Responsive image

Enxaqueca menstrual

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 14 de junho de 2024

O que é enxaqueca menstrual? A enxaqueca afeta mais mulheres do que homens e existe uma ligação conhecida entre a enxaqueca e as alterações hormonais ao longo da vida da mulher. Mais da metade das mulheres com enxaqueca relatam a menstruação como um gatilho para os seus ataques de enxaqueca.

Sintomas

A enxaqueca menstrual refere-se a ataques de enxaqueca, dor forte a moderada, pulsatil, com náuseas, incomodo com claridade, sons, piora dos sintomas com atividade física, que estão associados à menstruação, como na TPM e/ou os que ocorrem durante a menstruação.

Eles tendem a ser mais graves e menos responsivos ao tratamento. Eles também podem durar mais do que outros tipos de enxaqueca.

A maioria das mulheres também apresenta enxaqueca em outras épocas do mês. Pensa-se que menos de uma em cada dez mulheres tem “enxaqueca menstrual pura”. É nesses casos que você só tem enxaqueca durante a menstruação e não em nenhum outro momento.

O que causa a enxaqueca menstrual?

Existe uma ligação entre a enxaqueca e a queda dos níveis do hormônio estrogênio. A queda natural nos níveis de estrogênio antes do início da menstruação está associada à enxaqueca menstrual. Mulheres que têm períodos menstruais intensos e dolorosos apresentam níveis mais elevados de prostaglandina (outro hormônio), que também foi identificado como desempenhando um papel na enxaqueca menstrual.

Como é diagnosticada a enxaqueca menstrual?

Não há testes disponíveis para enxaqueca menstrual. A maneira mais precisa de saber se você tem enxaqueca menstrual é manter um diário por pelo menos três meses registrando suas crises de enxaqueca e os dias em que você menstrua.

Para que a enxaqueca menstrual seja diagnosticada, a enxaqueca deve ocorrer predominantemente entre dois dias antes e até três dias após a menstruação, em pelo menos dois de três ciclos menstruais consecutivos.

Opções de tratamento para enxaqueca menstrual

Existem várias opções de tratamento dependendo da regularidade do seu ciclo menstrual, se tem ou não períodos menstruais dolorosos ou intensos, sintomas da menopausa ou se também necessita de contracepção.

Se você menstrua regularmente, seu médico pode sugerir tomar medicamentos por alguns dias próximo ao período da menstruação (geralmente dois dias antes e até três dias depois do início do sangramento).

Existem diferentes opções disponíveis e o seu médico deve sugerir a opção mais adequada para você. Pode incluir anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como naproxeno ou ibuprofeno, suplementos de estrogênio ou triptanos.

Para 2 ou 3 dias antes da menstruação normalmente recomendo tomar naproxeno 550mg + naratriptano 2,5mg de 12/12h durante esses 2 ou 3 dias, de forma contínua até a chegada da menstruação.

É possível que esses tratamentos atrasem o ataque de enxaqueca em vez de preveni-lo.

Hormônios anticoncepcionais

Se você tem períodos irregulares ou precisa de contracepção, há uma variedade de contraceptivos que podem ajudar com sua enxaqueca menstrual. Seu médico deverá ser capaz de sugerir uma opção apropriada para você.

Lembrando que as pacientes com enxaqueca com aura é proibitivo o uso de estrogênio oral por causa do risco aumentado de AVC. Nesses casos avalia-se a possibilidade de DIU hormonal, gel ou adesivo de estrogênio em baixas doses ou doses fisiológicas. Isso tem o objetivo de não deixar que o estrogênio natural tenha uma queda tão acentuada.

Na enxaqueca sem aura a mulher pode utilizar ACO de forma contínua para evitar a menstruação e também evitar a queda do nível de estrogênio. O uso ACO na mulher com enxaqueca sem aura é recomendado até os 35 anos de idade.

Suplementos hormonais de período específico

Algumas mulheres acham que aumentar os níveis de estrogênio antes e durante a menstruação pode ajudar no tratamento da enxaqueca menstrual. O estrogênio pode ser aplicado na forma de adesivos para a pele ou gel em baixas doses. É mais provável que isso seja eficaz quando a menstruação for regular e você puder repor o estrogênio por sete dias, começando 3 dias antes da menstruação. Você não deve usar suplementos de estrogênio se achar que está grávida ou tentando engravidar.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Referência:
Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 07/07/2024