Neurologista - Dr. Willian Rezende

O que é TDAH (Déficit de Atenção e Hiperatividade)?


O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é uma condição crônica que afeta milhões de crianças, podendo acompanhar o paciente até a idade adulta. O TDAH define-se por uma combinação de problemas persistentes, como dificuldade para manter a atenção, hiperatividade e comportamento impulsivo.

Características do TDAH

Desatenção

Quando uma pessoa tem dificuldades para realizar uma tarefa, não persiste, é desorganizada e não consegue manter o foco. Esses problemas não se devem ao desafio ou falta de compreensão.

Hiperatividade

Quando a pessoa parece estar constantemente agitada, inclusive em situações em que se movimentar não é apropriado, assim como falar excessivamente. Em adultos, pode se apresentar como uma extrema inquietação e a realização de atividades constantes.

Impulsividade

Quando uma pessoa age de maneira precipitada e sem pensar, realizando ações momentâneas que podem ter um alto potencial de dano. Uma pessoa impulsiva pode ser socialmente intrusiva ou tomar decisões importantes sem considerar as consequências a longo prazo.

Sintomas do TDAH

Desatenção e hiperatividade (com características impulsivas) são os principais sinais do transtorno. Algumas pessoas apresentam apenas um dos comportamentos citados, enquanto outras têm desatenção e hiperatividade-impulsividade. A maioria das crianças tem o tipo combinado de TDAH.

Fatores de Risco do TDAH

Ainda não se sabe ao certo o que causa o TDAH. Como muitas outras doenças, vários fatores podem contribuir para o seu surgimento, como:

  • Genética;
  • Consumo de cigarros, álcool ou drogas durante a gravidez;
  • Exposição a toxinas ambientais durante a gravidez ou em uma idade jovem;
  • Baixo peso de nascimento;
  • Lesões cerebrais.

O TDAH é mais comum em homens que em mulheres, e as mulheres são mais propensas a ter problemas relacionados à desatenção. Outras condições como dificuldades de aprendizagem, transtorno de ansiedade, transtorno de conduta, depressão e abuso de substâncias, são comuns em pessoas com TDAH.

Tratamento do TDAH

Embora não haja cura para esta condição, os tratamentos atualmente disponíveis podem ajudar a reduzir os sintomas e melhorar o bem estar. Os tratamentos incluem medicação, psicoterapia, educação, treinamento ou uma combinação de várias abordagens.

Medicamentos

Reduzem a hiperatividade e a impulsividade, melhoram a capacidade de concentração, trabalho e aprendizado, e também melhoram a coordenação física.  Alguns incluem:

  • Estimulantes –  tipo mais comum de medicamento usado para tratar o TDAH;
  • Não estimulantes – levam mais tempo para começar a funcionar do que os estimulantes, mas também podem melhorar o foco, a atenção e a impulsividade em uma pessoa com TDAH;
  • Antidepressivos.

Psicoterapia

A realização da psicoterapia para tratar o TDAH pode ajudar os pacientes e suas famílias a lidar melhor com os problemas do cotidiano. Dentre as psicoterapias, estão a terapia comportamental, familiar e conjugal.

Educação e Treinamento

Crianças com este distúrbio precisam de orientação e compreensão de seus pais, famílias e professores para atingir seu pleno potencial e ter sucesso. Para as que estão em idade escolar, a frustração, a culpa e a raiva podem ter se acumulado dentro de uma família antes mesmo da criança receber o diagnóstico.

Pais e filhos podem precisar de ajuda especial para superar sentimentos negativos. Os profissionais de saúde mental podem educar os pais sobre o TDAH e explicar como isso afeta a família. Eles também ajudarão a criança e seus pais a desenvolver novas habilidades, atitudes e formas de se relacionarem.

Fonte: https://www.biologicalpsychiatryjournal.com/article/S0006-3223(19)30125-8/fulltext

O que é TDAH (Déficit de Atenção e Hiperatividade)?
5 100% 4
Compartilhe

Neurologia Geral

A Neurologia é a especialidade médica que se dedica a investigar, diagnosticar e tratar as enfermidades que podem afetar o sistema nervoso central e periférico (cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula espinhal e nervos). A categoria de Neurologia Geral aborda diferentes condições de saúde que se encaixam dentro de temas neurológicos. Podendo incluir problemas distintos, com gravidades e manifestações diversas.



Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Uma resposta para “O que é TDAH (Déficit de Atenção e Hiperatividade)?”

  1. Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo. Quero ler mais o contéudo top de vocês muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *