Responsive image

Fisioterapia na Dor Crônica – Conheça Esse Tratamento

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor

Publicado: 12 de julho de 2022 | Atualizado: 12 de julho de 2022

Há uma infinidade de tratamentos disponíveis para a dor crônica. A fisioterapia na dor crônica também é uma opção e pode ajudá-lo a controlar sua dor e recuperar sua mobilidade normal.

Se você tem dor crônica, trabalhar com um fisioterapeuta pode ajudar a reduzir seus níveis de dor e seu terapeuta pode lhe dar estratégias para mantê-la afastada.

Continue a leitura para conhecer como é a fisioterapia para dor crônica e o que você pode esperar do seu tratamento.

Teste de Fibromialgia
Esse teste aplica os critérios da academia americana de reumatologia para diagnosticar a Dor Miofascial ou Fibromialgia

Benefícios da Fisioterapia na Dor Crônica

A fisioterapia pode ser uma opção para tratar sua dor crônica e o trabalho com um fisioterapeuta demonstra ajudar a melhorar sua função enquanto diminui ou elimina a dor.

Avaliação da Fisioterapia

Ao fazer fisioterapia para dores crônicas, sua primeira sessão será uma avaliação inicial. Durante essa sessão, você conhecerá seu fisioterapeuta e discutirá sua condição.

Seu terapeuta deve fazer perguntas como as seguintes:

Como prevenir dores com exercícios físicos
Esse livro tem caráter de manual para orientar exercícios que ajudam a praticamente todos a terem menos dores.
  • Sua dor está presente de forma constante ou intermitente?
  • Como a dor afeta sua vida?
  • O que torna a dor mais forte ou mais fraca?

Seu fisioterapeuta também deve perguntar sobre quaisquer tratamentos anteriores que você recebeu e o efeito que tiveram.

Ele pode fazer uma revisão de seu histórico médico geral e realizar vários testes e medidas para ter uma noção de quaisquer deficiências que possam estar contribuindo para sua dor, incluindo:

  • Amplitude de movimento;
  • Postura;
  • Força;
  • Equilíbrio;
  • Resistência.

Alguns desses testes podem aumentar sua dor, enquanto outros podem diminuir sua dor. Certifique-se de comunicar a seu fisioterapeuta como você está se sentindo e como as sensações estão mudando durante sua avaliação.

Aprenda a aliviar as suas dores mais resistentes.
Já pensou em desistir de tudo por causa das dores ? Na Regenerati nós sabemos como acabar com a sua dor!

Uma vez que sua avaliação esteja completa, seu fisioterapeuta deve trabalhar com você para desenvolver metas realistas e atingíveis para a terapia. Os objetivos podem incluir:

  • Alívio da dor;
  • Amplitude de movimento estendida;
  • Aumento da força e melhora da mobilidade funcional.

Seus objetivos devem ser pessoais e fornecer um roteiro a seguir durante seu programa de reabilitação.

Abordagens Realizadas

Quando você faz fisioterapia para dor crônica, vários tratamentos podem ser usados ​​para diminuir a dor, melhorar sua mobilidade e ajudá-lo a funcionar plenamente. Os tratamentos mais utilizados incluem:

  • Exercício: O exercício deve ser sua principal ferramenta no tratamento da dor crônica, pois ajuda seu corpo a melhorar a força e a mobilidade. Ao praticar exercícios, enquanto você está ficando mais forte e melhorando a mobilidade, também está treinando seu sistema nervoso para confiar que o movimento é seguro;
  • Ultrassom: O ultrassom é uma modalidade de aquecimento profundo, aplicado na pele. À medida que os tecidos do corpo são aquecidos, melhora o fluxo sanguíneo;
  • TENS: A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é uma modalidade terapêutica que usa eletricidade para diminuir os sinais de dor vindos do seu corpo para o cérebro;
  • Massagem: Alguns fisioterapeutas empregam técnicas de massagem para diminuir a dor, melhorando o fluxo sanguíneo muscular e aliviando a tensão;
  • Agulhamento a seco: O agulhamento a seco é um tratamento mais recente empregado por alguns fisioterapeutas para diminuir os nós musculares dolorosos;
  • Calor ou Gelo: Modalidades como calor e gelo são frequentemente usadas para ajudar a diminuir a dor e a inflamação. Esses tratamentos não provaram ser eficazes com pacientes que lidam com dor crônica, mas são frequentemente usados ​​como tratamentos adjuvantes;
  • Pain Neuroscience Education (PNE): Novas pesquisas indicam que ensinar os pacientes sobre sua dor e porque ela está acontecendo pode ter um efeito positivo em sua reabilitação. Seu fisioterapeuta pode passar algum tempo ensinando porque você sente dor, como sua dor pode se manifestar e o que você pode fazer para controlar sua dor.

Cada um desses tratamentos é projetado para atingir um objetivo específico. É importante que você discuta com seu fisioterapeuta a intenção do tratamento para que você saiba o que esperar.

Encontrando o que Funciona para Você

Alguns tratamentos para dor crônica são baseados em modelos teóricos e não se mostraram eficazes para a dor. Isso significa que eles não serão eficazes para você? Não.

Significa simplesmente que em estudos de grandes grupos de pessoas com características semelhantes, alguns tratamentos não demonstraram funcionar. Compreender esse aspecto pode ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre seus cuidados.

A coisa mais importante a lembrar é que sua dor é pessoal. Seu fisioterapeuta pode trabalhar com você para encontrar coisas específicas que podem ajudá-lo a se sentir melhor.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 09/04/2024