Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Risco de AVC: Saiba Mais!

Categorias: AVC, NOTÍCIAS




Risco de AVC: Saiba Mais!

Publicado: 25/03/19 | Atualizado: março 26, 2019

O AVC (acidente vascular cerebral) é uma emergência médica que acontece quando o fluxo sanguíneo do cérebro é interrompido. Quando isso acontece, as células cerebrais começam a morrer em poucos minutos.

Antes de continuar lendo o artigo, é importante saber que o AVC pode atingir qualquer pessoa, seja criança, adolescente, adulto ou idoso. A  maioria dos casos ocorrem na velhice, mais a frequência maior de AVCs nos idosos não anula as chances de AVC nas outras pessoas.

Risco de AVC – Tipos de AVC

Existem dois tipos de acidente vascular cerebral. O tipo mais comum, chamado AVC isquêmico, é causado por um coágulo sanguíneo que bloqueia ou obstrui um vaso sanguíneo no cérebro.

O outro tipo, chamado AVC hemorrágico, é causado por um vaso sanguíneo que se rompe e sangra no cérebro. “Mini-AVC” ou ataques isquêmicos transitórios (TIAs) ocorrem quando o suprimento de sangue para o cérebro é interrompido brevemente.

Risco de AVC – Fatores de Risco

Para descobrir se você está em risco de sofrer um AVC, existem alguns fatores de risco que aumentam as chances, como:

Ser Homem, Negro e/ou Idoso

Estudos comprovaram que pessoas do sexo masculino têm maior tendência de desenvolver AVC. Além disso, pessoas de pele negra também possuem uma tendência maior, assim como pessoas mais velhas.

Histórico de Outra Doença Vascular

Quem já teve um AVC, um pré-AVC, ou outra doença vascular têm maior tendência de sofrer um acidente vascular cerebral.

Doenças Cardíacas

As doenças do coração, principalmente aquelas relacionadas a arritmias (batimentos cardíacos desregulados), aumentam o risco de AVC. Isso acontece pois as arritmias causam uma irregularidade na corrente sanguínea, facilitando a formação de coágulos.

Fumar

O hábito de fumar está ligado a muitas doenças, e uma delas é o AVC. Mesmo quando o consumo do tabaco é pequeno, o risco de sofrer AVC aumenta, pois as substâncias químicas presentes na fumaça do cigarro passam dos pulmões para a corrente sanguínea e circulam pelo corpo, afetando todas as células e provocando diversas alterações no sistema circulatório.

Hipertensão Arterial

Também conhecida como “pressão alta”, está relacionada à pressão nas artérias que levam o sangue do coração para o resto do corpo. A pressão considerada normal para um adulto é em média 120/80 mmHg, o famoso 12 por 8. Quando a pressão está elevada, ela acaba lesionando os vasos sanguíneos do cérebro e pode causar um AVC.

Diabetes

A diabetes é causada por uma deficiência do hormônio insulina ou pela resistência dele. As pessoas com diabetes possuem um excesso de açúcar no sangue devido à essa condição, o que facilita o desenvolvimento de um AVC.

Sedentarismo

O sedentarismo é um fator muito significativo, pois pode levar ao aumento de peso, hipertensão, diabetes, níveis inadequados de colesterol no sangue, e a diversos fatores de risco. Não é necessário ser uma pessoa extremamente fitness para sair do sedentarismo, mas realizar uma atividade física leve regularmente pode significar sua vida. Caminhadas, yoga, alongamentos, entre outros são ótimos exemplos.

Anticoncepcional

O uso de pílulas anticoncepcionais pode se tornar um fator para o surgimento de AVC, principalmente em mulheres fumantes, com hipertensão arterial, ou com enxaqueca. Por isso é extremamente importante exigir todos os exames médicos, para seguir com um tratamento correto que não te prejudique.

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28157742


AVC

Popularmente conhecido como AVC, o Acidente Vascular Cerebral pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito, causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Dividido em dois subtipos, isquêmico e hemorrágico, o AVC pode ser evitado com a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável, abandono dos hábitos de fumar e ingerir álcool frequentemente.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!


Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 02/12/2019