Responsive image

Tratamento Doença de Parkinson – Perspectivas

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Doença de Parkinson, Neurologia Geral

Publicado: 12 de junho de 2019 | Atualizado: 21 de outubro de 2019

Tratamento Doença de Parkinson – Perspectivas: A evolução da Doença de Parkinson (DP) atinge cada pessoa de forma única.

Tratamento Doença de Parkinson – Perspectivas

Embora ainda não seja possível prever como e quando cada um dos sintomas da doença se manifestará, já alcançamos uma grande evolução no Tratamento do Parkinson (Doença de Parkinson ou Mal de Parkinson).

A evolução natural da doença, que ocorria antigamente sem que nada pudesse ser feito para interferir no processo, hoje pode ser postergada. Tratamentos modernos aliviam os sintomas, controlam a evolução da doença e permitem manter os pacientes em atividade, com qualidade de vida.

Check list de sintomas de doença de Parkinson
Um questionário com lista de sintomas que podem estar associados ao Parkinson

Temos perspectivas excelentes, tanto de novos medicamentos que vão chegar para tratar os sintomas da Doença de Parkinson-DP como medicamentos de ação prolongada, medicamentos de infusão contínua (administração ininterrupta de medicamento em tempo superior a uma hora) e novas formas e apresentações de levodopa para ação rápida.

Existem diversos estudos sendo realizados em vários âmbitos a fim de estagnar a Doença de Parkinson:

  • Pesquisa de anticorpos monoclonais contra a proliferação da proteína alfa-sinucleína
    • Tem como objetivo utilizar os anticorpos monoclonais para destruir as alfa-sinucleínas doentes impedindo-as de causar o dano neuronal que ocorre na DP;
  • Outro estudo nessa mesma linha diz que a imunoterapia é uma das abordagens mais desenvolvidas nessa direção
    • A vacinação contra a amilóide-beta, alfa-sinucleína ou tau tem sido extensamente explorada, pois desde a descoberta de que estas proteínas podem se propagar de célula para célula e serem acessíveis a anticorpos quando incorporadas na membrana plasmática ou no espaço extracelular, tratamentos com anticorpos se tornaram mais promissores.
  • Um estudo pequeno com um medicamento para câncer já apresenta uma resposta promissora e já desencadeou o início de um estudo maior com esse mesmo medicamento;
  • Estudos estão comprovando que medicamentos como a doxiciclina poderão inibir a forma da agregação da alfa-sinucleína;
  • Estudos pesquisam medicamentos que podem atuar no aminoácido NMDA, que atua na inflamação/disfunção do neurônio;
  • Pesquisas pretendem atuar no processo inflamatório que existe da doença no cérebro, impedindo essa inflamação e diminuindo o processo degenerativo.

 

Dicas do cotidiano e para a casa do Parkinsoniano
Esse livro trás importantes orientações sobre como é possível melhorar o ambiente do paciente Parkinsoniano para que ele tenha um dia-a-dia mais fácil e agradável.

Ou seja, a perspectiva para o tratamento da Doença de Parkinson-DP ou Mal de Parkinson é muito boa.

Em pouco tempo poderão existir vários outros tratamentos que possam modificar a história natural da doença, representando uma grande evolução no tratamento.

Referências Utilizadas para a Produção do Artigo
  1. Immunotherapeutic Approaches Targeting Amyloid-β, α-Synuclein, and Tau for the Treatment of Neurodegenerative Disordershttps://link.springer.com/article/10.1007/s13311-015-0397-z https://link.springer.com/article/10.1007/s13311-015-0397-z
  2. Anti-Human α-Synuclein N-Terminal Peptide Antibody Protects against Dopaminergic Cell Death and Ameliorates Behavioral Deficits in an AAV-α-Synuclein Rat Model of Parkinson’s Disease http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0116841
Compartilhe:


Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, resultante da degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos, entre outras funções. Seus sintomas costumam afetar o movimento, e o diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, avaliação dos sintomas e alguns exames. O tratamento deve ser individualizado, e comumente exige uma abordagem interdisciplinar.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 06/04/2024