Responsive image

Smartphones e Dores de Cabeça – Saiba se o uso de Telas pode Piorar a Enxaqueca

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 14 de outubro de 2025

Smartphones e Dores de Cabeça, o uso de Telas pode Piorar a Enxaqueca? Sabemos que a incidência, frequência e o tempo têm sido cada vez mais consideráveis nos últimos tempos, mas de que forma estão associados? É isso que vamos abordar ao longo deste artigo.

O Uso de Telas pode Piorar a Enxaqueca?

O uso de telas pode causar ou piorar as dores de cabeça e enxaqueca, inclusive com aura, especialmente quando há uma relação de dependência dos smartphones e devido a fatores como postura, estresse, fadiga ocular, luz azul da tela e tensão na coluna, por exemplo.

E esse tipo de dor tende a ser identificado por seus sinais característicos, que incluem a sua manifestação ao final do dia, na cabeça toda (ambos os lados e nas partes frontal e occipital), com sensação de peso ou aperto.

Por que o Uso de Telas pode Causar ou Piorar a Enxaqueca?

O uso de telas pode causar ou piorar a dor de cabeça porque durante esse período há uma sobrecarga da musculatura ocular para que seja possível a pessoa focar nas palavras, o que acaba levando à sua fadiga e, consequentemente, à sua queixa.

Do mesmo modo que a dor de cabeça do tipo tensional tem relação com a posição, em que, após um longo período sem pausas, o indivíduo acaba relaxando a postura e aliviando a vista, resultando em tal quadro. Enquanto isso, pode haver piora da enxaqueca devido aos estímulos sonoros e luminosos em excesso.

Portanto, entre as justificativas para a relação entre smartphones e dores de cabeça destacam-se a exposição à luz azul, o brilho excessivo, a fadiga ocular, tensão muscular e postura inadequada.

Medidas de Prevenção

Diante de tal possibilidade, existem algumas medidas capazes de prevenir ou reduzir a frequência das dores de cabeça e da enxaqueca devido ao uso de telas, como ajustar o brilho da tela, priorizar a luz ambiente semelhante à da tela e atentar-se à posição do pescoço e da coluna, e da distância da cabeça em relação ao smartphone.

Fazer pausas com frequência para minimizar a fadiga ocular, investir em lentes de óculos com bloqueio de luz azul, diminuir, sempre que possível, as tarefas realizadas nos celulares, utilizar o modo escuro ou noturno do aparelho igualmente tendem a ser eficazes nesses casos, entre outras dicas que podem ser passadas pelo profissional de saúde, de acordo com cada paciente.

Mas algumas pessoas podem não se beneficiar somente de tais medidas, fazendo-se necessários o uso de medicamentos para dores de cabeça e enxaqueca, como alguns que já abordamos em outros artigos, o investimento em tratamentos complementares, ter noites de sono de qualidade, adotar uma alimentação balanceada e a inclusão da prática regular de atividade física, assim como outras abordagens disponíveis e que já sabemos de sua eficácia.

Sendo assim, para confirmar se para você há relação entre Smartphones e Dores de Cabeça, ou seja, se o uso de Telas está Piorando a Enxaqueca, ou até mesmo causando o seu quadro de dor, agende uma consulta para, assim que possível, iniciar o tratamento e a adoção de mudança de hábitos, e demais cuidados visando seu bem-estar e sua qualidade de vida.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo publicado em: 31 de maio de 2024 e atualizado em: 14 de outubro de 2025

Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 07/10/2025