Responsive image

O que São Doenças Neurodegenerativas?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Memória / Alzheimer

Publicado: 21 de março de 2023 | Atualizado: 21 de março de 2023

As doenças neurodegenerativas são várias condições que afetam o funcionamento do corpo. Essas condições são, normalmente, provocadas pela idade, mas nem sempre.

Doenças neurodegenerativas incluem condições como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Os distúrbios neurodegenerativos são progressivos, o que significa que eles pioram com o tempo.

Continue a leitura para saber mais sobre as doenças neurodegenerativas.

Teste de auto-percepção de memória
Tire suas dúvidas em relação a sua memória e faça o teste PDQ-5 de auto percepção de memória.

Sintomas de Doenças Neurodegenerativas

As doenças neurodegenerativas compartilham muitos sintomas comuns que progridem em gravidade quanto mais tempo você vive com a condição. Embora a medicação possa ajudar a controlar e, às vezes, até retardar a progressão, ela não pode pará-la.

Alguns deles incluem:

  • Funcionamento mental prejudicado;
  • Perda de controle muscular;
  • Levar mais tempo para aprender novas habilidades;
  • Perda de memória;
  • Desorientação;
  • Embotamento emocional;
  • Retraimento social;
  • Alucinações;
  • Delírios;
  • Depressão;
  • Experimentar pensamentos e sentimentos indesejados.

Causas

Abaixo estão algumas das causas de doenças neurodegenerativas:

Eu, minha memória e meus medos...
Conheça a história de uma mãe e filha que enfrentam diversos problemas relacionados a memória. Baixe o e-book e aprenda com elas o que deve ser feito para lidar com o Alzheimer.

Dano Neuronal

Acredita-se que as doenças neurodegenerativas sejam causadas por danos aos neurônios. Ao contrário de algumas partes do seu corpo, quando um neurônio é danificado, ele não consegue se substituir. E, conforme você envelhece, esses neurônios morrem.

Doenças neurodegenerativas causam a morte desses neurônios. Quando esses neurônios morrem, você experimenta sintomas que afetam seu funcionamento mental, movimento e sua capacidade de respirar ou falar.

Fatores Ambientais e Genéticos

Não está muito claro o que causa a maioria das doenças neurodegenerativas. Acredita-se que a maioria dessas condições seja causada por uma combinação de fatores ambientais e genéticos, como exposição prolongada a toxinas e certos produtos químicos.

Anda muito esquecido ultimamente?
Não ignore os problemas de memória, eles podem ser mais sérios do que parecem. Agende uma consulta na Clínica Regenerati e evite um possível Alzheimer.

Em alguns casos, parentes podem transmitir genes mutantes que podem causar o desenvolvimento de uma doença neurodegenerativa.

Acúmulo de Proteínas Anormais

Proteínas anormais no cérebro também têm sido associadas a muitas doenças neurodegenerativas. Essas proteínas anormais podem causar a morte das células nervosas do cérebro. Com a doença de Alzheimer, uma proteína conhecida como beta-amilóide tem sido associada ao desenvolvimento da doença.

A sinucleína é outra proteína anormal que foi observada no cérebro de pessoas com demência de corpos de Lewy, doença de Parkinson e atrofia de múltiplos sistemas.

Fatores de Risco

Certos fatores de risco podem aumentar o risco de desenvolver uma doença neurodegenerativa. O fator de risco mais significativo para o desenvolvimento de uma doença neurodegenerativa é a idade avançada.

À medida que envelhecemos, as células nervosas do cérebro têm maior probabilidade de morrer. Esses fatores incluem condições como doenças cardiovasculares ou trauma cerebral. Outros fatores incluem:

  • Fumar;
  • Dieta pobre;
  • Transtorno do uso de álcool;
  • Depressão;
  • Tumor cerebral;
  • AVC.

Tipos de Doenças Neurodegenerativas

Existem muitas formas diferentes de doenças neurodegenerativas. Alguns dos mais comuns são detalhados abaixo.

Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma das doenças neurodegenerativas mais comuns atualmente. Os sintomas comuns incluem:

  • Perda de memória;
  • Mudanças de personalidade.

Esclerose Lateral Amiotrófica

A esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig, é um tipo incomum de doença neurodegenerativa. Tem como alvo as células nervosas do cérebro que controlam o movimento muscular voluntário.

Os primeiros sinais da doença incluem rigidez muscular e fraqueza. Com o tempo, isso evoluirá para uma incapacidade de uma pessoa com a condição de andar, comer, falar ou mesmo respirar.

Doença de Huntington

A doença de Huntington é uma condição que faz com que você perca o controle sobre seu corpo. Também causa declínio cognitivo.

Os primeiros sintomas da doença incluem:

  • Depressão;
  • Leves movimentos involuntários;
  • Irritabilidade;
  • Poucas habilidades de tomada de decisão.

À medida que a condição progride, sintomas mais graves, como dificuldade para andar e engolir, aumento de movimentos involuntários e alterações de personalidade, se desenvolvem.

Demência com Corpos de Lewy

A demência com corpos de Lewy é uma condição causada por depósitos anormais de uma proteína no cérebro. A proteína alfa-sinucleína causa alterações químicas no cérebro que levam ao declínio cognitivo e às alterações de humor e comportamento.

Essa condição é muitas vezes confundida com a doença de Parkinson porque ambas as condições compartilham vários sintomas comuns. Os sintomas comuns da demência com corpos de Lewy incluem alucinações visuais e confusão.

Mal de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição que causa progressivamente dificuldade de movimento nas pessoas que vivem com ela. Os primeiros sinais da doença incluem tremores, os músculos tornam-se mais rígidos e os movimentos tornam-se mais difíceis.

Embora a condição seja marcada principalmente por dificuldade de movimento, ela também causa perda da função cognitiva.

Diagnóstico

Ao diagnosticar uma doença neurodegenerativa, a primeira coisa que seu médico provavelmente testará é sua função cognitiva.

Um declínio no funcionamento cognitivo é um sintoma comum de todas as doenças neurodegenerativas. No entanto, cada condição sob este termo também tem seus próprios critérios de diagnóstico.

Seu médico também pode solicitar exames de imagem cerebral, como uma ressonância magnética, para confirmar um diagnóstico.

Tratamento

Infelizmente, atualmente não há cura para doenças neurodegenerativas. Elas são tipicamente tratadas com uma combinação de medicação e terapias complementares.

A combinação exata e a forma das drogas dependem da forma de doença neurodegenerativa com a qual a pessoa foi diagnosticada.

O tratamento para cada forma da doença neurodegenerativa varia. No entanto, o tratamento, geralmente, se concentra em aliviar os sintomas da doença.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Memória / Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável e progressiva. A maioria das vítimas são pessoas idosas. A doença apresenta sintomas como perda de funções executivas e cognitivas (como a memória), causada pela morte de células cerebrais. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas existentes, retardando a evolução da doença. Os tratamentos indicados são divididos em farmacológicos e os não-farmacológicos.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024