Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Dores de Cabeça Relacionadas ao Ciclo Menstrual

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça




Dores de Cabeça Relacionadas ao Ciclo Menstrual

Publicado: 18/05/21 | Atualizado: maio 18, 2021

Dores de Cabeça Relacionadas ao Ciclo Menstrual. As mulheres têm mais probabilidade do que os homens de terem enxaqueca, o que os pesquisadores acreditam ser devido à influência dos hormônios relacionados ao ciclo menstrual.

Continue a leitura e compreenda como estas Dores de Cabeça se desenvolvem e como realizamos o tratamento.

Dores de Cabeça Relacionadas ao Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual tem sido associado a alguns tipos de dores de cabeça, especificamente dores de cabeça do tipo tensional e enxaquecas.

Dores de Cabeça do Tipo Tensional

Essas dores de cabeça são sentidas em ambos os lados da cabeça e têm uma qualidade leve ou moderada de pressão ou aperto. Algumas pessoas sentem cefaleias semelhantes a essas na altura da menstruação.

Enxaqueca

A enxaqueca é um distúrbio com cefaleias características que podem ser debilitantes.

As enxaquecas costumam ser bastante intensas, ter uma qualidade do tipo latejante e geralmente são sentidas em um lado da cabeça. A enxaqueca pode ter efeitos colaterais adicionais, incluindo sensação de náusea e vômito, agravada pela atividade normal, e uma sensibilidade à luz ou ao som.

Algumas pessoas com enxaqueca podem apresentar sintomas de aura, como sintomas visuais ou sensoriais, que ocorrem antes ou durante um ataque, o que pode sinalizar que uma enxaqueca está chegando.

As mulheres têm três vezes mais chances de experimentarem pelo menos uma enxaqueca ao longo de um ano do que os homens, o que os pesquisadores acreditam ser devido à influência dos hormônios relacionados ao ciclo menstrual, especificamente o estrogênio. Acredita-se que a enxaqueca menstrual seja causada por uma queda nos hormônios antes do início do período.

Uma pequena porcentagem de mulheres tem enxaqueca no início da menstruação. Essas enxaquecas geralmente duram mais e envolvem mais náuseas do que as que acontecem em outros momentos – e geralmente não têm uma aura. As enxaquecas que ocorrem apenas no início do período são chamadas de enxaquecas menstruais puras.

Tratamento

Existem diversos medicamentos disponíveis para tratar dores de cabeça e enxaquecas, e existem outros medicamentos terapêuticos e preventivos disponíveis.

Terapias de Alívio da Dor

  • Triptanos: é um tipo de medicamento usado para tratar tanto as enxaquecas menstruais agudas quanto as não relacionadas ao ciclo menstrual.
  • Medicamentos de venda livre para a dor, como naproxeno (AINE) e paracetamol (paracetamol): embora essas terapias ofereçam algum alívio da dor, nenhuma delas é eficaz em termos de eliminação das crises da enxaqueca.

Tratamentos Preventivos

  • Triptanos: este medicamento também pode ser tomado para prevenir a ocorrência de futuras enxaquecas.
  • Técnicas de estabilização hormonal: o tratamento preventivo com terapia hormonal pode ajudar a diminuir a frequência de enxaquecas menstruais graves.

Ajustes no Estilo de Vida

  • Suplementação com magnésio: há algumas evidências de que o magnésio pode ajudar a prevenir as crises de enxaqueca;
  • Durma o suficiente: como a fadiga e os distúrbios do sono estão associados aos desencadeadores de enxaqueca / dor de cabeça, certifique-se de ajustar a hora de dormir de forma adequada para acordar relaxado e bem descansado. Se você costuma ter dores de cabeça pela manhã depois de acordar, pode ser uma boa ideia fazer um exame de apneia do sono;
  • Reduza seus níveis de estresse: o estresse, seja em eventos específicos, sentimentos ou períodos de tempo, está relacionado ao desencadeamento de enxaquecas e de dores de cabeça. Por esse motivo, técnicas de gerenciamento de estresse como terapia de relaxamento, terapia cognitivo-comportamental e biofeedback podem ajudar. É mais fácil falar do que fazer, mas priorize o alívio do estresse da melhor maneira possível;
  • Evite climas extremos: mudanças climáticas, tanto quentes quanto frias, podem desencadear enxaquecas e dores de cabeça. Verifique a previsão do tempo e se planeje com antecedência. Tenha muito cuidado com o calor extremo e a exposição ao sol, pois a exaustão e a desidratação também podem causar dores de cabeça;
  • Encontre um local escuro e silencioso: para pessoas que estão com enxaqueca, a luz e o som podem agravar os seus sintomas. Algumas pessoas encontram alívio deitando em quartos escuros e silenciosos.

Nem todas as mudanças no estilo de vida são eficazes para todo mundo, mas essas recomendações são bastante padronizadas para ajudá-lo a lidar com suas dores de cabeça. Experimente e veja o que funciona melhor para você.

Fale também com seu médico neurologista de confiança sobre qual opção de tratamento seria a melhor para você.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 12/06/2021