Neurologista - Dr. Willian Rezende

Dor de Cabeça Súbita: Saiba Mais


A dor de cabeça súbita, também conhecida como cefaleia de início súbito, é uma condição comum que na maioria das vezes é inofensiva, mas pode indicar condições graves como uma hemorragia subaracnoide com risco de vida.

As dores de cabeça súbitas indicam exatamente o que seu nome propõe: a chegada abrupta e repentina da dor de cabeça, como um “trovão” (o nome da condição em inglês é thunderclap headaches, cuja tradução é dor de cabeça em trovoadas). A dor causada pela condição grave atinge o pico em 60 segundos.

As dores de cabeça súbitas não são comuns, mas podem aparecer como alerta de outras condições potencialmente fatais – geralmente relacionadas a sangramentos dentro e ao redor do cérebro.

Dor de Cabeça Súbita – Sintomas

As dores de cabeça súbita são intensas e até mesmo dramáticas. Os sintomas incluem:

  • Dor de cabeça intensa que ataca de repente e sem causa aparente;
  • Atinge o pico de dor em 60 segundos;
  • Possivelmente associada a outros sintomas como náuseas ou vômitos.

As dores de cabeça súbitas podem ser acompanhadas por outros sinais e sintomas como estado mental alterado, febre e convulsões.

Dor de Cabeça Súbita – Causas

Ainda não se sabe ao certo qual é a causa das dores de cabeça súbitas. No entanto, em alguns casos existem algumas condições potencialmente fatais que podem ser responsáveis pela cefaleia, dentre as quais podemos citar:

  • Sangramento entre o cérebro e as membranas que cobrem o cérebro (hemorragia subaracnóidea);
  • Ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro;
  • Um rasgo no revestimento de uma artéria que fornece sangue ao cérebro;
  • Vazamento de líquido cefalorraquidiano, geralmente devido à ruptura da cobertura em torno de uma raiz nervosa na coluna;
  • Morte de tecido ou sangramento na glândula pituitária;
  • Um coágulo de sangue no cérebro;
  • Elevação grave da pressão arterial (crise hipertensiva);
  • Infecção, como meningite ou encefalite;
  • Acidente vascular cerebral isquêmico.

Dor de Cabeça Súbita – Diagnóstico

Os testes a seguir são comumente usados ​​com o intuito de determinar a causa de uma dor de cabeça súbita.

Tomografia Computadorizada da Cabeça

As tomografias computadorizadas fazem radiografias que criam imagens transversais do cérebro e da cabeça. Um computador combina essas imagens para criar uma imagem completa do seu cérebro. Às vezes, um corante à base de iodo é usado para aumentar a imagem.

Punção Lombar

A punção lombar é realizada na parte inferior das costas, na região lombar. Durante este procedimento, uma agulha é inserida entre dois ossos lombares (vértebras) para remover uma amostra de líquido cefalorraquidiano. Este é o fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal para protegê-los de lesões.

Ressonância Magnética

Em alguns casos, esse estudo de imagem pode ser feito para avaliação adicional. Um campo magnético e ondas de rádio são usados ​​para criar imagens transversais das estruturas dentro do seu cérebro.

Angiografia por Ressonância Magnética

As máquinas de ressonância magnética podem ser usadas para mapear o fluxo sanguíneo dentro do cérebro em um teste chamado de angiografia por ressonância magnética.

Tratamento

O tratamento é direcionado para a causa das dores de cabeça. Por exemplo, se a causa for a ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro, essa causa será tratada, e não a dor de cabeça súbita separadamente.

Fonte: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1046/j.1468-2982.2002.00368.x?rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed&url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&journalCode=cepa&

Compartilhe

Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Ligue agora e agende sua consulta:

(11) 3522-9515




Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *