Neurologista - Dr. Willian Rezende

Entenda a Síndrome da Mão Alienígena


A síndrome da mão alienígena (alien hand syndrome) é uma doença rara que gera a sensação de perda de controle dos membros e a realização de movimentos involuntários. É mais comum afetar um dos membros superiores (mão), mas pode ocorrer também em um dos inferiores, embora mais raramente.

Como Funciona a Síndrome da Mão Alienígena?

Nesta síndrome, a mão não está sob o controle mental e se move como se tivesse vida própria. A mão afetada passa a incomodar o dono durante esses episódios e parece se mover deliberadamente para realizar tarefas que não são intencionais.

Embora possa afetar crianças, geralmente a mão alienígena afeta adultos.

Síndrome da Mão Alienígena – Causas

Algumas pessoas desenvolvem a síndrome da mão alienígena após um derrame, trauma ou tumor. Pode estar associada a doenças neurodegenerativas, aneurismas cerebrais e câncer.

A síndrome da mão alienígena também está ligada a cirurgias cerebrais que separam os dois hemisférios do cérebro. Também foram encontradas lesões no córtex cingulado anterior, no córtex parietal posterior e nas áreas suplementares do córtex motor no cérebro daqueles com a doença.

Síndrome da Mão Alienígena – Sintomas

O sintoma mais comum da síndrome é a incapacidade de controlar a mão, uma vez que ela age de forma independente. A mão afetada pode se mover involuntariamente e realizar tarefas e ações direcionadas, sem controle cognitivo ou consciência. É como se estivesse sendo controlada por outra pessoa ou tivesse uma mente própria.

A mão pode tocar o rosto do portador, abotoar uma camisa, pegar um objeto ou até mesmo levitar por conta própria. Também pode se engajar em ações de auto-oposição, como fechar uma gaveta que a outra mão que acabou de abrir ou desabotoar uma camisa que você acabou de abotoar.

A mão alienígena não coopera com a vontade do paciente e pode executar ações incorretas ou deixar de seguir comandos. Pessoas com a síndrome da mão alienígena podem sentir que a mão não pertence a elas, ou é uma intrusa.

Síndrome da Mão Alienígena –Tratamento

Não há cura para a síndrome da mão alienígena. Ainda não existem grandes descobertas e pesquisas sobre terapias e opções farmacológicas para esta síndrome, mas os cientistas estão trabalhando em tratamentos para reduzir os sintomas.

As pessoas que têm síndrome da mão alienígena após uma doença cerebral ou um derrame cerebral podem se recuperar depois de algum tempo. No entanto, a recuperação é menos bem sucedida para pessoas com doenças neurodegenerativas.

Tratamentos Existentes

A condição pode ser controlada através de terapias de controle muscular, como a toxina botulínica (Botox) e agentes bloqueadores neuromusculares. Os benzodiazepínicos foram bem sucedidos em alguns casos, mas as técnicas comportamentais tem se mostrado ainda mais benéficas.

Abordagens como a terapia de caixa de espelho (usada também para tratar os sintomas do membro fantasma), técnicas de terapia cognitiva e terapias comportamentais de tarefa de aprendizagem podem ajudar a controlar os sintomas.

Algumas pessoas acham útil segurar um objeto na mão alienígena para impedir que ela execute tarefas.

Saiba mais sobre esta condição e suas principais características assistindo o vídeo disponibilizado a seguir:

Fonte: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11910-016-0676-z

Compartilhe

Neurologia Geral

A Neurologia é a especialidade médica que se dedica a investigar, diagnosticar e tratar as enfermidades que podem afetar o sistema nervoso central e periférico (cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula espinhal e nervos). A categoria de Neurologia Geral aborda diferentes condições de saúde que se encaixam dentro de temas neurológicos. Podendo incluir problemas distintos, com gravidades e manifestações diversas.



Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *