

Principais Sinais do TDAH podem ser determinantes para que o médico especialista em Neurologia consiga confirmar ou não o seu diagnóstico, fator importante para iniciar o tratamento o quanto antes, proporcionando uma melhora na sua qualidade de vida.
Diante disso, conheça os Principais Sinais do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e confira se Você se Identifica com Algum deles ao continuar a leitura deste artigo.
Primeiramente, é importante saber que o TDAH é uma condição relacionada à atenção e/ou hiperatividade, com possibilidade de uma pessoa ter a forma mais desatenta, hiperativa ou mista.
Além disso, é classificado em subtipos, em que podemos identificar características mais impulsiva, explosiva, com tendência a abuso de substâncias, de procrastinação ou dificuldade para concluir tarefas, o que acaba tornando-a uma doença com espectro amplo.
Por isso, há possibilidade de um adulto receber o diagnóstico de TDAH mesmo que na infância essa hipótese não tenha sido cogitada. Logo, sua confirmação tende a surgir tanto na infância quanto na vida adulta, especialmente, quando são observados determinados sinais típicos do TDAH.
Um dos principais sinais do TDAH é a agitação, especialmente em quem tem a forma hiperativa, porque não conseguem ficar quietos, se mexendo constantemente, mudando de posição ou lugar, o que pode, consequentemente, fazer com que acabem interrompendo os outros, uma vez que falar demais também enquadra-se como uma de suas características.
Igualmente temos como um dos principais sinais do TDAH os atrasos frequentes, mesmo que a pessoa se dedique em ser o oposto em diferentes situações. Isso porque, nesta condição, ela não consegue planejar corretamente nem cronometrar o tempo adequadamente, por exemplo.
No TDAH, a pessoa apresenta dificuldade para controlar as emoções, sendo assim, facilmente fica irritada, frustrada, desmotivada e explosiva, ou seja, é conhecida por ter uma desregulação emocional significativa.
A dificuldade em ser organizado(a) também é um dos principais sinais do TDAH, uma vez que seguir as tarefas dadas é difícil, sendo possível observar que acabam esquecendo alguma delas ou têm problemas para cronometrar o tempo para terminá-las ou entregá-las dentro do prazo, ou até para priorizar as demandas.
A distração está relacionada à queixa de que não escuta, uma vez que, ao iniciar uma conversa, a sua mente acaba se distraindo com outra ideia ou sua atenção é desviada para algum ponto do ambiente, um barulho ou qualquer outro fator que o(a) impeça de escutar o que está sendo falado.
Outro fator que se enquadra entre os principais sinais do TDAH é se as pessoas dizem que você é muito esquecido(a), fica perdendo as chaves e a carteira com frequência, esquece guarda-chuva, tarefas, o que foi dito ou feito, e perde compromissos, por exemplo.
Falta de concentração, seja para assistir uma aula do início ao fim, ler ou realizar uma atividade relativamente monótona, por exemplo, também podem ser indícios de quem tem TDAH e é importante buscar atendimento de um médico especialista em Neurologia para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento o quanto antes.
A impulsividade é outro dos principais sinais do TDAH, ou seja, a pessoa tem dificuldade para controlar os impulsos, tendo a sensação de insuficiência, imediatismo ou apresenta problemas para permanecer quieta ou parada, gerando um possível arrependimento depois.
Não concluir as tarefas, os projetos ou propósitos também é um dos principais sinais do TDAH, e os motivos são os mais variados, como dificuldade para manter a concentração, a atividade ser muito longa, distração, tédio e se dispersar com facilidade, por exemplo.
E, atualmente, quando há suspeita de TDAH em um adulto, normalmente, a(s) dificuldade(s) apresentada(s) durante a infância não receberam a devida atenção, especialmente até os anos 80 / 90, porque não era comum ter uma avaliação nas escolas ou pelos médicos diante de alguns indícios, com exceção dos casos graves, em que os sinais eram bastante evidentes.
Estes são os Principais Sinais do TDAH que podem nos levar para o diagnóstico. Então, se Você se Identificou com Algum, agende um horário com um médico especialista em Neurologia para que o quadro seja confirmado, os devidos exames realizados e o tratamento iniciado o quanto antes para melhorar a sua qualidade de vida, seja por meio de uma abordagem medicamentosa ou não.
Agende sua Consulta!
Tags:Diagnóstico de TDAH, indícios de quem tem TDAH, Sinais do TDAH
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.