Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Miastenia gravis: Quando a Cirurgia Melhor Opção? O que é Como Tratar

Categorias: Neurologia Geral, NOTÍCIAS




Miastenia gravis: Quando a Cirurgia Melhor Opção? O que é Como Tratar

Publicado: 21/12/16 | Atualizado: novembro 5, 2019

Miastenia Gravis: Quando a Cirurgia Melhor Opção? O que é Como Tratar : Em um estudo global sobre Miastenia Gravis, uma Doença Autoimune que provoca fraqueza muscular e fadiga, os pesquisadores descobriram que a remoção cirúrgica de um órgão chamado timo reduz a fraqueza dos pacientes e sua necessidade de drogas imunossupressoras.

Miastenia gravis: Quando a Cirurgia Melhor Opção? O que é Como Tratar

O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine. Os Resultados apoiam a ideia de que a timectomia é uma Opção de Tratamento válida para uma das principais formas de miastenia grave.

O estudo randomizado, controlado, realizado com 126 (cento e vinte e seis) pacientes com idades entre 18-65 anos, foi feito entre 2006 e 2012.  Os pesquisadores compararam a combinação da cirurgia e da imunossupressão com a prednisona com o tratamento com prednisona sozinho. Eles realizaram 57 timectomias. Este procedimento cirúrgico visa remover a maior parte do timo, o que exige a abertura do peito do paciente.

Em média, os pesquisadores descobriram que a combinação de Cirurgia e Prednisona reduziu a fraqueza muscular global mais do que o tratamento empregando apenas a prednisona. Após 36 meses de tratamento com prednisona, ambos os grupos de pacientes apresentaram melhores níveis de força muscular.

As pontuações para os pacientes que fizeram timectomias e usaram prednisona foram 2,84% melhor do que pacientes que utilizaram apenas a prednisona.

“Os resultados sugerem a cirurgia é uma opção legítima para os pacientes a ser considerada. Esperamos que o estudo contribua para o nível de informação de médicos e pacientes de forma a reduzir a deficiência causada pela miastenia gravis, que pode ter impacto diário na vida dos pacientes”, afirma o Médico Neurologista Dr Willian Rezende do Carmo, CRM-SP 160.140.

 

Tratamento da Miastenia Gravis

Existem inúmeras abordagens terapêuticas para Tratar a Miastenia Grave. No entanto, uma combinação desses métodos costuma ser a saída mais eficaz para Tratar os Sintomas da Doença. Veja os pontos do Tratamento da Miastenia Gravis:

  • Medicamentos:
    • O uso de alguns medicamentos, tais como:
    • costuma ser combinado a uma terapia chamada de plasmaferase, que consiste na remoção do plasma com anticorpos, a fim deste ser substituído por um plasma livre de células de defesa, e, também, a infusões de imunoglobilina intravenosa, que tem como objetivo prover o corpo com anticorpos capazes de neutralizar os auto-anticorpos que atacam a junção músculo-neural;
  • Cirurgia:
    • Aproximadamente 15% dos casos confirmados de miastenia grave são acompanhados por um tumor no timo
      • uma glândula que está diretamente envolvida no sistema imunológico.
      • São nesses casos em que a cirurgia para remoção do timo é o método mais indicado para tratar miastenia grave.

“Mesmo sem a ocorrência de tumor, a cirurgia pode ser uma boa saída para aliviar os sintomas causados pela doença, livrando o paciente do uso de medicamentos. Não existe cura para miastenia grave, mas com o tratamento adequado é possível ter uma remissão prolongada dos sintomas. Para isso, pode ser necessário restringir algumas atividades diárias. Além disso, indivíduos que apresentam apenas sintomas oculares podem desenvolver miastenia generalizada com o decorrer do tempo”, afirma o Médico Neurologista SP.

Exames para Detectar Miastenia Gravis

O diagnóstico da Miastenia Gravis é feito baseado na Anamnese, quadro clínico e também por exames complementares.

Dentre estes exames podemos destacar a Eletroneuromiografia (ENM), dosagem sérica do anticorpo anti-receptor de acetilcolina (AchR) e o
teste com edofrônio.

A Eletroneuromiografia – ENM apresenta uma sensibilidade de 80% nos casos de MG puramente ocular e 95% na MG sistêmica, porém sua especificidade é baixa, o teste é caro, necessita de profissional especializado.

Mulheres com Miastenia podem Engravidar?

Mulheres com Miastenia podem Engravidar? a resposta é SIM! Mulheres com miastenia grave podem ficar grávidas, porém devem ser observadas de perto por uma equipe médica especializada.

Miastenia gravis: Quando a Cirurgia Melhor Opção? O que é Como Tratar

Miastenia gravis: Quando a Cirurgia Melhor Opção? O que é Como Tratar

Caso a Doença seja transmitida para o bebê por meio da placenta, a criança deverá ser submetida a um Tratamento para Remissão dos sintomas.

Descobrir a miastenia há 6 meses, posso engravidar?

Não existe impedimento para a gestação, mas complicações podem ocorrer , inclusive com o bebê. A Miastenia Gravis é uma doença auto- imune, portando não é uma doença passada de pais para filho, no entanto pode ocorrer após o nascimento uma condição chamada de Miastenia Neonatal Transitória.

Se preferir assistir ao Vídeo do Neurologista Dr Willian Rezende sobre Miastenia Gravis, diretamente no Youtube.

Geralmente, o bebê consegue se livrar da Miastenia Grave rapidamente – geralmente algumas semanas após o parto.

Fonte de Informações na Internet


Neurologia Geral

A Neurologia é a especialidade médica que se dedica a investigar, diagnosticar e tratar as enfermidades que podem afetar o sistema nervoso central e periférico (cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula espinhal e nervos). A categoria de Neurologia Geral aborda diferentes condições de saúde que se encaixam dentro de temas neurológicos. Podendo incluir problemas distintos, com gravidades e manifestações diversas.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!


Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 30/11/2019