Responsive image

O que é TDAH (Déficit de Atenção e Hiperatividade)?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Neurologia Geral, TDAH

Publicado: 15 de maio de 2019 | Atualizado: 22 de abril de 2020

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é uma condição crônica que afeta milhões de crianças, podendo acompanhar o paciente até a idade adulta. O TDAH define-se por uma combinação de problemas persistentes, como dificuldade para manter a atenção, hiperatividade e comportamento impulsivo.

Características do TDAH

Desatenção

Quando uma pessoa tem dificuldades para realizar uma tarefa, não persiste, é desorganizada e não consegue manter o foco. Esses problemas não se devem ao desafio ou falta de compreensão.

Hiperatividade

Quando a pessoa parece estar constantemente agitada, inclusive em situações em que se movimentar não é apropriado, assim como falar excessivamente. Em adultos, pode se apresentar como uma extrema inquietação e a realização de atividades constantes.

Teste de TDAH
Teste de rastreio para transtorno de déficit de atenção

Impulsividade

Quando uma pessoa age de maneira precipitada e sem pensar, realizando ações momentâneas que podem ter um alto potencial de dano. Uma pessoa impulsiva pode ser socialmente intrusiva ou tomar decisões importantes sem considerar as consequências a longo prazo.

Sintomas do TDAH

Desatenção e hiperatividade (com características impulsivas) são os principais sinais do transtorno. Algumas pessoas apresentam apenas um dos comportamentos citados, enquanto outras têm desatenção e hiperatividade-impulsividade. A maioria das crianças tem o tipo combinado de TDAH.

Fatores de Risco do TDAH

Ainda não se sabe ao certo o que causa o TDAH. Como muitas outras doenças, vários fatores podem contribuir para o seu surgimento, como:

Guia objetivo e visual do TDAH em adultos
Esse livro é feito para o TDAH, numa linguagem didática e clara sobre quais são os sintomas da doença em adultos e como é possível tratá-la.
  • Genética;
  • Consumo de cigarros, álcool ou drogas durante a gravidez;
  • Exposição a toxinas ambientais durante a gravidez ou em uma idade jovem;
  • Baixo peso de nascimento;
  • Lesões cerebrais.

O TDAH é mais comum em homens que em mulheres, e as mulheres são mais propensas a ter problemas relacionados à desatenção. Outras condições como dificuldades de aprendizagem, transtorno de ansiedade, transtorno de conduta, depressão e abuso de substâncias, são comuns em pessoas com TDAH.

Tratamento do TDAH

Embora não haja cura para esta condição, os tratamentos atualmente disponíveis podem ajudar a reduzir os sintomas e melhorar o bem estar. Os tratamentos incluem medicação, psicoterapia, educação, treinamento ou uma combinação de várias abordagens.

Medicamentos

Reduzem a hiperatividade e a impulsividade, melhoram a capacidade de concentração, trabalho e aprendizado, e também melhoram a coordenação física.  Alguns incluem:

Vença a desatenção e mostre a sua verdadeira capacidade oculta pelo TDAH!
Saiba como vencer o TDAH e consiga iniciar e terminar suas tarefas. Marque uma consulta na Regenerati.
  • Estimulantes –  tipo mais comum de medicamento usado para tratar o TDAH;
  • Não estimulantes – levam mais tempo para começar a funcionar do que os estimulantes, mas também podem melhorar o foco, a atenção e a impulsividade em uma pessoa com TDAH;
  • Antidepressivos.

Psicoterapia

A realização da psicoterapia para tratar o TDAH pode ajudar os pacientes e suas famílias a lidar melhor com os problemas do cotidiano. Dentre as psicoterapias, estão a terapia comportamental, familiar e conjugal.

Educação e Treinamento

Crianças com este distúrbio precisam de orientação e compreensão de seus pais, famílias e professores para atingir seu pleno potencial e ter sucesso. Para as que estão em idade escolar, a frustração, a culpa e a raiva podem ter se acumulado dentro de uma família antes mesmo da criança receber o diagnóstico.

Pais e filhos podem precisar de ajuda especial para superar sentimentos negativos. Os profissionais de saúde mental podem educar os pais sobre o TDAH e explicar como isso afeta a família. Eles também ajudarão a criança e seus pais a desenvolver novas habilidades, atitudes e formas de se relacionarem.

Fonte: https://www.biologicalpsychiatryjournal.com/article/S0006-3223(19)30125-8/fulltext

Compartilhe:


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 16/04/2024