Responsive image

Tremor essencial: sintomas, causas, diagnóstico e prognóstico

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Neurologia Geral

Publicado: 12 de abril de 2024 | Atualizado: 13 de abril de 2024

O que é o tremor essencial (TE)? Quais os sintomas? O tremor essencial é um tremor de ação que classicamente afeta as mãos e os braços, é praticamente sempre bilateral e, muitas vezes, ligeiramente assimétrico. Exemplos… Também pode afetar a cabeça, a voz e, menos comumente, o rosto ou o tronco. O tremor afeta atividades diárias comuns, como escrever, beber de um copo e manusear utensílios de cozinha.
O TE é frequentemente agravado pela ansiedade ou outra estimulação adrenérgica e pode ser aliviado com pequenas quantidades de álcool.

Epidemiologia. Como o tremor essencial ocorre na população?

O tremor essencial (TE) é a causa de tremor de ação, causada por doença, mais comum do mundo. Acima dele apenas o tremor fisiológico exacerbado, que não uma doença, como o próprio nome diz, é fisiológico. O tremor essencial tem uma prevalência estimada em todo o mundo de 1% no geral e aproximadamente 5% em adultos com mais de 60 anos. Tem 2 picos de incidência, o primeiro pico é na juventude em adolescentes e adultos jovens. O segundo pico é em pessoas acima de 50 anos de idade.

Quais são as causas?

A forma como o tremor essencial se forma no cérebro humano ainda é um mistério, mas sabe-se que cerca de 70% ou mais dos pacientes com tremor essencial tem algum histórico familiar. Então o componente genético é extremamente importante na causa dessa doença.

Teste de Sonolência Diurna
Teste Epworth, determina o grau de sonolência diurna. Não somente para apneia, outras patologias também podem dar sono durante o dia

Como é realizado o diagnóstico?

  • Tremor isolado que consiste em tremor de ação bilateral dos membros superiores (cinético e postural), sem outras anormalidades motoras
  • Pelo menos três anos de duração
  • Com ou sem tremor em outros locais (por exemplo, cabeça, voz ou membros inferiores)
  • Excluir outras patologias como:
    • Doença de Parkinson: Presença bradicinesia obrigatória no parkinson e tipicamente o tremor do Parkinson é de repouso. Também pode utilizar o SPECT com TRODAT e Ultrassom de substância negra para ajudar a diferenciar o tremor essencial de Parkinson.
    • Tremor fisiológico exacerbado: Ele não é visível em circunstâncias ordinárias e ações simples como desenhar em caracol ou tomar um café numa xícara. Ele aparece basicamente em situações adrenérgicas.
    • Tremor distônico da cabeça: O tremor distônico pode ser indistinguível do tremor essencial cefálico apenas observando. Mas ele não melhora com álcool. Ele melhora com truque sensitivo. O exame de mapeamento miográfico com agulhas de inserção ajuda a localizar exatamente os músculos envolvidos no tremor (para possível aplicação de toxina botulínica) e diferencial tremor essencial de distonia.
    • Disfonia espasmódica: Pode ter confusão com o tremor de voz do tremor essencial com a voz espástica de distonia focal. É bem mais rara essa distonia focal, mas tem características clínicas distintas com sustentação de vogais, como Aaaaaaa ou Eeeeeee. Também é possível realizar miografia.
    • Tremor atáxico: Além do tremor, que tem características diferentes do essencial, também haverá a ataxia como decomposição do movimento, disdiadococinesia, etc…

Prognóstico do tremor essencial

O tremor essencial que começa em jovens tipicamente continua sendo tremor essencial ao longo de toda a vida da pessoa. Também costuma ter uma leve e contínua progressão dos sintomas, o que pode gerar maiores complicações na velhice.
O Tremor essencial, especialmente o que inicia nas pessoas acima de 50 anos de idade, pode vir a evoluir com características Parkinsonianas. Às vezes não fechando critérios completos para doença de Parkinson, nesses casos é chamado de tremor essencial plus (que é o tremor essencial mais outras características). Em alguns casos chega a fechar diagnóstico completo de doença de Parkinson e até nesses casos costuma ter uma evolução tipicamente mais benigna que doença de Parkinson pura. Além das características Parkinsonianas, também alguns pacientes que também podem desenvolver distonia, que também é um tipo de tremor essencial plus.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Referência:
Compartilhe:


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024