Neurologista - Dr. Willian Rezende

Como Lidar com o Esquecimento no Alzheimer?


Por diversos motivos e circunstâncias diferentes, as pessoas com Alzheimer esquecem facilmente das coisas (cotidianas ou não), dificultando as coisas para as pessoas ao seu redor. Continue lendo este artigo para conhecer algumas estratégias de lidar com o esquecimento no Alzheimer.

Descubra Como Lidar com o Esquecimento no Alzheimer

Paciência

É sempre complicado lidar com a mudança de comportamento de alguém. O lapso da memória é uma situação muito difícil, pois significa que as pessoas em volta constantemente terão de lembrar o paciente do que ele esqueceu. Neste momento, tenha compaixão e foque no amor que sente por essa pessoa.

Saiba Ceder

Lembre-se de que você nunca ganhará uma discussão. Você pode até ter provas de que a pessoa está errada, mas você nunca vai convencê-la de que algo aconteceu de um jeito que eles não se lembram.

Lide com Repetições

Assim como ao criar filhos, temos de responder a mesma pergunta várias vezes. Pessoas com esquecimentos também passam por esse estágio, dia após dia.

Remova Objetos que Possam Causar Confusão

Alguns objetos causam confusão e pioram o quadro de esquecimento no Alzheimer. Remova esses objetos, caso possível.

Recorde a Pessoa de Quem Você É

Em alguns casos, a pessoa esquecida pode confundir seus conhecidos com outros, como achar que o filho é o marido, entre outros. Esse tipo de situação pode ser desconfortável, mas tente sempre lembrar a pessoa de quem você é, por exemplo, frisando seu papel de filho ao chamar a paciente de mãe (ou outro relacionamento que se encaixar).

Não Esqueça de Cuidar de Você Mesmo

Isso é importante. Você não pode desistir de tudo para cuidar de seus pais (ou quem quer que esteja necessitando de cuidados). Um estudo mostrou que os cuidadores familiares correm mais risco de morte do que aqueles que estão sendo cuidados. Provavelmente isso acontece devido ao estresse de cuidar do paciente. A pessoa que você está cuidando não tem estresse, ela está apenas vivendo.

Peça Ajuda!

Se você tem outros membros da família, talvez eles possam ajudar a cuidar do paciente. isso é bom para você e para seus pais, porque agora eles têm alguém novo para conversar e contar as histórias que você ouviu todos os dias durante o último mês. Enquanto isso, você deve procurar relaxar e reduzir o estresse.

Tente Estimular a Mente dos Pacientes

Não os exclua de atividades que eles costumavam fazer, como ir ao mercado. É bom que eles vejam as coisas, visto que isso pode estimular memórias antigas, que podem ser tópicos de mais conversas quando estão em casa. Visitar um zoológico, um museu ou até mesmo um parque de diversões gera novos estímulos não apenas em seus pais, mas em você também.

Note que em quase todos os tópicos citados nesse artigo, a paciência é essencial. Se você não se considera uma pessoa muito paciente, existem alguns exercícios que você pode fazer, como:

  • Respirar fundo e devagar, e contar até 10 para diminuir o ritmo cardíaco;
  • Concentrar-se conscientemente em relaxar seu corpo;
  • Aprender a gerenciar suas emoções (colocar-se no lugar do outro é fundamental para este passo);
  • Falar e mover-se mais devagar, ou ter atitudes de pessoas calmas até você se acalmar de fato;
  • Praticar exercícios “calmantes” como yoga ou pilates e até mesmo meditação.

Fonte: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1533317506292499

Compartilhe

Memória / Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável e progressiva. A maioria das vítimas são pessoas idosas. A doença apresenta sintomas como perda de funções executivas e cognitivas (como a memória), causada pela morte de células cerebrais. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas existentes, retardando a evolução da doença. Os tratamentos indicados são divididos em farmacológicos e os não-farmacológicos.



Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *