Identificar o Alzheimer. Doença de Alzheimer é um tipo de demência conhecida pela perda das funções cognitivas (atenção, linguagem, memória e orientação) que, com o tempo, podem gerar incapacidade da pessoa realizar suas atividades diárias.
E devido à sua capacidade de afetar tanto as pessoas com DA quanto as que fazem parte do seu convívio, continue acompanhando este artigo para saber quais são os 08 Sinais para Identificar o Alzheimer, o que acaba possibilitando uma confirmação de diagnóstico e tratamento precoces, visando uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
O Alzheimer trata-se de uma demência neurodegenerativa que conta com estágios progressivos e sinais característicos capazes de induzir uma pessoa a cogitar um possível diagnóstico desse.
O primeiro sinal característico do Alzheimer é a dificuldade de memória, em que é comum observar os pacientes narrando a mesma história diversas vezes, perdendo ou esquecendo onde deixam objetos importantes. Do mesmo modo que igualmente pode ser identificado o esquecimento de fatos e experiências recentes, ou até mesmo são capazes de esquecer após serem lembrados por outra pessoa.
Outro sinal para identificar o Alzheimer é a perda crítica, ou seja, é incapaz de fazer um raciocínio crítico das situações. Desta forma, não consegue analisar porque algo não aconteceu como de costume, compreender mudanças de comportamento significativas ou sinais de que tem algo anormal acontecendo consigo, por exemplo.
Problemas para completar tarefas anteriormente fáceis são um dos 08 sinais para identificar o Alzheimer, como esquecer algum item básico da lista de compras do mês, de cumprir alguma função habitual ou etapas de processos que estava acostumada a realizar.
A dificuldade para resolução de problemas é outro indício de Doença de Alzheimer, seja dos menores aos maiores, do cotidiano ou algo pontual, dos mais simples até complexos; para a pessoa com o Alzheimer, o grau de dificuldade é elevado quando se trata deste assunto.
Mudanças no humor ou na personalidade também fazem parte dos sinais de DA, em que o paciente passa a, cada vez mais, se isolar, ter falta de vontade para socializar, desinteresse em conhecer pessoas e fica mais rabugento.
Problemas na comunicação, tanto escrita quanto falada, são comuns, uma vez que alterações na linguagem são comuns no Alzheimer. Por isso, acabam ficando com o vocabulário reduzido, encurtando e simplificando frases, diminuindo os assuntos e focando em conteúdo cotidiano.
No caso do Alzheimer, a confusão pode estar relacionada aos eventos, locais ou às pessoas, ou seja, pode apresentar confusão temporal (estar desorientada no tempo), não reconhecer os espaços comuns e ter dificuldade para reconhecer pessoas ou o que deveria fazer após alguma ação.
As alterações visuais igualmente constam como um dos 08 sinais para identificar o Alzheimer, em que as pessoas têm dificuldade para compreender as imagens que estão vendo, fazendo interpretações diferentes ao que está subentendido e tendo confusão ao pensar no que está sendo retratado.
Diante deste conteúdo é possível suspeitar mais facilmente de um possível quadro de Doença de Alzheimer, que embora conte com outras possíveis características, conta com os seus sinais típicos.
Apesar de citar os 08 Sinais para Identificar o Alzheimer, esta lista não substitui uma análise médica, preferencialmente por parte de um médico especialista em Neurologia, para confirmar a condição. Portanto, não hesite em agendar uma consulta para que possamos lidar da melhor forma possível com o seu caso, sempre prezando pelo seu bem-estar e pela sua qualidade de vida.
A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável e progressiva. A maioria das vítimas são pessoas idosas. A doença apresenta sintomas como perda de funções executivas e cognitivas (como a memória), causada pela morte de células cerebrais. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas existentes, retardando a evolução da doença. Os tratamentos indicados são divididos em farmacológicos e os não-farmacológicos.
Agende sua Consulta!
Tags:alzheimer comportamento, Identificar o Alzheimer, sintomas de Alzheimer
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.