Neurologista - Dr. Willian Rezende

Quem Já Teve AVC Pode ter Outro AVC?


É muito importante para a saúde ficar atento a possíveis acontecimentos, principalmente quando se trata de um acidente vascular cerebral. Atualmente, existem estudos afirmando que 1 a cada 3 pessoas que tiveram um AVC terão outro. Porém, existem formas de reduzir os riscos e prevenir a ocorrência de um novo AVC.

Neste artigo citaremos dicas de como você pode fazer isso, por exemplo, parar de fumar ou fazer o uso de um medicamento específico. Continue lendo este artigo para ter mais detalhes sobre o assunto, e se prevenir de um novo AVC.

Como o Primeiro AVC Acontece?

Antes de saber porque o acidente vascular cerebral pode acontecer novamente, precisamos saber as causas que fazem o primeiro AVC ocorrer. Ele ocorre quando o fornecimento de sangue em uma parte do cérebro é impedido por uma obstrução ou uma hemorragia.

Quando a circulação sanguínea é interrompida, o cérebro não consegue o oxigênio necessário para manter as células do cérebro vivas. E por isso as células mortas do cérebro não se recuperam.

O cérebro controla nossos atos, sentimentos, lembranças e ações, o que significa que se algo danificar o cérebro, isso pode afetar nossas capacidades de acordo com a parte onde ocorreu o AVC e o que essa parte controla.

Sintomas comuns de um acidente vascular cerebral incluem:

  • Paralisia em um lado do corpo;
  • Esmorecimento e fraqueza em um lado do corpo;
  • Problemas na fala;
  • Perda de visão ou visão turva.

As pessoas mais propensas a ter um acidente vascular cerebral são os idosos e as pessoas com problemas de saúde que podem interferir diretamente no bombear do sangue para o cérebro, como pressão arterial alta (hipertensão) e diabetes.

Fatores de vida como dieta, uso do cigarro, bebidas alcoólicas e prática inadequada de atividades físicas podem aumentar as chances de desenvolver um AVC, já que esses atos podem causar estreitamento, revestimento, endurecimento e enfraquecimento dos vasos sanguíneos, ou até engrossar o sangue, sendo fatores de risco graves para o AVC.

Para se prevenir do acidente vascular cerebral, evite fumar, beber em excesso, e só faça atividades físicas e dietas com auxílio de um profissional, pois essas medidas podem se tornar fatores de risco.

Quem já Teve um AVC Pode ter Outro?

Se não forem tomadas medidas preventivas, outro acidente vascular cerebral pode ocorrer. Mesmo depois do primeiro AVC, não é tarde para mudar o seu estilo de vida e melhorar a sua saúde. Esse perigo é muito real, as estatísticas apontam que uma a cada três pessoas que tiveram AVC, sofrem desse mal novamente. Isso significa mais ou menos 40% de chance de recorrência.

Procure avaliação após o primeiro AVC: faça uma bateria de exames que encontre a causa, para que você (paciente) possa diminuir as possibilidades de passar por isso novamente.

Se o seu risco de acidente vascular cerebral for considerado alto, você deve ser encaminhado para um especialista e, se possível, receber uma ressonância magnética ou TAC do cérebro – usualmente no prazo de 24 horas. Caso contrário, deve consultar um especialista dentro de 7 dias a partir do início dos sintomas.

Para saber mais sobre o assunto, assista o vídeo:

Clique aqui para participar do nosso Quiz e veja se têm chances de ter AVC!

Fonte: https://www.stroke.org/we-can-help/survivors/stroke-recovery/first-steps-to-recovery/preventing-another-stroke/

Quem Já Teve AVC Pode ter Outro AVC?
5 100% 7
Compartilhe:


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

resu

Deixe um Comentário