Responsive image

Como Reconhecer os Sinais do Alzheimer

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Memória / Alzheimer

Publicado: 6 de maio de 2019

A perda de memória que perturba a vida diária pode ser um sintoma da doença de Alzheimer ou de outras demências. O mal de Alzheimer é uma doença cerebral que provoca um declínio lento na memória, pensamento e raciocínio. Existem alguns sintomas de alerta e sinais do Alzheimer. Se você notar algum deles, não ignore. Marque uma consulta com seu médico.

Perda de Memória que Atrapalha o Dia a Dia

Um dos sinais mais comuns da doença de Alzheimer, especialmente no estágio inicial, é esquecer informações recentes. Outros sinais comuns incluem esquecer datas ou eventos importantes, pedir repetidamente as mesmas informações e depender cada vez mais de auxílios ativadores de memória, como lembretes para recordar coisas que costumavam lidar sozinhos.

Dificuldade para Planejar ou Solucionar Problemas

Algumas pessoas podem apresentar mudanças na capacidade de desenvolver e seguir um plano criado, ou de trabalhar com números. Os pacientes podem ter dificuldades em seguir uma receita familiar ou acompanhar as contas mensais, e também podem ter problemas para se concentrar, levando muito mais tempo para realizar tarefas do que antes.

Dificuldade em Completar Tarefas

Pessoas com mal de Alzheimer geralmente acham difícil completar tarefas diárias. Às vezes, os pacientes podem ter dificuldades para dirigir até um local familiar, gerenciar um orçamento no trabalho ou lembrar as regras de um jogo favorito.

Confusão de Tempo ou Lugar

Pessoas com Alzheimer podem perder a noção de datas, estações e a passagem do tempo. Eles podem ter dificuldade em entender algo se não estiver acontecendo imediatamente. Pacientes podem até mesmo esquecer onde estão ou como chegaram lá.

Problema na Compreensão de Imagens

Para algumas pessoas, ter problemas de visão é um dos sinais do Alzheimer. Elas podem ter dificuldade em ler, saber a distância de algo e determinar uma cor ou contraste, o que pode causar problemas na direção.

Problemas com Palavras (na Fala ou na Escrita)

Pessoas com Alzheimer podem ter dificuldade em seguir ou participar de uma conversa. Eles podem parar no meio de uma conversa e não ter ideia de como continuar, ou podem ser repetitivas. Dificuldades com o vocabulário, problemas para encontrar a palavra certa ou chamar coisas pelo nome errado (por exemplo, chamar um “relógio” de “relógio de mão”) também são comuns.

Perder Objetos e Problemas para se Lembrar das Ações Feitas

Uma pessoa com doença de Alzheimer pode colocar as coisas em lugares incomuns. Os pacientes podem perder coisas e ser incapazes de se lembrar do que fizeram, dificultando a possibilidade de encontrá-los novamente. Também podem acusar outros de roubar. Isso pode ocorrer com mais frequência ao longo do tempo.

Perda de Raciocínio ou Raciocínio Pobre

Mudanças no julgamento ou na tomada de decisões são sinais comuns da condição. Por exemplo, pacientes podem raciocinar mal ao lidar com dinheiro, dando grandes quantias para os operadores, entre outras situações.

Retirada do Trabalho ou Atividades Sociais

Pacientes de Alzheimer podem se afastar de hobbies, atividades sociais, projetos de trabalho ou esportes que costumavam ser favoritos, além de apresentar dificuldade em acompanhar um time favorito ou lembrar-se de como completar um passatempo. Evitar socializar por causa das mudanças que sofreram é algo presente nos sintomas.

Mudanças de Humor e Personalidade

O humor e a personalidade das pessoas com Alzheimer podem mudar. Elas podem se tornar confusas, desconfiadas, deprimidas, assustadas ou ansiosas. Também podem ficar facilmente chateadas em casa, no trabalho, com amigos ou em lugares onde estão fora de sua zona de conforto.

Fonte: https://www.nhs.uk/conditions/alzheimers-disease/symptoms/

Compartilhe:


Memória / Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável e progressiva. A maioria das vítimas são pessoas idosas. A doença apresenta sintomas como perda de funções executivas e cognitivas (como a memória), causada pela morte de células cerebrais. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas existentes, retardando a evolução da doença. Os tratamentos indicados são divididos em farmacológicos e os não-farmacológicos.

Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 17/07/2024