Responsive image

Síndrome da Mão Alienígena – Entenda!

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Neurologia Geral

Publicado: 15 de novembro de 2022 | Atualizado: 16 de novembro de 2022

A síndrome da mão alienígena (alien hand syndrome) é uma doença rara que gera a sensação de perda de controle dos membros e a realização de movimentos involuntários. É mais comum afetar um dos membros superiores (mão), mas pode ocorrer também em um dos inferiores, embora mais raramente.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a Síndrome da Mão Alienígena, suas causas e formas de tratamento.

Em que Consiste a Síndrome da Mão Alienígena?

Nesta síndrome, a mão não está sob o controle mental e se move como se tivesse vida própria. A mão afetada passa a incomodar o indivíduo durante esses episódios e parece se mover deliberadamente para realizar tarefas que não são intencionais.

Embora possa afetar crianças, geralmente a mão alienígena afeta adultos.

O sintoma mais comum da síndrome é a incapacidade de controlar a mão, uma vez que ela age de forma independente. A mão afetada pode se mover involuntariamente e realizar tarefas e ações direcionadas sem controle cognitivo ou consciência. É como se estivesse sendo controlada por outra pessoa ou tivesse uma mente própria.

A mão pode tocar o rosto do portador, abotoar uma camisa, pegar um objeto ou até mesmo levitar por conta própria. Também pode se engajar em ações de auto-oposição, como fechar uma gaveta que a outra mão acabou de abrir ou desabotoar uma camisa que você acabou de abotoar.

A mão alienígena não coopera com a vontade do paciente e pode executar ações incorretas ou deixar de seguir comandos. Pessoas com a síndrome da mão alienígena podem sentir que a mão não pertence a elas ou é uma intrusa.

Causas

Algumas pessoas desenvolvem a síndrome da mão alienígena após um AVC, trauma ou tumor. A condição também pode estar associada às doenças neurodegenerativas, aos aneurismas cerebrais e ao câncer.

A síndrome da mão alienígena também está ligada às cirurgias cerebrais que separam os dois hemisférios do cérebro. Também foram encontradas lesões no córtex cingulado anterior, no córtex parietal posterior e nas áreas suplementares do córtex motor no cérebro daqueles que a experimentam.

Quando submetidas a exames de imagem do cérebro, as pessoas com síndrome da mão alienígena demonstram apresentar atividades isoladas na área motora primária contralateral. Acredita-se que isso seja devido às lesões ou aos danos no córtex parietal. Isso afeta os sistemas de planejamento intencional e pode causar movimentos espontâneos.

Diagnóstico

Diagnosticar a síndrome da mão alienígena pode ser complicado, porque esse é um distúrbio neurológico que não possui um componente psiquiátrico e, na maioria das vezes, distúrbios comportamentais com características como as da síndrome são mais comuns de serem observadas.

Muitas vezes, os sintomas acabam sendo atribuídos a um distúrbio psiquiátrico, o que pode ser frustrante para a pessoa afetada.

Tratamento

Não há cura para a síndrome da mão alienígena. Ainda não existem grandes descobertas e pesquisas sobre terapias e opções farmacológicas para essa síndrome, mas a comunidade científica está trabalhando em tratamentos para reduzir os sintomas.

As pessoas que têm síndrome da mão alienígena após uma doença cerebral podem se recuperar depois de algum tempo. No entanto, a recuperação é menos bem sucedida para pessoas com doenças neurodegenerativas.

A condição pode ser controlada através de terapias de controle muscular, como a toxina botulínica (Botox) e agentes bloqueadores neuromusculares. Os benzodiazepínicos foram bem sucedidos em alguns casos, mas as técnicas comportamentais têm se mostrado ainda mais benéficas.

Abordagens como a terapia de caixa de espelho (usada também para tratar os sintomas do membro fantasma), técnicas de terapia cognitiva e terapias comportamentais de tarefa de aprendizagem podem ajudar a controlar os sintomas.

Algumas pessoas acham útil segurar um objeto na mão alienígena para impedir que ela execute tarefas.

Saiba mais sobre essa condição e suas principais características assistindo ao vídeo disponibilizado a seguir:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 13 de maio de 2019 e Atualizado em: 15 de novembro de 2022

Compartilhe:


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 07/06/2024