Responsive image

Dor de Cabeça Grave – Quando a Dor de Cabeça Indica Algo Grave?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 21 de dezembro de 2021 | Atualizado: 21 de dezembro de 2021

Dor de Cabeça Grave. Embora possamos ficar preocupados ao realizar uma busca no Google quando uma dor de cabeça nos atinge, as chances de ser algo grave são menores. Em nossa prática clínica, percebemos que a maioria das dores de cabeça são conhecidas pela medicina como “primárias”, ou seja, não são o resultado de alguma doença ou um problema sério ou com risco de morte.

Dores de cabeça relacionadas às causas perigosas tendem a ter algumas características e alguns padrões distintos – geralmente difíceis de ignorar. Continue a leitura e conheça esses sintomas de alerta, e quando você precisa de atendimento de emergência.

Características da Dor de Cabeça Grave

Dor de Cabeça Súbita e Intensa

Você pode ter sido informado para ter cuidado com uma dor de cabeça súbita, mas quão súbita deve ser uma bandeira vermelha? É muito mais rápido do que você pensa.

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.

Estamos falando em termos de segundos – a dor de cabeça vem rápido com uma intensidade que o faz parar, é totalmente insuportável e a dor atinge o pico em menos de um minuto (embora a dor de cabeça possa continuar por mais tempo). Isso é chamado de dor de cabeça em trovoada e os pacientes tendem a descrevê-la como explosiva, ou “a pior dor de cabeça que já tive”.

Mesmo que outras síndromes de dor de cabeça sem risco de morte, como enxaqueca ou cefaleia em salvas, ainda possam causar a mesma intensidade de dor, elas tendem a se desenvolver mais gradualmente ou podem até ser precedidas por uma aura.

As dores de cabeça em trovoada são um sinal de algo sério até que se prove o contrário, devido à sua ligação com hemorragias cerebrais, aneurismas rompidos ou outras lesões no cérebro.

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.

Não atrase o atendimento médico com uma dor de cabeça como essa – é uma emergência médica, portanto, ligue para o serviço de emergência ou peça para alguém ajudá-lo a ir a um pronto-socorro. Isso vale para pessoas de qualquer idade, com ou sem histórico de cefaleia, e independentemente de estar acompanhada de outros sintomas, como vômitos ou desmaios.

Dor de Cabeça Acompanhada de Sintomas de AVC

Todos nós precisamos estar prontos para reconhecer um AVC de imediato. Se uma dor de cabeça acompanhar um desses sintomas, não pare para pensar sobre o momento ou a gravidade, ou qualquer coisa relacionada a essa dor de cabeça – basta ligar para a emergência e ir para o pronto-socorro.

A lista de sintomas a serem observados inclui:

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati
  • Fraqueza abrupta em geral ou em um braço ou uma perna;
  • Dormência;
  • Mudanças na fala;
  • Confusão ou dificuldade para entender e expressar pensamentos claramente;
  • Queda facial;
  • Dificuldade repentina para andar.

Dor que Intensifica com o Movimento

Este grupo de sintomas merece atenção no mesmo dia. Se você não conseguir uma consulta imediata, procure atendimento de urgência.

Uma das perguntas mais importantes sobre a dor de cabeça é o que está fazendo a dor melhorar ou piorar. Observe se a dor aumenta intensamente com movimentos, como se curvar, rolar na cama ou mesmo fazer força quando você está defecando.

Pode não ser uma dor de cabeça comum se piorar muito quando você estiver deitado e melhorar quando estiver sentado ou em pé. Chamamos isso de dor de cabeça “postural” e pode ser um sinal de massas exercendo pressão sobre o cérebro ou a medula espinhal, e também pode acontecer com eventos de coagulação do sangue no cérebro. Esse tipo de dor também pode se apresentar como uma nova cefaleia matinal intensa ou vir com vômitos.

Dor de Cabeça Associada ao Torcicolo

Outro sinal a ser observado: junto com o início da dor de cabeça, seu pescoço fica tão rígido que fica difícil, até mesmo dolorido, de se mover.

Isso pode ser um sinal de que algo está se formando no cérebro, na medula espinhal ou no fluido ao redor – meningite sendo a principal e isso vale um exame médico no mesmo dia, mesmo que não haja nenhum outro sinal de infecção, como febre.

Mudanças no Padrão da Dor de Cabeça

Em vez de se fixar na intensidade da dor, pense se alguma característica de sua dor de cabeça é incomum para você. Compare a dor de cabeça com outras que você teve nos últimos dias, semanas ou meses.

Pode ser útil perguntar a si mesmo: “Isso é novo para mim?” Se a resposta for sim, é importante fazer o acompanhamento com seu médico.

E o mesmo é verdade para dores de cabeça que pioram progressivamente com o tempo, não respondem aos medicamentos ou qualquer tipo de dor de cabeça que continua voltando para alguém que não teve problemas no passado.

Confie na Sua Intuição

Para os médicos, talvez o fator mais importante quando investigamos uma dor de cabeça não tenha nada a ver com a dor de cabeça em si, mas com a pessoa que a está sentindo.

O que parece uma dor de cabeça inocente em uma pessoa saudável pode ser algo crítico para pessoas com doenças crônicas, como HIV, câncer ou mesmo uma história de câncer. Da mesma forma, não há problema em ter mais cuidado com as dores de cabeça se você estiver grávida, com mais de 50 anos, tiver alguma deficiência ou tiver sofrido um trauma recente, como uma queda ou concussão.

Como acontece com a maioria das coisas no corpo humano, não ajuda ser muito rígido quando você pensa sobre o que é “sério o suficiente” para se preocupar. Quando uma dor de cabeça lhe dá a sensação de que algo não está certo, confie em seu instinto – obtenha atendimento imediato ou anote todos os detalhes em um registro de dor de cabeça, leve ao seu médico e comece a fazer perguntas.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 14/01/2022