Responsive image

9 Gatilhos de enxaqueca

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 5 de abril de 2024 | Atualizado: 5 de abril de 2024

Conheça 9 Gatilhos de enxaqueca.

Estresse

Um aumento drástico do estresse físico ou psicológico pode desencadear a enxaqueca.

Investigadores dinamarqueses descobriram que a maioria das pessoas com enxaqueca relatam que os seus ataques estão ligados ao stress.

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.

Outros pesquisadores relataram que entre 50 e 80 por cento das pessoas com enxaqueca dizem que o estresse desencadeia as dores de cabeça da enxaqueca. Algumas pessoas experimentaram enxaqueca após um evento estressante, enquanto outras experimentaram um novo ataque no meio de um evento estressante.

Falta de sono ou sono de má qualidade

Os distúrbios do sono são um dos fatores mais comuns associados à enxaqueca. O sono insuficiente é frequentemente citado como um gatilho para ataques agudos de enxaqueca. O sono excessivo também é um gatilho frequentemente relatado e também tem que investigar a causa do sono excessivo

A qualidade do sono também importa, seja por uma pessoa ter apneia do sono ou mesmo ter um sono fragmentado, com vários despertares e/ou microdespertares durante o sono.

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.

Estas condições têm uma coisa em comum: distúrbios do sono. O sono é tão importante que muitas pessoas relatam que o sono muitas vezes alivia as dores de cabeça da enxaqueca.

Jejum ou desidratação

Pessoas com enxaqueca fariam bem em evitar pular refeições. A pesquisa mostra consistentemente que pular refeições está frequentemente associado ao início da enxaqueca. Ainda não se sabe como isso acontece. Provavelmente está relacionado à queda dos níveis de glicose no sangue. O jejum especialmente causa enxaqueca quando é quebrado com algum alimento muito rico em açúcar, como um doce por exemplo. Exemplo pessoal

A desidratação também é sugerida como um possível gatilho da enxaqueca. Deixar de beber água suficiente tem sido associado ao aparecimento de dores de cabeça.
Uma pequena pesquisa com pessoas com enxaqueca revelou que a “ingestão insuficiente de líquidos” estava associada ao início da dor de cabeça em cerca de 40% dos que responderam.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

Uso excessivo de medicamentos

O uso excessivo de medicamentos é um dos fatores mais comuns na enxaqueca.

Pessoas que abusam de analgésicos comuns, podem ter maior probabilidade de progredir de enxaquecas ocasionais para enxaquecas crônicas.

O uso excessivo de medicamentos analgésicos, como antiinflamatórios não esteróides (AINEs) de venda livre, dipirona, paracetamol, sumatriptano, pode, na verdade, causar dores de cabeça mais frequentes. Também pode causar dor de maior intensidade.

Os medicamentos da classe dos opióides, como tramadol, têm maior probabilidade de estar associados ao desenvolvimento de enxaqueca crônica.

Não está claro por que tomar muitos analgésicos pode realmente piorar os sintomas da enxaqueca. Mas é evidente que as chamadas dores de cabeça por abuso de analgésicos precisam ser abordadas no tratamento da enxaqueca.

A interrupção de medicamentos ofensivos pode ser necessária antes que seja possível obter controle sobre os sintomas da enxaqueca.

Cheiros estranhos ou fortes

Pessoas com enxaqueca relatam frequentemente que cheiros fortes ou incomuns desencadeiam dores de cabeça. Freqüentemente citam o perfume, em particular, como um gatilho.

Além disso, cerca de metade das pessoas com enxaqueca relatam intolerância a cheiros durante as crises. Este fenômeno é conhecido como osmofobia e é exclusivo de pessoas com enxaqueca.

Mas outra coisa é a pessoa que não está com enxaqueca, está tranquila e quando é exposta a algum cheiro forte tem a enxaqueca dela desencadeada.

Então o incomodo com cheiros fortes pode ter 2 facetas no enxaquecoso. Uma é ter a enxaqueca desencadeada pelo cheiro forte e outra é que durante a crise de enxaqueca a pessoa se torne mais sensível aos cheiros.

Luzes brilhantes e sons altos

Algumas pessoas relatam que luzes brilhantes, tremeluzentes ou pulsantes, ou sons altos, podem servir como gatilho para enxaqueca.

Um pequeno estudo na European Neurology descobriu que mesmo uma breve exposição à luz solar pode desencadear enxaqueca. Os participantes do estudo relataram obter algum alívio ao:

  • usando um chapéu
  • usando óculos escuros
  • evitando lugares ensolarados

A luz solar como gatilho de enxaqueca é verdade especialmente em dias nos quais a intensidade de luz solar é muito grande. Especialmente se vier acompanhado de calor.

