Responsive image

Dor de Cabeça Súbita: Saiba Mais

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 17 de maio de 2019 | Atualizado: 17 de maio de 2019

A dor de cabeça súbita, também conhecida como cefaleia de início súbito, é uma condição comum que na maioria das vezes é inofensiva, mas pode indicar condições graves como uma hemorragia subaracnoide com risco de vida.

As dores de cabeça súbitas indicam exatamente o que seu nome propõe: a chegada abrupta e repentina da dor de cabeça, como um “trovão” (o nome da condição em inglês é thunderclap headaches, cuja tradução é dor de cabeça em trovoadas). A dor causada pela condição grave atinge o pico em 60 segundos.

As dores de cabeça súbitas não são comuns, mas podem aparecer como alerta de outras condições potencialmente fatais – geralmente relacionadas a sangramentos dentro e ao redor do cérebro.

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.

Dor de Cabeça Súbita – Sintomas

As dores de cabeça súbita são intensas e até mesmo dramáticas. Os sintomas incluem:

  • Dor de cabeça intensa que ataca de repente e sem causa aparente;
  • Atinge o pico de dor em 60 segundos;
  • Possivelmente associada a outros sintomas como náuseas ou vômitos.

As dores de cabeça súbitas podem ser acompanhadas por outros sinais e sintomas como estado mental alterado, febre e convulsões.

Dor de Cabeça Súbita – Causas

Ainda não se sabe ao certo qual é a causa das dores de cabeça súbitas. No entanto, em alguns casos existem algumas condições potencialmente fatais que podem ser responsáveis pela cefaleia, dentre as quais podemos citar:

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.
  • Sangramento entre o cérebro e as membranas que cobrem o cérebro (hemorragia subaracnóidea);
  • Ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro;
  • Um rasgo no revestimento de uma artéria que fornece sangue ao cérebro;
  • Vazamento de líquido cefalorraquidiano, geralmente devido à ruptura da cobertura em torno de uma raiz nervosa na coluna;
  • Morte de tecido ou sangramento na glândula pituitária;
  • Um coágulo de sangue no cérebro;
  • Elevação grave da pressão arterial (crise hipertensiva);
  • Infecção, como meningite ou encefalite;
  • Acidente vascular cerebral isquêmico.

Dor de Cabeça Súbita – Diagnóstico

Os testes a seguir são comumente usados ​​com o intuito de determinar a causa de uma dor de cabeça súbita.

Tomografia Computadorizada da Cabeça

As tomografias computadorizadas fazem radiografias que criam imagens transversais do cérebro e da cabeça. Um computador combina essas imagens para criar uma imagem completa do seu cérebro. Às vezes, um corante à base de iodo é usado para aumentar a imagem.

Punção Lombar

A punção lombar é realizada na parte inferior das costas, na região lombar. Durante este procedimento, uma agulha é inserida entre dois ossos lombares (vértebras) para remover uma amostra de líquido cefalorraquidiano. Este é o fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal para protegê-los de lesões.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

Ressonância Magnética

Em alguns casos, esse estudo de imagem pode ser feito para avaliação adicional. Um campo magnético e ondas de rádio são usados ​​para criar imagens transversais das estruturas dentro do seu cérebro.

Angiografia por Ressonância Magnética

As máquinas de ressonância magnética podem ser usadas para mapear o fluxo sanguíneo dentro do cérebro em um teste chamado de angiografia por ressonância magnética.

Tratamento

O tratamento é direcionado para a causa das dores de cabeça. Por exemplo, se a causa for a ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro, essa causa será tratada, e não a dor de cabeça súbita separadamente.

Fonte: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1046/j.1468-2982.2002.00368.x?rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed&url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&journalCode=cepa&

Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 05/04/2024