Responsive image

Distúrbios da Voz na Doença de Parkinson

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Doença de Parkinson

Publicado: 01/06/21 | Atualizado: julho 22, 2021

Voz na Doença de Parkinson. A maioria das pessoas com Doença de Parkinson experimenta alterações na voz em algum ponto da doença. Os mesmos sintomas que ocorrem nos músculos do corpo – tremor, rigidez e movimentos lentos – podem ocorrer nos músculos usados ​​para falar.

Continue a leitura e conheça os distúrbios da Voz que podem aparecer com a Doença de Parkinson e aprenda a gerenciá-los.

Distúrbios da Voz na Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson (DP) pode afetar a fala de várias maneiras. Muitas pessoas com DP falam em um tom mais baixo e não transmitem muita emoção. Às vezes, a fala soa ofegante ou rouca.

Check list de sintomas de doença de Parkinson
Um questionário com lista de sintomas que podem estar associados ao Parkinson

Pessoas com Parkinson podem arrastar as palavras, resmungar ou parar antes do final de uma frase. A maioria das pessoas fala devagar, mas algumas falam rápido, até gaguejando.

Os sintomas motores de Parkinson, como diminuição da expressão facial, lentidão e postura curvada, podem agravar os problemas de fala. Isso pode enviar pistas não verbais incorretas ou afetar a capacidade de demonstrar emoções.

Os sintomas não motores de Parkinson, como problemas de memória ou de pensamento (cognitivos) também podem afetar a fala. Problemas cognitivos, por exemplo, podem levar à dificuldade em encontrar as palavras certas e à lentidão na fala.

Dicas do cotidiano e para a casa do Parkinsoniano
Esse livro trás importantes orientações sobre como é possível melhorar o ambiente do paciente Parkinsoniano para que ele tenha um dia-a-dia mais fácil e agradável.

Problemas de fala podem dificultar a comunicação com a família, os amigos e os médicos. Eles também podem interferir no trabalho (se você costuma fazer apresentações, por exemplo) e limitar as interações sociais.

Diagnóstico

Os sintomas fonatórios são frequentemente os primeiros sinais de muitos distúrbios neurológicos, como:

Assim, a análise acústica ajuda por ser uma ferramenta não invasiva e fácil de fazer o diagnóstico e de acompanhar a evolução da doença.

Doença de Parkinson é muito mais que tremores
O Parkinson se não for tratado, pode até invalidar o usuário! Não arruine sua vida por causa de uma doença, venha na Regenerati!

A análise acústica da voz pode ser um meio para uma descrição mais objetiva dos distúrbios vocais em pacientes com DP e pode permitir uma estimativa mais precisa das mudanças relacionadas ao desempenho vocal.

Gerenciamento

Mudanças na qualidade da voz podem ser o primeiro sinal de problemas de fala, seguidos pela incapacidade de ter uma fala fluida e sons de fala claros e distintos.

Se você tem Doença de Parkinson, conheça algumas orientações que podem ajudar com sua comunicação oral.

Tratamento com Fonoaudiólogo

Se você tiver problemas de fala e de voz, consulte um fonoaudiólogo. Alguns fonoaudiólogos têm treinamento especializado em pessoas com Doença de Parkinson para amplificar a voz.

Os fonoaudiólogos são especificamente treinados para diagnosticar e tratar distúrbios da fala, da linguagem e da deglutição. Se você tem Doença de Parkinson, um fonoaudiólogo pode ajudá-lo a:

  • Manter tantas habilidades de comunicação quanto possível;
  • Desenvolver técnicas para economizar energia, incluindo o uso de habilidades de comunicação não verbal;
  • Utilizar dispositivos e técnicas de assistência para melhorar sua comunicação;
  • Realizar exercícios para melhorar a força muscular e os movimentos necessários para otimizar a fala e a comunicação.

Como Melhorar a Comunicação

Algumas dicas para melhorar a comunicação incluem:

  • Escolha um espaço silencioso e de baixo ruído. Desligue as televisões, os rádios e outros dispositivos que geram ruído;
  • Fale devagar;
  • Certifique-se de que seu ouvinte pode ver seu rosto. Olhe para a pessoa enquanto fala. Uma sala bem iluminada melhora a conversa face a face, aumentando a capacidade de ser compreendido;
  • Use frases curtas. Diga uma ou duas palavras, ou sílabas por respiração;
  • Planeje períodos de descanso vocal antes de conversas ou telefonemas planejados. Saiba que a fadiga afeta significativamente sua capacidade de falar. As técnicas que funcionam de manhã podem não funcionar no final do dia;
  • Mantenha sua garganta hidratada. Beba muita água. Evite bebidas com cafeína ou alcoólicas. Use um umidificador se o ar em sua casa estiver seco;
  • Mantenha uma postura ereta, queixo reto, pescoço levemente levantado para melhorar o fluxo de ar dos pulmões para as cordas vocais;
  • Se sua voz está baixa, considere usar um amplificador.

Estratégias para Ser Compreendido

Se algumas pessoas têm dificuldade em entender o que você fala, essas estratégias adicionais podem ajudar:

  • Se você consegue escrever sem dificuldade, sempre carregue papel e caneta como apoio para poder anotar o que está tentando dizer;
  • Soletre as palavras em voz alta ou em um quadro do alfabeto se não forem compreendidas;
  • Compreenda e revise mentalmente o assunto antes de falar;
  • Use “discurso telegráfico”. Deixe de fora palavras desnecessárias para comunicar o significado do tópico;
  • Reformule usando sinônimos, escrevendo ou soletrando palavras difíceis em voz alta;
  • Use gestos para palavras comumente reconhecidas, como a palma da mão voltada para a frente para “parar” ao dizer a palavra.
Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, resultante da degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos, entre outras funções. Seus sintomas costumam afetar o movimento, e o diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, avaliação dos sintomas e alguns exames. O tratamento deve ser individualizado, e comumente exige uma abordagem interdisciplinar.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 17/09/2021