Igualmente ao cheiro, o enxaquecoso quando está com uma crise em curso, também pode se tornar mais sensível à luz e aos sons. Por outro lado, a luz intensa e o som alto também podem ser gatilhos de crises de enxaqueca em alguns pacientes.

Mudanças no clima

Várias mudanças climáticas foram associadas ao aparecimento da enxaqueca. Em um estudo com adolescentes com enxaqueca, os padrões climáticos com maior probabilidade de desencadear dor de cabeça incluíram sol intenso e céu claro, calor, frio e mudanças climáticas.

Outro pequeno estudo, realizado principalmente por mulheres de Ohio e Missouri, concluiu que tempestades com relâmpagos estavam significativamente associadas ao aparecimento de dores de cabeça.

A mensagem é que mudanças climáticas relativamente abruptas ou o clima em extremos podem ser gatilho para crise de enxaqueca.

Hormônios femininos

As mulheres têm cinco vezes mais probabilidade de sofrer de enxaqueca do que os homens, de acordo com a Migraine Research Foundation. As evidências sugerem que as flutuações dos hormônios sexuais femininos podem desempenhar um papel no início e na gravidade da dor de cabeça.

Mais da metade das mulheres entrevistadas em um estudo de 2012 disseram que eram propensas a ter fortes enxaquecas durante a menstruação ou no período que precede a mesma. Um pequeno subconjunto dessas mulheres teve enxaqueca apenas durante a menstruação ou no período da TPM.

O uso de contraceptivos orais pode piorar os sintomas, enquanto a gravidez pode proporcionar alívio para certas mulheres com enxaqueca. No entanto, a gravidez foi associada ao agravamento dos sintomas em algumas mulheres. A pós-menopausa pode proporcionar algum alívio limitado da intensidade da dor de cabeça.

Atividade física

O exercício intenso pode desencadear enxaquecas. Um estudo de 2013 descobriu que 38% das pessoas com enxaqueca sofrem ataques de enxaqueca desencadeados por exercícios em algum momento.

Muitas pessoas com enxaqueca induzida por exercício relataram que suas dores de cabeça começam com dor no pescoço. Neste estudo um número grande de participantes abandonou um esporte ou forma de exercício favorito num esforço para evitar o desencadeamento de crises de enxaqueca.

É comum nesses pacientes terem também cefaléia cervicogênica e esse tipo de dor de cabeça pode servir de gatilho para uma enxaqueca mais grave.

É importante salientar que, uma vez que a cefaléia cervicogênica esteja trada, a prática de atividade física é protetora contra enxaqueca.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Referências:
  • Bigal,M.E., Hargreaves, R.J. (2013). Why does sleep stop migraine? Current Pain andHeadache Reports, 17(10), 369. DOI:
    http://doi.org/10.1007/s11916-013-0369-0
  • Blau,J.N. (2008). Water deprivation: a new migraine precipitant. Headache, 45(6),757-9. DOI:
    https://doi.org/10.1111/j.1526-4610.2005.05143_3.x
  • ChitsazA, et al. (2017). The prevalence of osmophobia in migranous and episodic tensiontype headaches. DOI:
    http://doi.org/10.4103/2277-9175.204587
  • Dalkara,T., Kiliç, K. (2013). How does fasting trigger migraine? A hypothesis. CurrentPain and Headache Reports, 17(10), 368. DOI:
    http://doi.org/10.1007/s11916-013-0368-1
  • Fraga,M.D., Pinho, R.S., Andreoni, S., Vitalle, M.S., Fisberg, M., Peres, M.F., etal. (2013). Trigger factors mainly from the environmental type are reported byadolescents with migraine. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 71(5), 290-3. DOI:
    http://doi.org/10.1590/0004-282X20130023
  • Fraga,M.D., Pinho, R.S., Andreoni, S., Vitalle, M.S., Fisberg, M., Peres, M.F., etal. (2013). Trigger factors mainly from the environmental type are reported byadolescents with migraine. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 71(5), 290-3. DOI:
    http://doi.org/10.1590/0004-282X20130023
  • Houle,T.T., Butschek, R.A., Turner, D.P., Smitherman, T.A., Rains, J.C., Penzien,D.B. (2012). Stress and sleep duration predict headache severity in chronicheadache sufferers. Pain, 153(12), 2432-40.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3626265
  • Karlı,N., Baykan, B., Ertaş, M., Zarifoğlu, M., Siva, A., Saip, S., et al. (2012).Impact of sex hormonal changes on tension-type headache and migraine: across-sectional population-based survey in 2,600 women. The Journal of Headacheand Pain, 13(7), 557-65. DOI:
    https://doi.org/10.1007/s10194-012-0475-0
  • Koppen,H., van Veldhoven, P.L. (2013). Migraineurs with exercise-triggered attackshave a distinct migraine. The Journal of Headache and Pain, 14:99. DOI:
    https://doi.org/10.1186/1129-2377-14-99
Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024