Responsive image

Dificuldade para Dormir: Quando Não é Insônia?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Insônia

Publicado: 14 de dezembro de 2018 | Atualizado: 18 de fevereiro de 2019

É muito comum que as pessoas confundam a mera dificuldade para dormir com Insônia, ou tenham algo muito parecido com essa condição médica e se auto diagnosticam com Insônia, entretanto, existem outras condições com sintomas equivalentes a Insônia.

O Transtorno de fases do sono (ou Síndrome do atraso das fases do sono)

O transtorno de fases do sono é um distúrbio do sono provocado pelo ritmo circadiano alterado, afetando o período de alerta, de sono, o ritmo da temperatura corporal, o ritmo hormonal e outros ritmos diários.

Pessoas com essa síndrome tem dificuldade para dormir pois seu sono fica atrasado, conseguindo dormir apenas horas depois da meia-noite e vivenciam dificuldade para acordar e mais ainda em ser produtivos. Os adolescentes afetados costumam melhorar quando chegam na fase adulta.

O tratamento dessa síndrome envolve psicoterapia e medicação. O transtorno afeta mais significadamente os adultos, sendo 6 em cada 4000. Essa síndrome é frequentemente confundida com a insônia, mas a diferença é que se a pessoa tiver a oportunidade de dormir quando sentir sono (das quatro da manhã aos meio-dia por exemplo) ela terá uma boa noite de sono, fato que não acontece com a paciente que sofre de insônia.

Contudo, na sociedade atual é muito raro ter uma vida que começa a ‘funcionar’ somente no período da tarde, a maior parcela da população trabalha ou estuda (ou ambos) nos dois primeiros períodos do dia.

A pessoa que possui essa síndrome e não pode dormir quando sente sono, sofre severas consequências por não conseguir ter boas noites de sono. O índice de depressão é extremamente alto para aqueles que não dormem bem, além de afetar a produtividade e os relacionamentos sociais do paciente.

O Transtorno de Adiantamento do Sono

Esse transtorno é muito parecido com o Síndrome do atraso das fases do sono, pois também é causado pela alteração do ritmo circadiano, mas nesse caso, o sono é adiantado, o que significa que o paciente que sofre desse transtorno começa a ficar com sono aproximadamente as cinco ou seis horas da tarde.

Esse transtorno pode ser tratado a partir de um treino de mudança habitual, que faz com que o cérebro se adapte gradativamente. Por exemplo, o paciente que sofre desse transtorno tenta dormir 15 minutos mais tarde, adicionando esse mesmo tempo toda semana. Esse processo deve demorar alguns meses até que se alcance um horário adequado, e o corpo se acostume com o horário alterado.   

O paciente também deverá se utilizar da fototerapia ou terapia luminosa, que inclui acordar com muita luz para que o seu organismo entenda que é realmente hora de acordar. E assim sucessivamente na hora de dormir, onde a luminosidade tem que estar muito baixa para que o corpo compreenda que é hora de entrar em repouso e reduzir a dificuldade para dormir.

O ideal é que a pessoa não tenha contato de nada luminoso na hora de dormir, como celulares ou outros aparelhos eletrônicos incluindo televisão e computador.

É importante frisar que para que esse tratamento funcione, o paciente deve cumprir os horários como obrigação, como uma agenda, pois há a necessidade de ter uma regularidade, e um ritmo do sono. E deve ser comprido todos os dias (de segunda a segunda), sem exclusão dos fim de semana ou exceções.

Se quiser receber informações sobre insônia em seu chat do Facebook, clique aqui.

Se quiser fazer nosso Teste Gratuito de Quantificação de Insônia, clique aqui.

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3654533/

Compartilhe:


Insônia

A insônia caracteriza-se pela dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo (manutenção do sono) ou não conseguir ter um sono reparador. Esta condição é caracterizada com base em sua duração, e pode ser classificada em aguda ou crônica, e em primária ou secundária. A insônia é muito impactante para diversas funções do organismo, e seu tratamento pode incluir componentes comportamentais e psicológicos.

Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 17/07/2024