Neurologista - Dr. Willian Rezende

Dor Neuropática tem Cura?


A dor neuropática pode ter tratamentos que levem a uma vida com qualidade e sem dor. Se a lesão do neurônio for sequelar, o tratamento é mais difícil e muitas vezes não leva a uma cura. Mas é possível eliminar a dor do paciente com uma somatória de tratamentos (como a toxina botulínica, medicamentos, pomadas, roupas especiais, fisioterapias próprias para dor, terapias de dessensibilização cerebral). Nesse processo normalmente fala-se de tratamento de alívio permanente da dor.

Dor Neuropática tem Cura?

Em alguns casos existe a cura quando o corpo sozinho consegue regenerar o neurônio, permitindo o crescimento do nervo para que fique saudável novamente. Por exemplo, uma pessoa com dor pós-herpética em que a agressão ao nervo não foi suficiente para deixar sequelas permanentes, dessa maneira dá para ter cura na lesão neuropática.

Dor Neuropática tem Cura? – Dor Neuropática Central

A dor neuropática central é uma das complicações médicas mais comuns de lesão de medula espinhal. As opções de tratamento atuais incluem opioides, agentes antiepilépticos como a gabapentina e outros. Outras opções incluem tratamento complementar, não-farmacológico, como exercícios ou acupuntura, tratamentos de intervenção e abordagens psicológicas.

Embora essas opções de tratamento existam, a dor neuropática central em pacientes com lesão de medula espinhal ainda é extremamente difícil de tratar devido à sua complexidade. Para desenvolver e fornecer opções de tratamento mais eficazes para esses pacientes, é necessária uma avaliação adequada e ferramentas de classificação para a dor neuropática central, bem como uma melhor compreensão da fisiopatologia. Uma combinação de abordagens, como avaliações gerais da dor que são essenciais para essa população.

 

Dor Neuropática tem Cura? – Dor Neuropática por Compressão Nervosa

Se for uma dor neuropática por compressão de uma raiz nervosa, seja do nervo trigêmeo, ou uma raiz lombar, sendo feita a retirada do elemento compressivo (do elemento agressor do nervo) é possível ter cura da dor neuropática.

A síndrome da compressão nervosa ocorre quando o nervo é comprimido ou compactado. Tipicamente acomete somente um local. Nervos do tronco, braços, pernas e extremidades podem ser afetados. Sintomas comuns incluem: dor, dormência e fraqueza muscular no trajeto do nervo.

Síndromes de compressão nervosa são comumente causados por movimentos repetitivos. Condições médicas como artrite reumatoide, diabetes ou hipotireoidismo também podem influenciar nisso.

Para um tratamento adequado, procure um médico neurologista de sua confiança especializado em dor neuropática.

Dor Neuropática tem Cura? – Toxina Botulínica na Dor Neuropática

A toxina botulínica auxilia na dor neuropática inibindo a liberação de mediadores inflamatórios e neurotransmissores periféricos de nervos sensoriais. Revistas recentes demonstraram que a toxina botulínica é eficaz para dor neuropática, como neuralgia pós herpética, neuralgia do trigêmeo, neuralgia periférica, entre outras.

Assista a este vídeo e saiba mais sobre o tratamento da dor neuropática:

Referências:

1 – Compressive neuropathy in the upper limb

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3193641/

2 – Central Neuropathic Pain in Spinal Cord Injury

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4350234/

3 – Postherpetic neuralgia: epidemiology, pathophysiology, and pain management pharmacology

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5036669/

4 – Botulinum Toxin for the Treatment of Neuropathic Pain.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28837075

Dor Neuropática tem Cura?
5 99.98% 11796
Compartilhe:

Deixe um Comentário