Neurologista - Dr. Willian Rezende

Como Deve ser o Acompanhamento do Paciente com Apneia do Sono?


Como Deve ser o Acompanhamento do Paciente com Apneia do Sono?

A apneia do sono é um distúrbio grave do sono que ocorre quando a respiração de uma pessoa é interrompida durante o sono. Como deve ser o acompanhamento do paciente com Apneia do Sono já que pessoas com apneia do sono não tratada param de respirar repetidamente durante o sono, às vezes centenas de vezes. Portanto o cérebro e o resto do corpo podem não receber oxigênio suficiente, podendo causar diversas complicações.

 

Diagnóstico

O diagnóstico da apneia do sono pode ser realizado através da polissonografia ou de testes do sono realizados em casa.

A polissonografia é realizado utilizando equipamentos que monitoram o coração, os pulmões, a atividade cerebral, os padrões de respiração, os movimentos de braços e pernas e os níveis de oxigênio no sangue enquanto você dorme. Você pode ter um estudo de noite inteira, no qual você é monitorado a noite toda, ou um estudo do sono de meia noite.

Os testes de apneia do sono em casa são uma versão caseira da polissonografia. Este teste geralmente envolve a medição do fluxo de ar, padrões de respiração e níveis de oxigênio no sangue e, possivelmente, movimentos dos membros e intensidade do ronco (Pesado, moderado ou leve).

Apneia do Sono tem Cura como Tratar pare de Roncar - Neurologista SP

Apneia do Sono

Tratamento e Acompanhamento da Apneia do Sono

Existem várias opções de tratamento da apneia do sono. Para casos mais leves de apneia obstrutiva do sono, seu médico pode recomendar mudanças no estilo de vida:

  • Perder peso (se estiver com excesso de peso);
  • Exercícios regulares;
  • Ingestão moderada de álcool;
  • Parar de fumar;
  • Fortalecimento da língua;
  • Posicionamento durante o sono (desde a altura do travesseiro, até a espessura do colchão e a posição durante o sono);
  • Ajuste da pressão emitida pelo CPAP.

Se estas medidas não melhorarem o sono ou se a apneia for moderada ou grave, o médico poderá recomendar outros tratamentos. Certos dispositivos podem ajudar a abrir uma via aérea bloqueada. Em outros casos, a cirurgia pode ser necessária;

O acompanhamento médico é essencial para verificar a eficácia do tratamento, para que os produtos utilizados (como o CPAP ou aparelho intraoral) possam fazer uma diferença significativa no grau de conforto que o paciente sente durante a terapia e para saber se o paciente está realizando as medidas terapêuticas recomendadas (citadas acima).

O uso dos equipamentos deve auxiliar na redução do índice de apneia durante o sono. Para isso, é preciso saber se a pessoa está fazendo uso correto do equipamento, realizar uma verificação de vazamentos na máscara e a qualidade dos materiais.

O médico deve avaliar e reavaliar de tempo em tempo a eficácia total do tratamento a fim de adequar a terapêutica para cada paciente.

Referências:

1 – Management of obstructive sleep apnea in adults

https://www.uptodate.com/contents/management-of-obstructive-sleep-apnea-in-adults

2 – Obstructive sleep apnoea syndrome and its management

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4549693/

Como Deve ser o Acompanhamento do Paciente com Apneia do Sono?
5 99.99% 12074
Compartilhe:

Deixe um Comentário