Responsive image

Como Lidar com o Esquecimento no Alzheimer?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Memória / Alzheimer

Publicado: 6 de junho de 2023 | Atualizado: 6 de junho de 2023

Como Lidar com o Esquecimento no Alzheimer. Por diversos motivos e circunstâncias diferentes, as pessoas com Alzheimer esquecem facilmente das coisas (cotidianas ou não), dificultando as coisas para as pessoas ao seu redor.

Continue lendo este artigo para conhecer algumas estratégias de como lidar com o esquecimento em um ente querido com Alzheimer.

Descubra Como Lidar com o Esquecimento no Alzheimer

Nos estágios iniciais, a perda de memória e a confusão podem ser leves. A pessoa com demência pode estar ciente – e frustrada – das mudanças que estão ocorrendo, como dificuldade em lembrar eventos recentes, para tomar decisões ou processar o que foi dito por outras pessoas.

Teste de auto-percepção de memória
Tire suas dúvidas em relação a sua memória e faça o teste PDQ-5 de auto percepção de memória.

Nos estágios posteriores, a perda de memória se torna muito mais grave. Uma pessoa pode não reconhecer os membros da família, pode esquecer relacionamentos, chamar os membros da família por outros nomes ou ficar confuso sobre a localização da casa ou a passagem do tempo. Ele pode esquecer o propósito de itens comuns, como uma caneta ou um garfo. Essas mudanças são algumas das mais dolorosas para cuidadores e familiares.

Esses tipos de comportamento, às vezes, são incorretamente referidos como “senilidade” ou “demência senil”, o que reflete a crença anteriormente difundida, mas incorreta, de que o declínio mental grave é uma parte normal do envelhecimento.

Situações que envolvem perda de memória e confusão são extremamente difíceis para cuidadores e familiares. Atentar-se aos seguintes fatores pode ajudar-lhes a lidar com a situação:

Eu, minha memória e meus medos...
Conheça a história de uma mãe e filha que enfrentam diversos problemas relacionados a memória. Baixe o e-book e aprenda com elas o que deve ser feito para lidar com o Alzheimer.

Paciência

É sempre complicado lidar com a mudança de comportamento de alguém. O lapso da memória é uma situação muito difícil, pois significa que as pessoas em volta constantemente terão de lembrar o paciente do que ele esqueceu. Neste momento, tenha compaixão e foque no amor que sente por essa pessoa.

Saiba Ceder

Lembre-se de que você nunca ganhará uma discussão. Você pode até ter provas de que a pessoa está errada, mas você nunca vai convencê-la de que algo aconteceu de um jeito que eles não se lembram.

Lide com Repetições

Assim como ao criar filhos, temos de responder a mesma pergunta várias vezes. Pessoas com esquecimentos também passam por esse estágio dia após dia.

Anda muito esquecido ultimamente?
Não ignore os problemas de memória, eles podem ser mais sérios do que parecem. Agende uma consulta na Clínica Regenerati e evite um possível Alzheimer.

Remova Objetos que Possam Causar Confusão

Alguns objetos causam confusão e pioram o quadro de esquecimento no Alzheimer. Remova esses objetos, caso possível.

Recorde a Pessoa de Quem Você É

Em alguns casos, a pessoa esquecida pode confundir seus conhecidos com outros, como achar que o filho é o marido, entre outros. Esse tipo de situação pode ser desconfortável, mas tente sempre lembrar a pessoa de quem você é, por exemplo, frisando seu papel de filho ao chamar a paciente de mãe (ou outro relacionamento que se encaixar).

Não Esqueça de Cuidar de Você Mesmo

Isso é importante. Você não pode desistir de tudo para cuidar de seus pais (ou quem quer que esteja necessitando de cuidados). Um estudo mostrou que os cuidadores familiares correm mais risco de morte do que aqueles que estão sendo cuidados. Provavelmente, isso acontece devido ao estresse de cuidar do paciente. A pessoa que você está cuidando não tem estresse, ela está apenas vivendo.

Peça Ajuda!

Se você tem outros membros da família, talvez eles possam ajudar a cuidar do paciente. Isso é bom para você e para seus pais, porque, agora, eles têm alguém novo para conversar e contar as histórias que você ouviu todos os dias durante o último mês. Enquanto isso, você deve procurar relaxar e reduzir o estresse.

Tente Estimular a Mente dos Pacientes

Não os exclua de atividades que eles costumavam fazer, como ir ao mercado. É bom que eles vejam as coisas, visto que isso pode estimular memórias antigas, que podem ser tópicos de mais conversas quando estão em casa. Visitar um zoológico, um museu ou até mesmo um parque de diversões gera novos estímulos não apenas em seus pais, mas em você também.

Note que em quase todos os tópicos citados neste artigo, a paciência é essencial. Se você não se considera uma pessoa muito paciente, existem alguns exercícios que você pode fazer, como:

  • Respirar fundo e devagar, e contar até 10 para diminuir o ritmo cardíaco;
  • Concentrar-se conscientemente em relaxar seu corpo;
  • Aprender a gerenciar suas emoções (colocar-se no lugar do outro é fundamental para esse passo);
  • Falar e mover-se mais devagar, ou ter atitudes de pessoas calmas até você se acalmar de fato;
  • Praticar exercícios “calmantes”, como yoga ou pilates, e até mesmo meditação.

Problemas de memória podem ser experimentados de forma diferente por pessoas diferentes. Converse com o seu médico neurologista de confiança sobre os sintomas de perda de memória em seu ente querido e as formas de ajudá-lo a lidar e administrar seus sentimentos.

Assista ao Vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 28 de maio de 2019 e Atualizado em: 06 de junho de 2023

Compartilhe:


Memória / Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável e progressiva. A maioria das vítimas são pessoas idosas. A doença apresenta sintomas como perda de funções executivas e cognitivas (como a memória), causada pela morte de células cerebrais. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas existentes, retardando a evolução da doença. Os tratamentos indicados são divididos em farmacológicos e os não-farmacológicos.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 08/04/2024