Conheça 9 Gatilhos de enxaqueca.
Um aumento drástico do estresse físico ou psicológico pode desencadear a enxaqueca.
Investigadores dinamarqueses descobriram que a maioria das pessoas com enxaqueca relatam que os seus ataques estão ligados ao stress.
Outros pesquisadores relataram que entre 50 e 80 por cento das pessoas com enxaqueca dizem que o estresse desencadeia as dores de cabeça da enxaqueca. Algumas pessoas experimentaram enxaqueca após um evento estressante, enquanto outras experimentaram um novo ataque no meio de um evento estressante.
Os distúrbios do sono são um dos fatores mais comuns associados à enxaqueca. O sono insuficiente é frequentemente citado como um gatilho para ataques agudos de enxaqueca. O sono excessivo também é um gatilho frequentemente relatado e também tem que investigar a causa do sono excessivo
A qualidade do sono também importa, seja por uma pessoa ter apneia do sono ou mesmo ter um sono fragmentado, com vários despertares e/ou microdespertares durante o sono.
Estas condições têm uma coisa em comum: distúrbios do sono. O sono é tão importante que muitas pessoas relatam que o sono muitas vezes alivia as dores de cabeça da enxaqueca.
Pessoas com enxaqueca fariam bem em evitar pular refeições. A pesquisa mostra consistentemente que pular refeições está frequentemente associado ao início da enxaqueca. Ainda não se sabe como isso acontece. Provavelmente está relacionado à queda dos níveis de glicose no sangue. O jejum especialmente causa enxaqueca quando é quebrado com algum alimento muito rico em açúcar, como um doce por exemplo. Exemplo pessoal
A desidratação também é sugerida como um possível gatilho da enxaqueca. Deixar de beber água suficiente tem sido associado ao aparecimento de dores de cabeça.
Uma pequena pesquisa com pessoas com enxaqueca revelou que a “ingestão insuficiente de líquidos” estava associada ao início da dor de cabeça em cerca de 40% dos que responderam.
O uso excessivo de medicamentos é um dos fatores mais comuns na enxaqueca.
Pessoas que abusam de analgésicos comuns, podem ter maior probabilidade de progredir de enxaquecas ocasionais para enxaquecas crônicas.
O uso excessivo de medicamentos analgésicos, como antiinflamatórios não esteróides (AINEs) de venda livre, dipirona, paracetamol, sumatriptano, pode, na verdade, causar dores de cabeça mais frequentes. Também pode causar dor de maior intensidade.
Os medicamentos da classe dos opióides, como tramadol, têm maior probabilidade de estar associados ao desenvolvimento de enxaqueca crônica.
Não está claro por que tomar muitos analgésicos pode realmente piorar os sintomas da enxaqueca. Mas é evidente que as chamadas dores de cabeça por abuso de analgésicos precisam ser abordadas no tratamento da enxaqueca.
A interrupção de medicamentos ofensivos pode ser necessária antes que seja possível obter controle sobre os sintomas da enxaqueca.
Pessoas com enxaqueca relatam frequentemente que cheiros fortes ou incomuns desencadeiam dores de cabeça. Freqüentemente citam o perfume, em particular, como um gatilho.
Além disso, cerca de metade das pessoas com enxaqueca relatam intolerância a cheiros durante as crises. Este fenômeno é conhecido como osmofobia e é exclusivo de pessoas com enxaqueca.
Mas outra coisa é a pessoa que não está com enxaqueca, está tranquila e quando é exposta a algum cheiro forte tem a enxaqueca dela desencadeada.
Então o incomodo com cheiros fortes pode ter 2 facetas no enxaquecoso. Uma é ter a enxaqueca desencadeada pelo cheiro forte e outra é que durante a crise de enxaqueca a pessoa se torne mais sensível aos cheiros.
Algumas pessoas relatam que luzes brilhantes, tremeluzentes ou pulsantes, ou sons altos, podem servir como gatilho para enxaqueca.
Um pequeno estudo na European Neurology descobriu que mesmo uma breve exposição à luz solar pode desencadear enxaqueca. Os participantes do estudo relataram obter algum alívio ao:
A luz solar como gatilho de enxaqueca é verdade especialmente em dias nos quais a intensidade de luz solar é muito grande. Especialmente se vier acompanhado de calor.
Igualmente ao cheiro, o enxaquecoso quando está com uma crise em curso, também pode se tornar mais sensível à luz e aos sons. Por outro lado, a luz intensa e o som alto também podem ser gatilhos de crises de enxaqueca em alguns pacientes.
Várias mudanças climáticas foram associadas ao aparecimento da enxaqueca. Em um estudo com adolescentes com enxaqueca, os padrões climáticos com maior probabilidade de desencadear dor de cabeça incluíram sol intenso e céu claro, calor, frio e mudanças climáticas.
Outro pequeno estudo, realizado principalmente por mulheres de Ohio e Missouri, concluiu que tempestades com relâmpagos estavam significativamente associadas ao aparecimento de dores de cabeça.
A mensagem é que mudanças climáticas relativamente abruptas ou o clima em extremos podem ser gatilho para crise de enxaqueca.
As mulheres têm cinco vezes mais probabilidade de sofrer de enxaqueca do que os homens, de acordo com a Migraine Research Foundation. As evidências sugerem que as flutuações dos hormônios sexuais femininos podem desempenhar um papel no início e na gravidade da dor de cabeça.
Mais da metade das mulheres entrevistadas em um estudo de 2012 disseram que eram propensas a ter fortes enxaquecas durante a menstruação ou no período que precede a mesma. Um pequeno subconjunto dessas mulheres teve enxaqueca apenas durante a menstruação ou no período da TPM.
O uso de contraceptivos orais pode piorar os sintomas, enquanto a gravidez pode proporcionar alívio para certas mulheres com enxaqueca. No entanto, a gravidez foi associada ao agravamento dos sintomas em algumas mulheres. A pós-menopausa pode proporcionar algum alívio limitado da intensidade da dor de cabeça.
O exercício intenso pode desencadear enxaquecas. Um estudo de 2013 descobriu que 38% das pessoas com enxaqueca sofrem ataques de enxaqueca desencadeados por exercícios em algum momento.
Muitas pessoas com enxaqueca induzida por exercício relataram que suas dores de cabeça começam com dor no pescoço. Neste estudo um número grande de participantes abandonou um esporte ou forma de exercício favorito num esforço para evitar o desencadeamento de crises de enxaqueca.
É comum nesses pacientes terem também cefaléia cervicogênica e esse tipo de dor de cabeça pode servir de gatilho para uma enxaqueca mais grave.
É importante salientar que, uma vez que a cefaléia cervicogênica esteja trada, a prática de atividade física é protetora contra enxaqueca.
Assista ao vídeo e saiba mais:
A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.
Agende sua Consulta!
Tags:dor de cabeça, enxaqueca, Gatilhos de enxaqueca
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.