Responsive image

Depressão Sazonal – Sim, o Clima Pode Afetar o Humor

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Emoções

Publicado: 12 de setembro de 2023 | Atualizado: 12 de setembro de 2023

Qual você prefere, verão ou inverno, calor ou frio? Sabia que isso pode ser muito mais do que uma simples questão de predileção? Durante o frio do inverno, não é raro se sentir desanimado. Os dias são mais curtos, o clima é frio e escuro, porém isso pode ser um dos sintomas da Depressão de Inverno ou Tristeza de Inverno, também conhecida como Transtorno Afetivo Sazonal, que apesar dos nomes poéticos, pode se tornar um quadro bem sério.

Continue lendo e para saber mais sobre o que é depressão sazonal e seus sintomas.

O que é o Transtorno Afetivo Sazonal (TAS)

O TAS ou Transtorno Afetivo Sazonal é um tipo de depressão que está relacionada com a mudança das estações do ano, o tipo mais comum do transtorno é aquele que ocorre no inverno, a chamada Tristeza de Inverno ou Depressão de Inverno, podendo começar já no final do outono.

Teste de Depressão (PDQ-9)
Esse teste é adaptado do PDQ-9 para quantificação do grau de depressão

A Depressão Sazonal pode acontecer também nos meses de primavera e verão, porém esses casos são mais raros. O Transtorno Afetivo Sazonal é um tipo relativamente comum de depressão, principalmente em locais onde o clima varia regularmente ao longo do ano, estimativas apontam que afeta entre 1% e 6% da população, sendo mais comum nas mulheres, que são afetadas quatro vezes mais que os homens.

Apesar de seu nome poético, Winter Blues ou “Tristeza de Inverno” é uma versão TAS com sintomas mais moderados. Afetando entre 10 e 20% das pessoas, a Tristeza de inverno pode causar melancolia, pensamentos tristes e solidão, isolamento e falta de vontade de sair de casa, fazer exercícios ou socializar. A tristeza de Inverno pode evoluir com o tempo para Depressão de Inverno ou Transtorno Afetivo Sazonal, agravando cada vez mais seus sintomas, podendo se tornar patológico.

Holiday Blues

Não confunda Winter Blues ou TAS com Holiday Blues “tristeza de feriado”, algumas pessoas apresentam um quadro de depressão mais intensa perto de feriados como no final do ano, isso é provado por causa de gatilhos que trazem lembranças e pensamentos dolorosos para o paciente, levando a sintomas como, pensamentos intrusivos, solidão, isolamento, emoções fortes e ansiedade extrema em torno dos feriados.

Crise de pânico - Como reconhecer e ter controle
Este livro contém elementos para reconhecer uma crise de pânico e técnicas para como se controlar quando isso acontecer

Entretanto apesar das semelhanças com TAS, suas causas e sintomas são totalmente diferentes, enquanto uma tem como gatilho as mudanças climáticas, a outra tem como gatilho os próprios eventos de fim de ano.

Causas e Sintomas

A Causa do Transtorno Afetivo Sazonal ou depressão de inverno não é totalmente conhecida mas sabe-se que está relacionada com a genética do paciente e distúrbios hormonais causados pela diminuição de exposição solar durante o outono e inverno, que é menor nos meses mais frios, resultando em alterações hormonais, como a serotonina e a melatonina, responsáveis por regular o ciclo circadiano.

Os ritmos circadianos são as mudanças que sofremos tanto mental, quanto fisicamente, durante um ciclo de 24 horas. Essas mudanças são guiadas pela luz e escuridão naturais, representando o dia e a noite.

Não deixe as emoções te dominarem!
Problemas com emoções não são normais e nem frescura, não importa a idade. Busque ajuda com um profissional da saúde.

A luz solar também é uma importante fonte de vitamina D que é responsável pela produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Com a falta de luz solar, nosso corpo tem dificuldade de produzir vitamina D e serotonina, facilitando a aparecimento de transtornos depressivos.

O Transtorno Afetivo Sazonal é mais comum em países ao norte do globo, devido a seu clima mais frio e a fraca exposição dos raios solares, tornando tanto os dias quanto a noite mais escuras.

Os principais sintomas da depressão sazonal ou depressão do inverno são:

  • Mudança de apetite, com um desejo especial de comidas doces e ricas em amido;
  • Perda de sono;
  • Ganho de peso;
  • Sensação “pesada” nos braços e pernas;
  • Queda dos níveis de energia;
  • Fadiga;
  • Sonolência excessiva;
  • Dificuldades de concentração;
  • Irritabilidade;
  • Depressão;
  • Aumento da sensibilidade à rejeição social;
  • Queda de desempenho no trabalho;
  • Evitação de situações sociais.

Tipos de Tratamento

Existem alguns tipos de tratamento para o Transtorno Afetivo Sazonal, para muitos pacientes o melhor tratamento para TAS é a Fototerapia.

A Fototerapia ou terapia com luz é um tipo de tratamento que consiste na aplicação de luzes artificiais sobre o paciente durante 30 minutos por dia, servindo de reposição pela falta de luz solar. Esse tratamento pode mostrar uma melhora dos sintomas na primeira semana de uso.

A terapia com luz também mostrou-se eficiente no tratamento de outros tipos de depressão. No entanto, existem alguns efeitos colaterais como irritação nos olhos, inquietação e dores de cabeças, por isso é importante manter o contato direto com o médico, realizando a fototerapia em hospitais ou mesmo na clínica.

A psicoterapia auxilia no tratamento de TAS. Realizada por psicólogos, esta terapia é focada em ajudar o paciente a controlar suas emoções em diferentes situações. Também é recomendado passar com um profissional de terapia cognitivo comportamental.

Em alguns casos é utilizado o auxílio de medicamentos antidepressivos, como bupropiona, citalopram, sertralina ou paroxetina. A suplementação com vitamina D também pode ajudar a regular os níveis de vitamina D e serotonina no sangue. E a melatonina também pode ser uma opção de tratamento para os distúrbios do ritmo circadiano, assim como a recomendação de uma mudança nos hábitos alimentares dos pacientes, praticar esportes e higiene do sono.

Existe um método de tratamento mais natural para TAS, como manter janelas abertas durante o dia, assim como se sentar perto da janela para receber diretamente raios solares.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Emoções

Os transtornos emocionais caracterizam-se por disfunções comportamentais e cerebrais, que afetam a saúde psicológica e a qualidade de vida dos pacientes. Distúrbios como depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e fobia social estão inclusos nesta categoria. As causas, sintomas, e terapias variam de acordo com a condição. É essencial buscar ajuda especializada para diagnosticar e tratar adequadamente o problema.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 19/05/2024