O Clima pode Afetar o Humor, o que clinicamente conhecemos como Depressão Sazonal, uma vez que o quadro apresenta relação com as mudanças climáticas ou a troca das estações, especialmente para as mais frias (outono e inverno).
Mas isso não significa que esse tipo de depressão não possa apresentar, em alguns casos, relação com os sentimentos de frustração e irritabilidade, e, consequentemente, o clima quente, sendo exclusivamente desencadeada pelas alterações sazonais.
Igualmente nomeada de transtorno afetivo sazonal ou depressão de inverno, essa não é uma exclusividade dessas épocas do ano, porque existem pessoas que podem apresentar o mesmo quadro na primavera ou verão, especialmente em quem vive em ambientes fechados, frios e escuros, e tem histórico de transtorno afetivo, bipolar ou mesmo de depressão na família.
A depressão sazonal, apesar de ainda ser objeto de estudo, tem tendências de acometer majoritariamente as pessoas do sexo feminino, adultas jovens e que tenham outro transtorno de humor, como o bipolar ou depressivo, por exemplo.
Esse tipo de quadro tende a surgir em decorrência de menor exposição solar, um fator que acaba resultando em alterações nos níveis de dopamina, melatonina, noradrenalina e serotonina, responsáveis por regular o ciclo circadiano, humor e sono.
E especificamente a depressão sazonal de verão (até mesmo na primavera) tende a ser causada por uma combinação de problemas ambientais e fisiológicos, além de alergias, alteração no humor e exaustão, mudanças de rotina e ansiedade por demonstrar uma reação condizente com a estação, por exemplo.
Seja um caso de depressão sazonal de inverno ou verão, existem sintomas característicos desse tipo de quadro, tais como:
Uma das medidas de prevenção envolve observar se há presença de algum dos sintomas característicos e marcar uma consulta médica antes da mudança de estações ou quando há indícios de virada no tempo, seja para dias mais frios ou quentes.
Outra recomendação benéfica para os casos de depressão sazonal inclui priorizar as práticas de atividades ao ar livre, expondo-se ao sol com segurança e em horários apropriados para diminuir os riscos de onda de calor ou problemas cutâneos futuros.
Assim como é válido tentar ter uma vida social ativa e manter as janelas e cortinas abertas para favorecer a entrada de luz natural pelo maior tempo possível e, se possível, se posicionar próximo para usufruir dos benefícios enquanto realiza suas atividades.
Higiene do sono, dieta balanceada e prática regular de exercícios físicos podem até ser recomendações que se enquadram em outras situações, mas igualmente eficazes diante de um quadro de depressão sazonal.
Além de ser ideal manter as consultas de acordo com a periodicidade indicada pelo seu médico de confiança, que pode recomendar medicamentos, psicoterapia, fototerapia, tratamento natural e uma abordagem multidisciplinar, envolvendo até um especialista em Neurologia, para cuidar do seu caso de Depressão Sazonal, visando seu bem-estar e sua qualidade de vida.
Artigo publicado em: 12 de set de 2023 e atualizado em 01 de abril de 2025
Os transtornos emocionais caracterizam-se por disfunções comportamentais e cerebrais, que afetam a saúde psicológica e a qualidade de vida dos pacientes. Distúrbios como depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e fobia social estão inclusos nesta categoria. As causas, sintomas, e terapias variam de acordo com a condição. É essencial buscar ajuda especializada para diagnosticar e tratar adequadamente o problema.
Agende sua Consulta!
Tags:depressão, Depressão de Inverno, Depressão Sazonal, emoções, Transtorno Afetivo Sazonal
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.