Neurologista - Dr. Willian Rezende

Demência – Quando Suspeitar que Alguém tem Demência?


Quando Suspeitar que Alguém tem Demência (Alzheimer)?

Há certos momentos em que as pessoas temem ter familiares com alguma doença demencial, ou a própria pessoa fica preocupada em estar iniciando algum alguma doença degenerativa. Demência é todo processo de perda de funções neurológicas, como linguagem, dificuldade em lembrar, e a pessoa também pode experimentar deficiências em: expressividade, foco, raciocínio. Entenda melhor estes sinais ao longo deste artigo.

1. Mudanças tênues na memória de curto prazo

O problema com a memória pode ser um sintoma adiantado de demência. As mudanças normalmente são tênues e tendem a envolver memória de curto prazo. Uma pessoa idosa pode ser capacitada de lembrar de acontecimentos ocorridos há anos, porém não se recordar do que comeu no café da manhã.

Outros sintomas de mudanças na memória de curto prazo incluem deixar de lembrar onde eles deixaram alguma coisa, tendo que fazer esforço para lembrar porque eles entraram em uma sala típica, ou esquecendo o que eles devem fazer em um determinado dia.

2. Dificuldade em encontrar as palavras corretas

Outro sintoma adiantado de demência está em precisar empenhar-se para comunicar pensamentos. Uma pessoa com demência pode ter dificuldade em esclarecer alguma coisa ou achar as palavras corretas para se expressar. Ter uma conversa com uma pessoa que tenha demência pode ser difícil e pode levar mais tempo do que o habitual para entender.

3. Mudanças no humor

Mudanças no humor também são comuns em demência. Se você tem demência, nem sempre é fácil reconhecer isso em si mesmo, mas é possível identificar essa mudança em outra pessoa. A depressão, por exemplo, é típica da demência precoce.

Simultaneamente com mudanças de humor, você também pode ver uma mudança na personalidade. Um tipo natural de mudança de personalidade visto com demência, é uma mudança de ser tímido para extrovertido. Isso ocorre devido a condição comumente afetar o julgamento.

4. Apatia

A apatia (ou pouca afinidade) ocorre frequentemente na demência inicial. Uma pessoa com sintomas pode perder o interesse em hobbies ou atividades. Eles podem não querer mais sair ou realizar qualquer coisa divertida. Também podem perder o interesse em passar tempo com amizades e familiares, e podem parecer emocionalmente neutros.

5. Dificuldade em completar tarefas habituais

Uma mudança sutil na capacidade de completar tarefas habituais pode indicar que alguém tem demência inicial. Isso comumente começa com dificuldade em realizar funções mais complexas, como administrar um talão de cheques ou jogar jogos com muitas regras.

Juntamente com a luta para completar tarefas familiares, eles podem se esforçar para aprender como fazer coisas novas ou seguir novas rotinas.

6. Confusão

Alguém nas primeiras fases da demência pode ficar confuso. Quando a memória, o raciocínio ou o julgamento falham, pode aparecer confusão, já que eles não conseguem mais se lembrar de rostos, encontrar as palavras certas ou interagir com as pessoas normalmente.

A confusão pode ocorrer por vários motivos e se desenvolver em diferentes situações. Por exemplo: eles podem perder as chaves do veículo, não lembrar o que vem no dia seguinte, ou ter dificuldade para lembrar de alguém que conheceu antes.

7. Dificuldade seguindo os enredos

Dificuldade na sequência de histórias pode acontecer devido a demência inicial. Este é um sintoma clássico precoce.

Assim como encontrar e usar as palavras certas torna-se difícil, as pessoas com demência às vezes esquecem o significado das palavras que ouvem ou lutam para acompanhar diálogos ou programas de TV.

8. Um sentido de direção falho

O senso de direção e orientação espacial frequentemente começa a se deteriorar com o início da demência. Isso pode significar não reconhecer pontos de referência antes familiares e não lembrar direções usadas habitualmente. Também torna-se mais difícil seguir uma série de instruções e orientações passo a passo.

9. Sendo repetitivo

Repetição é comum em demência devido à perda de memória e mudanças comportamentais gerais. A pessoa pode repetir tarefas diárias, como fazer a barba, ou pode coletar itens obsessivamente. Eles também podem repetir as mesmas indagações em uma conversa depois de terem sido respondidas.

10. Lutando para se adaptar à mudança

Para alguém nos primeiros estágios da demência, a experiência pode causar medo. De repente, eles não conseguem se lembrar de pessoas que conhecem ou não acompanham o que os outros estão dizendo. Eles não conseguem lembrar porque foram até algum estabelecimento, e se perdem no caminho para casa.

Por causa disso, eles podem desejar uma rotina fixa, e sentir medo de vivenciar novas experiências. A dificuldade de adequação à mudança também é um sintoma típico da demência inicial.

Se você está preocupado com sintomas em você ou em alguma pessoa querida, você pode realizar alguns testes gratuitos para ajudar a compreender se é uma situação de buscar um médico ou não, e realizar os devidos exames para diagnóstico precoce, como avaliação neuropsicológica, exames do liquor, ressonância nuclear magnética, PET/CT Scan cerebral.

Clique no link a seguir para realizar o teste de auto avaliação de memória: https://www.willianrezende.com.br/teste-de-memoria-pdq5

Clique no link a seguir para realizar o teste de avaliação de risco de demência: https://www.willianrezende.com.br/teste-de-demencia-cdr

Clique no link a seguir para receber um E-book que narra a história de uma filha que luta contra seus problemas de memória e também tem que enfrentar os problemas de memória da mãe: https://m.me/neurologiahoje?ref=w2137769

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6153625/

Demência – Quando Suspeitar que Alguém tem Demência?
5 100% 1
Compartilhe:

Deixe um Comentário