Neurologista - Dr. Willian Rezende

Ingestão Excessiva de Açúcar pode causar Transtornos Mentais


Um estudo realizado pelo University College London, no Reino Unido e publicado na revista Scientific Reports demonstrou que, em longo prazo, existe um grave efeito adverso da ingestão de açúcar sobre a saúde psicológica.

O consumo de altos níveis de açúcar já havia sido relacionado a uma maior prevalência de depressão em diversos estudos. Porém, estas pesquisas ainda não conseguiam elucidar se os problemas mentais são causa ou consequência do alto consumo de açúcar. Veja a seguir como o estudo foi conduzido e as suas conclusões.

O método e os resultados deste estudo

Os pesquisadores analisaram os dados de 8.087 britânicos com idades entre 39 e 83 anos, coletados em questionários sobre dieta e saúde mental dos participantes. O consumo de açúcar foi medido por 15 itens que incluem refrigerantes, sucos industrializados, doces, bolos, biscoitos e açúcar adicionado ao café.

Também foi realizada uma análise de “causalidade reversa” na relação entre alta ingestão de açúcar e transtornos de humor que, neste contexto, refere-se à possibilidade de que um transtorno do humor possa levar a uma maior ingestão de açúcar.

Segundo os pesquisadores, a ingestão de alimentos e bebidas com adição de açúcar pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais. No entanto, foi excluído o potencial de causalidade reversa, pois os dados apontaram que homens e mulheres com transtornos mentais não eram mais propensos a consumir maiores quantidades de açúcar.

Compreendendo os resultados do estudo

Uma das explicações biológicas para esta relação entre o consumo de açúcar e a depressão é que o açúcar reduz os níveis do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro. O BDNF, na sigla em inglês, é importante para o desenvolvimento dos tecidos cerebrais e sua baixa concentração tem sido considerada causa da atrofia do hipocampo, em casos de depressão.

O consumo de carboidratos também tem sido associado ao aumento dos marcadores inflamatórios circulantes, que podem diminuir os neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor.

Além disso, dietas com quantidades elevadas de açúcares podem induzir hipoglicemia, através de uma resposta de insulina exagerada. Isto também influencia os níveis hormonais e, potencialmente, os estados de humor.

Os resultados deste estudo reforçam a necessidade de que a abordagem terapêutica da depressão e até mesmo o acompanhamento de pessoas susceptíveis a transtornos de humor inclua uma orientação nutricional, para ajudar o paciente a reduzir a ingestão de açúcar.

Ingestão Excessiva de Açúcar pode causar Transtornos Mentais
5 99.99% 13963
Compartilhe:

Deixe um Comentário