Neurologista - Dr. Willian Rezende

Transtorno de Estresse Pós-Traumático: Saiba Mais!


O Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é uma condição de saúde mental que é desencadeada por um evento aterrorizante – seja experimentado ou testemunhado. É um transtorno da ordem das síndromes ansiosas.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

O ato de gravar intensamente na memória algum episódio que apresenta risco a vida é algo extremamente importante para os seres humanos, já que de certa forma tem como papel assegurar a sobrevivência numa situação de risco, através do aprendizado e do ato de evitar uma situação semelhante em um momento futuro.

Os sintomas podem incluir flashbacks do ocorrido, pesadelos e ansiedade severa, assim como pensamentos incontroláveis sobre o evento.

A maioria das pessoas que passa por eventos traumáticos pode ter dificuldade temporária em se adaptar e lidar com o seu cotidiano usual, mas com o tempo e com autocuidado, elas geralmente melhoram. Se os sintomas piorarem ou persistirem por meses ou até anos, e interferirem nas suas vivências diárias, você pode ter TEPT.

Obter tratamento eficaz após o desenvolvimento dos sintomas de TEPT pode ser fundamental para reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático – Durante o Ocorrido

Quando estamos em uma situação de risco ou de algo que se aproxime dela, são desencadeadas reações corporais de luta ou fuga, com descarga de adrenalina no sangue, taquicardia, suor, tensionamento dos músculos, etc. Ou seja, preparações corporais para a situação.

Pode ocorre um trauma, ou uma série de traumas, que façam com que a pessoa desenvolva os sintomas do transtorno. E o desenvolvimento pode ser agudo ou crônico.

Agudo

Situações singulares, como algum acidente de carro, a morte de algum ente querido maneira abrupta, ou um sequestro relâmpago, por exemplo.

Crônica

Situação gerada por sucessivas experiências, como ou traumas vividos numa guerra, abusos morais recorrentes, ou agressões físicas sofridas repetidamente.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático – Sintomas e Diagnóstico

Para ser diagnóstico com TEPT, é necessário que os sintomas pós-traumáticos persistam por pelo menos um mês. Esses sintomas incluem os flashbacks, evitar situações que possam ser gatilho para flashbacks, alguns sintomas de agitação fora do normal, de mudanças de humor e até mesmo alterações cognitivas.

Sintomas de Flashbacks

  • Flashbacks – reviver o trauma repetidamente, o que causa sintomas físicos como coração acelerado, ansiedade, transpiração, entre outros;
  • Pesadelos – Geralmente incluindo memórias do evento;
  • Pensamentos gatilho.

Os sintomas de Evitação

  • Evitar frequentar lugares que são gatilho de memórias da experiência traumática;
  • Evitar pensamentos ou sentimentos relacionados ao trauma.

Os Sintomas de Reações Anormais

  • Se assustar facilmente (com coisas que anteriormente não assustavam);
  • Sentir-se tenso ou “a flor da pele”;
  • Ter problemas para dormir;
  • Explosões agressivas e de raiva.

Sintomas de Cognição e Mudança de Humor

  • Ter dificuldade em lembrar do evento traumático como um todo, podendo esquecer alguns detalhes e em alguns casos até mesmo os principais aspectos do evento;
  • Pensamentos negativos sobre si mesmo ou sobre o mundo;
  • Sentimentos distorcidos (culpa ou vergonha de si mesmo por “deixar” a situação ocorrer, ou outro motivador parecido);
  • Perda de interesse em atividades que costumavam ser prazerosas.

Para saber mais sobre o assunto assista ao vídeo:

Fonte: https://www.nimh.nih.gov/health/topics/post-traumatic-stress-disorder-ptsd/index.shtml

Transtorno de Estresse Pós-Traumático: Saiba Mais!
5 100% 1
Compartilhe:

Deixe um Comentário