Responsive image

Tratamento para Dor de Cabeça Moderada

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 7 de março de 2023 | Atualizado: 7 de março de 2023

Dor de Cabeça Moderada. O sintoma de dor em qualquer região do pescoço ou da cabeça é formalmente definido como cefaleia, o que popularmente conhecemos como dor de cabeça. A cefaleia tem diversas categorizações: leve, moderada e intensa.

Hoje, a medicina já dispõe de vários tratamentos diferentes para o tratamento para dor de cabeça moderada. Continue a leitura deste artigo para conhecê-los.

Em que Consiste a Dor de Cabeça Moderada

O primeiro passo para evitar dores de cabeça frequentes é determinar que tipo de dor de cabeça você tem. Usamos a EVA (escala visual analógica de dor) para medir a intensidade da cefaleia:

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.
  • 0 a 2 – dor leve;
  • 3 a 7 – dor moderada;
  • 8 a 10 – dor intensa.

Entretanto, essa escala não é um consenso e também podemos encontrar, na literatura, dor moderada sendo descrita como dor nível 5 a 7. A dor moderada é aquela que já começa a afetar a produtividade do paciente, pois o mesmo já não consegue realizar algumas de suas tarefas com a mesma qualidade.

A dor de cabeça moderada, dependendo de sua causa, pode causar sintomas como:

Observe atentamente os sinais e sintomas da dor de cabeça. Manter um diário de dor de cabeça pode ajudar a determinar seu tipo de dor de cabeça. Observe quando suas dores de cabeça ocorrem, seus sintomas e possíveis gatilhos. Dentre as principais causas da cefaleia moderada, ressaltamos aqui as mais comuns:

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.
  • Uso em excesso de medicamentos;
  • Tensão muscular;
  • Alterações no sono;
  • Estresse;
  • Sinusite;
  • Consumo de cafeína;
  • Consumo de alimentos os quais você é sensível;
  • Alterações hormonais femininas devido ao ciclo menstrual, uso de anticoncepcionais, menopausa e gravidez.

No caso da cefaleia moderada, é importante que o paciente realize o tratamento na primeira hora de dor com medicamentos orais para que a dor não evolua para uma dor intensa.

Tratamento para Dor de Cabeça Moderada

Se a causa da dor for tensional de nível moderado (em que a pessoa sente muita dor nas têmporas, no pescoço ou na nuca, mas não apresenta outros sintomas citados acima, como enjoo, sensibilidade a claridade, etc) e isso atrapalha suas atividades durante o dia, o melhor tratamento é o uso de medicamentos orais para relaxar a musculatura junto com analgésico e anti-inflamatório.

Uma forma comum de tratamento é utilizar uma combinação de fármacos e na primeira hora de dor.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

É possível tomar dipirona 2 gramas + metoclopramida 20mg + sumatriptano 100mg + Naproxeno 500mg.

A ideia é atacar forte, rápido e certeiro a dor. Para que ela termine em minutos. Por isso, muitos medicamentos juntos e logo no início da dor. E isso não é demais e não faz mal. O que não é correto é tomar essa sequência o tempo todo e várias vezes no mesmo dia. Se isso está acontecendo, está errado.

É necessário fazer outro tipo de tratamento para dor contínua e outra para prevenção. Mas quando vem uma dor moderada rapidamente, tem que fazer ela deixar de existir com os medicamentos corretos.

E se a dor não passar ou não melhorar, será necessário ir a um Pronto-Socorro. Além disso, procure atendimento de emergência se você tiver:

  • Uma dor de cabeça repentina e muito forte;
  • Dor de cabeça após uma lesão na cabeça ou queda;
  • Febre, rigidez no pescoço, erupção cutânea, confusão, convulsão, visão dupla, fraqueza, dormência ou dificuldade para falar;
  • Dor que piora apesar do tratamento.

Esses sintomas sugerem uma condição mais séria, por isso, é importante obter um diagnóstico e tratamento imediatos.

Também é importante considerar que se alguém tem alergia a algum dos medicamentos ou tem problemas de gastrite ou úlcera gástrica, ou problemas renais, não deve tomar essa sequência.

Quase todo mundo tem dores de cabeça e muitos não precisam se preocupar. Mas se as dores de cabeça estão atrapalhando suas atividades, seu trabalho ou sua vida pessoal, é hora de consultar um médico neurologista de sua confiança. As dores de cabeça nem sempre podem ser evitadas, mas seu médico pode ajudá-lo a controlar os sintomas.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 6 de setembro de 2018 e Atualizado em: 07 de março de 2023

Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 23/02/2024