Responsive image

Distúrbios da Voz na Doença de Parkinson

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Doença de Parkinson

Publicado: 1 de junho de 2021 | Atualizado: 22 de julho de 2021

Voz na Doença de Parkinson. A maioria das pessoas com Doença de Parkinson experimenta alterações na voz em algum ponto da doença. Os mesmos sintomas que ocorrem nos músculos do corpo – tremor, rigidez e movimentos lentos – podem ocorrer nos músculos usados ​​para falar.

Continue a leitura e conheça os distúrbios da Voz que podem aparecer com a Doença de Parkinson e aprenda a gerenciá-los.

Distúrbios da Voz na Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson (DP) pode afetar a fala de várias maneiras. Muitas pessoas com DP falam em um tom mais baixo e não transmitem muita emoção. Às vezes, a fala soa ofegante ou rouca.

Pessoas com Parkinson podem arrastar as palavras, resmungar ou parar antes do final de uma frase. A maioria das pessoas fala devagar, mas algumas falam rápido, até gaguejando.

Os sintomas motores de Parkinson, como diminuição da expressão facial, lentidão e postura curvada, podem agravar os problemas de fala. Isso pode enviar pistas não verbais incorretas ou afetar a capacidade de demonstrar emoções.

Os sintomas não motores de Parkinson, como problemas de memória ou de pensamento (cognitivos) também podem afetar a fala. Problemas cognitivos, por exemplo, podem levar à dificuldade em encontrar as palavras certas e à lentidão na fala.

Problemas de fala podem dificultar a comunicação com a família, os amigos e os médicos. Eles também podem interferir no trabalho (se você costuma fazer apresentações, por exemplo) e limitar as interações sociais.

Diagnóstico

Os sintomas fonatórios são frequentemente os primeiros sinais de muitos distúrbios neurológicos, como:

Assim, a análise acústica ajuda por ser uma ferramenta não invasiva e fácil de fazer o diagnóstico e de acompanhar a evolução da doença.

A análise acústica da voz pode ser um meio para uma descrição mais objetiva dos distúrbios vocais em pacientes com DP e pode permitir uma estimativa mais precisa das mudanças relacionadas ao desempenho vocal.

Gerenciamento

Mudanças na qualidade da voz podem ser o primeiro sinal de problemas de fala, seguidos pela incapacidade de ter uma fala fluida e sons de fala claros e distintos.

Se você tem Doença de Parkinson, conheça algumas orientações que podem ajudar com sua comunicação oral.

Tratamento com Fonoaudiólogo

Se você tiver problemas de fala e de voz, consulte um fonoaudiólogo. Alguns fonoaudiólogos têm treinamento especializado em pessoas com Doença de Parkinson para amplificar a voz.

Os fonoaudiólogos são especificamente treinados para diagnosticar e tratar distúrbios da fala, da linguagem e da deglutição. Se você tem Doença de Parkinson, um fonoaudiólogo pode ajudá-lo a:

  • Manter tantas habilidades de comunicação quanto possível;
  • Desenvolver técnicas para economizar energia, incluindo o uso de habilidades de comunicação não verbal;
  • Utilizar dispositivos e técnicas de assistência para melhorar sua comunicação;
  • Realizar exercícios para melhorar a força muscular e os movimentos necessários para otimizar a fala e a comunicação.

Como Melhorar a Comunicação

Algumas dicas para melhorar a comunicação incluem:

  • Escolha um espaço silencioso e de baixo ruído. Desligue as televisões, os rádios e outros dispositivos que geram ruído;
  • Fale devagar;
  • Certifique-se de que seu ouvinte pode ver seu rosto. Olhe para a pessoa enquanto fala. Uma sala bem iluminada melhora a conversa face a face, aumentando a capacidade de ser compreendido;
  • Use frases curtas. Diga uma ou duas palavras, ou sílabas por respiração;
  • Planeje períodos de descanso vocal antes de conversas ou telefonemas planejados. Saiba que a fadiga afeta significativamente sua capacidade de falar. As técnicas que funcionam de manhã podem não funcionar no final do dia;
  • Mantenha sua garganta hidratada. Beba muita água. Evite bebidas com cafeína ou alcoólicas. Use um umidificador se o ar em sua casa estiver seco;
  • Mantenha uma postura ereta, queixo reto, pescoço levemente levantado para melhorar o fluxo de ar dos pulmões para as cordas vocais;
  • Se sua voz está baixa, considere usar um amplificador.

Estratégias para Ser Compreendido

Se algumas pessoas têm dificuldade em entender o que você fala, essas estratégias adicionais podem ajudar:

  • Se você consegue escrever sem dificuldade, sempre carregue papel e caneta como apoio para poder anotar o que está tentando dizer;
  • Soletre as palavras em voz alta ou em um quadro do alfabeto se não forem compreendidas;
  • Compreenda e revise mentalmente o assunto antes de falar;
  • Use “discurso telegráfico”. Deixe de fora palavras desnecessárias para comunicar o significado do tópico;
  • Reformule usando sinônimos, escrevendo ou soletrando palavras difíceis em voz alta;
  • Use gestos para palavras comumente reconhecidas, como a palma da mão voltada para a frente para “parar” ao dizer a palavra.
Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, resultante da degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos, entre outras funções. Seus sintomas costumam afetar o movimento, e o diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, avaliação dos sintomas e alguns exames. O tratamento deve ser individualizado, e comumente exige uma abordagem interdisciplinar.

Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 17/07/2024