Neurologista - Dr. Willian Rezende

Tratamento para Dor de Cabeça Moderada


Tratamento para Dor de Cabeça Moderada

O sintoma de dor em qualquer região do pescoço ou cabeça é formalmente definido como cefaleia, o que popularmente conhecemos como dor de cabeça. A cefaleia tem diversas categorizações: leve, moderada e intensa. Hoje a medicina já dispõe de vários tratamentos diferentes para o tratamento para dor de cabeça moderada.

Dor de Cabeça Moderada

Dentre as principais causas da cefaleia, ressaltamos aqui as mais comuns: Uso em excesso de medicamentos, tensão muscular, sinusite, consumo de cafeína e alterações hormonais femininas devido ao ciclo menstrual, uso de anticoncepcionais, menopausa e gravidez.

Usamos a EVA(escala visual analógica de dor) para medir a intensidade da cefaleia:

  • 0 a 2 – dor leve;
  • 3 a 7 – dor moderada;
  • 8 a 10 – dor intensa.

Entretanto, essa escala não é um consenso e também podemos encontrar na literatura dor moderada sendo descrita como dor nível 5 a 7. A dor moderada já começa a afetar a produtividade do paciente, pois o mesmo já não consegue realizar algumas de suas tarefas com a mesma qualidade.

Tratamento para Dor de Cabeça Moderada

No caso da cefaleia moderada é importante que o paciente realize o tratamento na primeira hora de dor com medicamentos orais para que a dor não evolua para uma dor intensa.

A dor de cabeça moderada, dependendo de sua causa, pode causar sintomas como: enjoo, dor pulsátil, alteração visual, sensibilidade à claridade e barulho.

Se a causa da dor for tensional de nível moderado (em que a pessoa sente muita dor nas têmporas, no pescoço ou na nuca mas não apresenta outros sintomas citados acima como enjoo, sensibilidade a claridade, etc) e isso atrapalha suas atividades durante o dia, o melhor tratamento é o uso de medicamentos orais para relaxar a musculatura junto com analgésico e anti-inflamatório.

Uma forma comum de tratamento é o tratamento combinado e na primeira hora de dor.

É possível tomar dipirona 2 gramas + metoclopramida 20mg + sumatriptano 100mg + Naproxeno 500mg.

A ideia é de atacar forte, rápido e certeiro a dor. Para que ela termine em minutos. Por isso muitos medicamentos juntos e logo no início da dor. E isso não é demais e não faz mal. O que não é correto é tomar essa sequência o tempo todo e várias vezes no mesmo dia. Se isso está acontecendo está errado. É necessário fazer outro tipo de tratamento para dor contínua e outra para prevenção. Mas quando vem uma dor moderada rapidamente tem que fazer ela deixar de existir com os medicamentos corretos.

E se a dor não passar ou não melhorar será necessário ir a um pronto socorro. Também tem que ter a lembrança de que se alguém tem alergia a algum dos medicamentos ou tenha problemas de gastrite ou úlcera gástrica ou problemas renais não deve tomar essa sequência.

Referências:

1 – Headache

https://www.amjmed.com/article/S0002-9343(17)30932-4/fulltext

Tratamento para Dor de Cabeça Moderada
4 80% 3
Compartilhe:

Deixe um Comentário