pulsos por meio de um fio fino, esses eletrodos estimulam o nervo occipital, que vai do topo da medula espinhal até a cabeça. Esta terapia pode ajudar pessoas com dores de cabeça cervicogênicas quando outros tratamentos não funcionaram.

Tratamentos Caseiros – Cefaleia Cervicogênica – O Que é Cefaleia Cervicogênica

Algumas pessoas podem se beneficiar dos tratamentos realizados em casa, mas lembre-se apenas seu médico de confiança pode te instruir corretamente e te liberar para a realização desses. Exercícios específicos e tratamentos alternativos ajudam no alívio da dor, incluindo dores de cabeça. Esses incluem:

  • Técnicas de respiração profunda;
    • Ioga;
  • Técnicas de relaxamento.

Complicações – Cefaleia Cervicogênica – O Que é Cefaleia Cervicogênica

Se não tratada, uma dor de cabeça cervicogênica pode se tornar debilitante. Algumas pessoas também podem sentir dores de cabeça cervicogênicas crônicas ou recorrentes. Caso isso ocorra, entre em contato com seu médico de confiança para discutir as opções de tratamento. Cefaleia Cervicogênica – O Que é Cefaleia Cervicogênica.


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!


Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 05/01/2020