Neurologista - Dr. Willian Rezende

Como Confirmar o Diagnóstico de Apneia do Sono?


A apneia do sono pode afetar a saúde do paciente, causando diminuição da atenção, vigilância, concentração, coordenação motora, sonolência durante o dia e dificulta o sono adequado.

O diagnóstico da apneia do sono deve ser realizado através de uma minuciosa história clínica e exame físico. Existem alguns exames que auxiliam o diagnóstico da apneia do sono, para a confirmação diagnóstica, é necessária a realização da polissonografia completa de noite inteira sob supervisão, sendo que alguns exames simplificados domiciliares podem ser uma alternativa.

Diagnóstico da Apneia do Sono

Polissonografia

A polissonografia é o exame padrão ouro para diagnosticar a Apneia do Sono. É tradicionalmente utilizado para comparação com outros testes de diagnóstico, incluindo testes da apneia do sono em casa (HSAT), fornecendo uma probabilidade pós-teste satisfatória para confirmar ou descartar a apneia obstrutiva do sono. Para fazer um registro completo do sono do paciente e saber se esta tendo apneia ou não.

O exame de polissonografia consiste numa avaliação que é realizada num laboratório do sono, no qual o paciente irá passar a noite e o sono será avaliado em detalhes. Vários eletrodos serão conectados ao paciente para avaliar a atividade cerebral, movimento dos olhos, movimentos de contração da mandíbula, movimentos das pernas, movimento do tórax, fluxo de ar pelo nariz e pela boca, frequência cardíaca, saturação de oxigênio, gravação de ronco e vídeo de movimentos. Com isso é possível ter todos os parâmetros necessários para o correto diagnóstico dos distúrbios do sono do paciente.

Mesmo sendo cheio de fios e fora de casa o exame é realizado assim mesmo e necessário manter os medicamentos de uso habitual no dia-a-dia.

O diagnóstico incorreto pode levar a danos significativos devido a perda de benefícios oferecidos pelo tratamento em pacientes com apneia obstrutiva do sono e à prescrição inapropriada naqueles que não apresentam apneia.

Os questionários centrados na apneia do sono e as regras de predição clínica não possuem precisão diagnóstica suficiente, portanto a mensuração direta da respiração desordenada do sono (SDB) é necessária para estabelecer um diagnóstico.

Além do diagnóstico de apneia obstrutiva do sono, a polissonografia pode identificar distúrbios do sono coexistentes, incluindo outras formas desordenadas de respiração durante o sono1.

Watch-PAT

O Watch-PAT 200 (WP) é um dispositivo doméstico autônomo de 4 canais: PAT (tonometria arterial periférico); oximetria de pulso; frequência cardíaca; e actigrafia.

O sinal do tom arterial periférico (PAT) mede as alterações do volume pulsátil arterial do dedo que são reguladas pela inervação adrenérgica dos músculos lisos da vasculatura do dedo e, portanto, reflete a atividade simpática do sistema nervoso. Esse aumento na atividade simpática acompanha o aumento da frequência cardíaca e dessaturação no término de eventos respiratórios. Assim, o WP indiretamente detecta eventos da apneia/hipopneia, identificando surtos de ativação simpática associados ao término desses eventos2.

É um exame muito mais confortável que tem que usar um aparato na ponta do dedo e um dispositivo como um relógio. O exame é realizado na casa do paciente.

Tem como desvantagem que não tem vários canais de estudo e não consegue informar se a apneia é central ou obstrutiva. Também não é indicado para quem tem disautonomias.

Apnealink

O apnealink tem somente um canal para a apneia obstrutiva do sono que mensura o fluxo de ar através de uma cânula nasal conectada a um transdutor de pressão, fornecendo um índice de apneia-hipopneia (AHI) com base no tempo de gravação.

Também é um exame domiciliar, de fácil montagem, com uso de cinta, cânula e um aparelho que fica no tórax do paciente. O exame não consegue saber se o paciente está acordado ou dormindo.

Assista também o vídeo abaixo e saiba mais sobre o diagnóstico da apneia do sono:

Referências:

1 – Clinical Practice Guideline for Diagnostic Testing for Adult Obstructive Sleep Apnea: An American Academy of Sleep Medicine Clinical Practice Guideline. Vishesh K. Kapur, MD, MPH, Dennis H. Auckley, MD, Susmita Chowdhuri, MD, David C. Kuhlmann, MD, Reena Mehra, MD, MS, Kannan Ramar, MBBS, MD, and Christopher G. Harrod, MS. J Clin Sleep Med. 2017 Mar 15; 13(3): 479–504. Published online 2017 Mar 15. doi: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5337595/

2 – Reliability of the Watch-PAT 200 in Detecting Sleep Apnea in Highway Bus Drivers. Melike Yuceege, M.D., Hikmet Firat, M.D., Ahmet Demir, M.D., and Sadik Ardic, M.D. J Clin Sleep Med. 2013 Apr 15; 9(4): 339–344. Published online 2013 Apr 15. doi: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3601312/

3 – Validation of the ApneaLink™ for the Screening of Sleep Apnea: a Novel and Simple Single-Channel Recording Device. J Clin Sleep Med. 2007 Jun 15; 3(4): 387–392. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1978315/

 

Como Confirmar o Diagnóstico de Apneia do Sono?
5 100% 8
Compartilhe:

Deixe um Comentário